Estratégias de marketing para supermercados: prepare-se para o 2º semestre de 2022
As estratégias de marketing para supermercados apresentam um grau de complexidade alto, pois as ações envolvem imensos volumes de dados e é preciso atuar em B2C e B2B em algumas situações, como é o caso dos atacados.
Para atuar em todas essas vertentes de comunicação, o digital se tornou a melhor ferramenta de marketing para varejo e atacado, já que só ele oferece a possibilidade de um alcance em larga escala e global, com uma comunicação assertiva e personalizada.
Por mais que o segmento tenha investido amplamente em marketing digital, vários players ainda fazem esse investimento sem estratégia, ou seja, um grande volume de recursos é usado sem inteligência de negócios.
Neste artigo, vamos falar sobre estratégias de marketing digital para supermercados cuja eficiência vem sendo comprovada por pesquisas quantitativas e qualitativas e pelo seu sucesso ao serem aplicadas em marcas reconhecidas globalmente.
Estratégias de marketing digital para supermercados
As estratégias de marketing digital para supermercados devem ser traçadas com vistas a definir objetivos claros para cada canal, com melhoria contínua por meio de feedbacks e Data Science.
Por isso, cada estratégia deve focar no direcionamento de conteúdos e informações que sejam realmente valiosos para cada público-alvo e que ajudem a persona a encontrar rapidamente os produtos que precisa pelos melhores preços.
Além de atrair diferentes públicos em diversas regiões e etapas da jornada de compra, o digital permite aumentar a fidelização para reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC) e de manutenção de leads.
Ferramentas especializadas de CRM devem ser usadas para comunicações recorrentes em prol de manter o lead ativo na base ou de criar promoções personalizadas e impactar os clientes de forma especial.
Confira a seguir estratégias de marketing digital já aplicadas com êxito por grandes supermercados e que continuarão sendo tendência para o segundo semestre do ano.
Marketing digital para varejo e atacado: 5 estratégias para executar este ano
As estratégias de marketing digital para supermercados que já foram fortes na primeira metade do ano e seguirão sendo tendência em 2022 são aquelas que destacam o foco e estabelecem a direção das campanhas de marketing por meio da definição de funil de vendas e das análises da jornada de compra.
Também permitem conhecer a audiência mais profundamente, por meio do seu comportamento on-line em múltiplas plataformas.
Destacamos as seguintes.
1. Inbound marketing
O inbound marketing, estratégia que se caracteriza pela atração por meio de conteúdo relevante que as pessoas procuram para encontrar produtos, comparar preços, sanar dúvidas e resolver problemas, é usado por empresas de todos os segmentos e tamanhos.
Ele vem sendo uma opção cada vez mais apreciada, justamente, pela possibilidade que oferece de agregar valor ao usuário antes mesmo dele realizar uma compra. E o melhor: permite fazer isso sem interrupções, já que esses conteúdos são entregues quando o usuário faz uma pesquisa no Google.
Toda a jornada do inbound é acionada por uma procura que a própria pessoa faz e a partir disso, a empresa vai entregando conteúdos relevantes em troca de dados que promovem o seu avanço pelo funil. Portanto, para essa estratégia, é necessária a criação de conteúdo especializado e a otimização de SEO.
Algumas das grandes varejistas que usaram inbound marketing com sucesso são: Renner, Supermercado Dia, Cacau Show, entre outras.
2. Comunicação omnichannel
Uma estratégia omnichannel é essencial em qualquer segmento, mas é o seu nicho, produto e preço que estabelecerão quais canais merecem maior atenção para atrair clientes.
De acordo com isso, é possível criar fluxos de comunicação automatizados com ferramentas de CRM (Customer Relationship Management). Essas soluções podem, inclusive, ser integradas ao ERP do supermercado, a fim de analisar as vendas realizadas em loja física, os comportamentos de consumo hora a hora, diários, semanais, quinzenais, mensais, sazonais, etc.
