Estratégia de marketing da Coca-Cola: tudo que você precisa saber
É senso comum que a Coca-Cola é uma gigante e que todas – ou quase todas – as campanhas de marketing que ela lança dão certo, porque há muito investimento e o público é muito grande. Mas há uma estratégia de marketing da Coca-Cola que todas as marcas em todos os segmentos podem observar e aprender. Vamos falar sobre ela aqui.
Todo mundo reconhece o sucesso centenário da Coca-Cola, mas nem todas as marcas se identificam, justamente por ser um produto de consumo rápido, com público no mundo inteiro, com investimentos estratosféricos, etc.
Contudo, a estratégia de marketing da Coca-Cola em 2022 é algo a ser considerado com atenção, não só pelas ações, mas pela forma como a gigante olhou para o mercado e para o próprio público. A gente pode aprender com as marcas históricas não só a ousar, mas especialmente a olhar para o mercado de forma diferente.
Veja a seguir a análise e os insights da estratégia de marketing da Coca-Cola em 2022.
O que você verá neste artigo:
- Estratégia de marketing da Coca-Cola.
- Entendendo o marketing da Coca-Cola mais a fundo
- Insights de marketing para a sua empresa
Estratégia de marketing da Coca-Cola
Nos últimos anos, a Coca-Cola decidiu dar uma repaginada no seu catálogo, tirando da lista de bebidas alguns produtos que eram de grande sucesso, especialmente nos Estados Unidos.
Estamos falando do Tab, seu primeiro refrigerante diet, da linha que iniciou para atender ao público que buscava reduzir o consumo de açúcar, e dos sucos e smoothies Odwalla dos quais, inclusive, tinha como grande apreciador o Steve Jobs.
E em 2022, uma nova estratégia de marketing da Coca-Cola foi incluir no lugar de bebidas que já tinham um lugar consolidado na mente, no coração e no paladar dos consumidores, um novo sabor bem fora do comum: o Starlight. Mas por quê?
Lançamento da Coca-Cola em 2022: novo sabor Starlight
No começo de 2022, a Coca-Cola lançou um novo sabor que, diferente de lançamentos anteriores como Cherry e Vanilla, veio com um nome que não se relaciona a nenhuma bebida ou alimento: o Starlight. Evidentemente, todo mundo ficou se perguntando que gosto a nova bebida tinha.
Assim, a Coca-Cola Creations, nova plataforma de inovação da gigante das bebidas, conseguiu gerar um buzz enorme já no primeiro lançamento. A Coca Starlight foi a primeira iniciativa do marketing da companhia para voltar a focar no seu core product.
Isso mesmo, eles criaram uma nova plataforma de inovação e lançaram um produto misterioso e nada convencional “só” para gerar holofotes para o produto principal.
Segundo a própria Coca-Cola, o sabor Starlight: “combina o sabor ótimo da Coca-Cola com uma pitada do inesperado em uma cor avermelhada”. Ou seja, novidade para o paladar e para o visual que, além disso, “é inspirada no espaço, com notas de contemplação das estrelas ao redor de uma fogueira evocando uma viagem espacial”.
Grande parte de quem provou, afirmou que é igual a Coca comum só que mais doce. Mesmo assim, a gente está falando disso até agora, não é mesmo?
Entendendo o marketing da Coca-Cola mais a fundo
A Coca-Cola também lançou uma outra plataforma chamada Real Magic, pela qual inclusive, lançou uma antologia de curta-metragens de Natal. Nessa área, a companhia pretende criar conexões mais profundas com o público por meio de entretenimento, como filmes, músicas, games, etc.
Já a Coca-Cola Creations vai ficar responsável pelo lançamento de produtos com edição limitada e experiências que cruzam o mundo físico e o digital.
A proposta principal dessa nova plataforma é trazer o sabor de outro mundo da Coca-Cola não só ao paladar, mas também a outros sentidos, levando o consumidor a ter experiências no que chamam de Coca-Cola Dreamworld, o mundo dos sonhos da Coca-Cola.
Esse mundo já conta, inclusive, com produtos digitais “usáveis em outra dimensão”. A Coca-Cola do metaverso já está aí.
A diretora global de estratégia de marca da Coca-Cola, Oana Vlad, disse que, com essas novidades, pretende explorar novos e excitantes territórios com os seus consumidores, especialmente os mais jovens.
Insights de marketing para a sua empresa
Olhando para o mercado conseguimos visualizar os maiores objetivos da estratégia de marketing da Coca-Cola com esses novos projetos.
Como atrair os públicos mais jovens
Tem se tornado cada vez mais evidente que bebidas como refrigerante já não têm a mesma estima do público jovem que tinha no passado. A geração Z e até mesmo os millennials estão muito mais focados em boa forma e bem-estar e o seu interesse por produtos dessa categoria vem caindo.
Inclusive, há levantamentos que mostram que o consumo de bebidas alcoólicas está caindo também. A gen-z é o público que menos bebe ou faz consumo abusivo de álcool de acordo com um estudo do Instituto Gallup do Reino Unido.
Por isso, é necessário criar conexões por meio de atrações que extravasam as experiências do paladar. Mesmo as gigantes que reinam no imaginário do público tem que se reinventar.
Assim a Coca-Cola está, não só entrando, mas criando um mundo com experiências que os mais jovens apreciam, onde podem lançar produtos misteriosos que chamam a atenção e deixam públicos de todas as idades intrigados.
As abordagens são novas, mas esse marketing de grandes proporções – e pretensões – não é novidade para a Coca-Cola. O sabor Starlight, inclusive, é um aceno nostálgico para a campanha de 1980 em que a companhia enviou uma latinha de Coca para o espaço.
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