10 estratégias de marketing digital das marcas mais amadas do Brasil
Quais você acha que são as marcas mais amadas do Brasil? Certamente, a lista de marcas que apareceu na sua cabeça é formada por aquelas com as quais você também tem uma maior conexão emocional. O que há em comum entre todas elas? A gente responde: fortes estratégias de marketing digital.
Para comprovar que isso pode ser afirmado com certeza, é só olhar para a lista que foi divulgada no segundo semestre de 2022 com o ranking das marcas que têm maior conexão emocional com os consumidores brasileiros.
Trata-se de um grande estudo sobre o relacionamento do público com grandes marcas no Brasil. Ao divulgar as marcas que mais têm sucesso em se conectar e manter um diálogo com esse público, o levantamento mostrou que uma ótima estratégia para conquistar e fidelizar o coração do consumidor é ter grande presença e atuação online.
Neste artigo, você verá quais são as 10 marcas com maior conexão com o público no Brasil, quais critérios as elegeram e, principalmente, algumas de suas principais estratégias de marketing digital.
Como as grandes empresas fazem marketing digital
As estratégias de marketing digital das grandes empresas são voltadas a se inserir de forma ampla na vida do consumidor, ou seja, em ter presença online no dia a dia do cliente. Ao fazer isso, as marcas se conectam emocionalmente com o público. Esse fator foi mostrado em dados de um estudo recente.
Estudo das marcas mais amadas do Brasil
O Net Love Score é um estudo que já está na sua 4ª edição e traz, todo ano, desde a sua criação, as marcas que mais têm conexão emocional com o consumidor.
Para definir o ranking, a pesquisa não leva em conta somente os números das marcas, mas avalia 30 fatores, como a presença das marcas no dia a dia do público, seu impacto social e ambiental, o atendimento das necessidades, entre outros.
Este ano, o levantamento foi realizado a partir das respostas de mais de 4 mil pessoas a respeito de marcas em 8 segmentos:
- FMCG (bens de consumo rápido);
- fashion e beleza;
- eletrônicos e eletrodomésticos;
- finanças;
- varejo;
- transportes;
- serviços;
- nova economia.
A novidade nos resultados da pesquisa deste ano foi que há certo equilíbrio entre as marcas de diversos setores de consumo e tecnologia e que o público mantém conexão com várias marcas em diversas categorias.
Conheça o ranking com as 10 marcas mais amadas do Brasil e algumas das estratégias de marketing digital que garantem que elas ocupem esse posto no nosso país.
Estratégias de marketing digital das marcas mais amadas do Brasil
Um dos principais fatores para fazer uma marca ser amada e sempre lembrada pelo público é como ela é capaz de se inserir no dia a dia dos consumidores. Isso é algo bastante viabilizado pelo marketing digital. Pela lista eleita em 2022, você verá que as marcas escolhidas investem bastante em sua presença digital.
As 10 marcas mais amadas do Brasil em 2022
De acordo com o estudo Net Love Score, as 10 marcas com maior conexão emocional com o público brasileiro são:
1º: iFood;
2º: WhatsApp;
3º: Havaianas;
4º: Coca-Cola;
5º: OMO;
6º: Netflix;
7º: YouTube;
8º: Nestlé;
9º: Kibon;
10º: Samsung.
Veja agora algumas das estratégias de marketing digital de cada uma dessas marcas.
1º: iFood
De acordo com o estudo, o iFood ocupa o lugar mais alto do pódio, porque tem um maior número de admiradores e o menor índice de detratores, além da alta lealdade do público. Para isso, suas estratégias de marketing digital têm como principais métricas de sucesso a satisfação e o engajamento do cliente.
As ações totalmente focadas no cliente começam pela identidade marcada pela eficiência e rapidez no dia a dia do público. Segundo os próprios representantes da marca, eles contam especialmente com serviços de CRM – customer relationship management – onde a food tech registra e armazena todo o histórico de interação com os clientes, assim tem dados para melhorar continuamente a qualidade do atendimento.
2º: WhatsApp
Apesar de algumas quedas de serviço que causaram alguns transtornos no país nos últimos semestres, o WhatsApp continua sendo uma plataforma imensamente útil para o brasileiro. E sua estratégia de marketing digital é analisar os dados de uso dos seus recursos para oferecer funcionalidades que cada vez mais atendem às necessidades do público.
Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, ao disponibilizar funções que viabilizam pedidos de delivery e até meios de pagamento pela plataforma, o WhatsApp conquistou a preferência de mais de 78% dos trabalhadores brasileiros.
3º Havaianas
A estratégia de marketing digital da Havaianas rendeu recordes bilionários à marca, especialmente a partir da pandemia. O que uma das mais famosas marcas do Brasil fez foi usar o marketing de influência, pelo qual firmou várias parcerias e até colaborações com outras marcas, fortalecendo a sua presença em vários canais digitais.
Para alguns especialistas, a Havaianas é um case de sucesso que revela como a estratégia com influenciadores em vários canais expande a relevância da marca e fortalece a conexão com o público.
4º: Coca-Cola
A Coca-Cola se destacou bastante no digital ao lançar latinhas personalizadas que ganharam forte presença nos canais digitais dos consumidores. Neste ano de Copa do Mundo, uma estratégia de marketing digital da marca que vem ganhando atenção em todo o mundo é a sua parceria com a Panini para lançar um álbum virtual de figurinhas do mundial.
A ação digital driven da Coca-Cola pretende conectar fãs não só à marca, mas entre si, unindo os consumidores em prol de uma paixão.
5º: OMO
A estratégia de marketing digital da OMO é se fazer presente na vida do consumidor de forma integral. Para isso, a marca levantou dados de consumo para entender como poderia oferecer além do produto top of mind de lavanderia.
Por isso, além de suas campanhas voltadas ao produto rodando em todos os canais digitais, a presença online hoje serve também para fortalecer a sua franquia: a OMO já tem mais de 240 lojas. Pertencendo ao modelo product-to-service, a OMO passa a atender em franquias e atuar ainda mais forte em B2B além do B2C.
6º: Netflix
Uma das principais estratégias de marketing digital da Netflix é a forma como a marca humaniza a comunicação em todos os seus canais. Com humor e perspicácia, o streaming está sempre presente nas redes sociais, interagindo, promovendo e reagindo ao buzz criado pelas suas produções.
Isso garantiu à Netflix Brasil a liderança no ranking das marcas com maior número de interações em social media no ano passado.
7º: YouTube
A estratégia de marketing digital do YouTube, como não poderia deixar de ser, é usar os dados a seu favor. Dessa forma, a plataforma que, além de vídeos, é a favorita do público também para ouvir podcasts, revela a cada ano uma possibilidade enorme de se adaptar às preferências globais de consumo de conteúdo e aprimorar seus recursos.
Com atualizações como o shorts e um serviço de streaming de música atualizado, o YouTube oferece possibilidades ao público que, por mais que outros grandes players ganhem a atenção do público, a marca continue sendo uma das mais presentes na vida das pessoas.
8º: Nestlé
Transformação digital vem sendo um termo muito constante na Nestlé nos últimos anos. De acordo com representantes da própria marca, a Nestlé é cada vez mais data driven desde os seus processos internos, quanto nas ações de engajamento do público.
Uma das principais estratégias de marketing digital da Nestlé, nesse sentido, é empoderar as pessoas com informação e, assim, ter uma sociedade mais consciente em relação à própria alimentação. Para isso, a marca investe em criação de conteúdo e parcerias em diversos canais.
9º: Kibon
Uma das estratégias de marketing digital da Kibon vem sendo aprimorar o uso de canais digitais como o TikTok. Para este canal, em especial, a marca cria conteúdos que, mais do que anunciar o produto, geram entretenimento para o público, como o #DesafioUniCornetto que mobilizou milhares de usuários a gravarem conteúdos originais usando a hashtag.
10º: Samsung
A estratégia de marketing digital da Samsung em 2022 deve focar no marketing para TVs. Em ano de Copa do Mundo, o aparelho é um dos mais vendidos da marca e para isso, de acordo com o newsroom da empresa, a Samsung deve fortalecer as estratégias B2B e B2C focando em parcerias.
Conscientes de que as marcas ocupam um tempo cada vez mais escasso da atenção do público, a Samsung deve se juntar a parceiros como as grandes lojas e redes de varejo e também representantes de vendas para aumentar essa parcela de atenção.
Para atuar em várias frentes com foco em atrair desde quem procura uma TV que combine com a própria decoração até quem busca um aparelho para streaming e games, a Samsung está aprimorando e diversificando a criação de conteúdo para conversar com vários universos.
Aplique as estratégias de marketing digital das marcas mais amadas do Brasil na sua empresa.
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