Os times de marketing e vendas se beneficiam largamente desses canais, pois podem explorar várias combinações de estratégias digitais para falar com muitos clientes em vários momentos de compra e, inclusive, criar estratégias assertivas de fidelização com promoções personalizadas.
Assim, uma iniciativa omnichannel tem o poder de aumentar a taxa de conversão, já queassegura o envio das mensagens certas, nos momentos certos e pelos canais mais adequados.
É importante lembrar que a queda do Facebook, Instagram e WhatsApp, em outubro de 2021, reforça a importância da diversificação de canais e do investimento em diferentes plataformas para se comunicar com clientes, seguidores e parceiros.
Em caso de novas situações como essas no futuro, a estratégia omnichannel garante que não haja perdas tão significativas por falha na comunicação.
3. User generated content
USG, o já conhecido conteúdo gerado pelo usuário, é uma tendência de marketing digital bem forte este ano. Inclusive, é um recurso que tem se tornado cada vez mais relevante no tocante à autenticidade de conteúdo.
Uma pesquisa da Deloitte mostrou que 82% das pessoas preferem seguir recomendações de influenciadores digitais que de pessoas muito famosas. Ou seja, são influenciadas por pessoas que se sentem mais próximas.
Além disso, essa proximidade gera mais engajamento, porque as pessoas veem mais oportunidades de interagir e serem ouvidas e, também, apreciam a possibilidade de participar ativamente das estratégias das marcas nas redes sociais.
Isso, além de gerar um engajamento maior, produz dados importantes sobre a interação dos usuários com os conteúdos publicados, o que alimenta uma produção cada vez mais orientada à interação com o público. Fique atento a essa tendência e otimize sua criação de conteúdo.
4. SEO mais competitivo
Em 2021, o Google Search apresentou a rolagem contínua na página de resultados de busca em dispositivos móveis. A novidade surgiu nos EUA, e agora temos a opção “Ver mais” no Brasil também.
O que é rolagem contínua do Google: quando você chegar ao fundo da primeira página de resultados no seu smartphone, a partir dessa atualização, não será mais necessário clicar para carregar a próxima página.
Ao invés disso, os próximos resultados serão exibidos automaticamente a partir do toque em “Ver mais” para que o usuário possa rolar a página continuamente.
Com essa novidade, as pessoas chegarão, sim, à segunda página do Google – um lugar que antes era poucas vezes acessado. A ideia da segunda página em si deixará de existir, uma vez que os resultados serão carregados automaticamente, como no feed de uma rede social.
A estratégia de marketing digital para supermercados, portanto, será investir em SEO ainda mais, pois a tendência é que a competitividade pelo ranqueamento do Google aumente, visto que até as páginas mais remotas passarão a receber mais tráfego. Invista em SEO para não perder espaço em plataformas importantes como Search e Shopping.
5 melhorias que só uma agência de SEO pode fazer pela sua marca.
5. ESG
ESG é uma sigla que está mudando a forma das empresas se organizarem e gerarem valor para as esferas das comunidades em que estão inseridas. Significa Environmental Social Governance (em português, Governança Ambiental e Social).
Essa sigla se tornou foco no mundo dos negócios à medida em que as novas gerações de consumidores passaram a valorizar mais a proteção ambiental, a justiça social e o gerenciamento ético.
Um relatório da McKinsey mostrou que 60% dos millennials gastam mais com marcas que têm responsabilidade e comprometimento social. Portanto, supermercados que desenvolvem projetos de ESG e declaram sua responsabilidade ambiental e social têm oportunidades muito maiores de ampliar a fidelidade de seus clientes e o valor de suas marcas.
A tendência é que as empresas invistam em esforços e estratégias cada vez maiores de ESG e as comuniquem por meio do marketing. Portanto, você, profissional de marketing, fique muito atento a isso!
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Existem diversas estratégias de marketing digital para supermercados que podem ser aplicadas com sucesso para direcionar conteúdo relevante e impactar públicos segmentados.
Descubra qual é a ideal para o seu supermercado solicitando uma consultoria sob medida à sua realidade de negócio e aos seus objetivos.
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