Dia dos Pais: Macfor lança estudo completo sobre marketing para a data
Sua marca ainda pode fazer história neste Dia dos Pais: dados mostram que a pesquisa por “presentes” aumenta muito na última semana antes da data.
A Macfor lançou um estudo com o mais completo levantamento de dados estratégicos e precisos sobre marketing digital no Dia dos Pais. Você vai se surpreender em como estes números podem ajudar sua marca a alavancar as vendas, mesmo faltando pouco para a data.
Além de apresentar os dados mais relevantes a de marketing para o dia dos pais, o estudo analisa variações de termos com maiores volumes de buscas em relação ao tema entre os anos de 2019 e 2022, contemplando dados públicos coletados exclusivamente pela API da Macfor.
Agora que este estudo completo de tendências e insights de marketing para o Dia dos Pais está disponível ao público, você pode acessar aqui.
Veja, a seguir, uma prévia do material.
Presente de Dia dos Pais: 8 em cada 10 brasileiros pesquisam preços
No levantamento feito pela API exclusiva da Macfor, você pode encontrar as principais tendências e insights para orientar suas estratégias de marketing para o dia dos pais. Entre os dados que mais chamam a atenção estão os citados abaixo.
Sites e aplicativos são os principais canais utilizados na pesquisa por preços, 73% dos brasileiros recorrem a essas plataformas para economizar. Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Pais de 2022 promete levar mais de 100 milhões de pessoas às compras e deve movimentar mais de R$24 bilhões no comércio brasileiro.
Dia dos Pais: compras online
Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um faturamento de R$6,4 bilhões nas compras online para o Dia dos Pais 2022, crescimento de 2,9% comparado a 2021, considerando os 14 dias que antecedem a ocasião. O total de pedidos no período deve ultrapassar a marca dos R$14,2 milhões.
A pesquisa da CNDL aponta que o consumidor está cauteloso em relação aos gastos: 8 em cada 10 brasileiros (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras, utilizando principalmente os sites e aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), redes sociais (41%) e lojas de rua (38%).
No estudo completo realizado pela Macfor, Tendências e Insights para o Dia dos Pais, é possível ver que as buscas na internet relacionadas à data começam entre um mês e 15 dias antes, e, se intensificam nos últimos 6 dias que antecedem a ocasião, tendo um pico às vésperas da comemoração.
Para ver como essas buscas variam entre homens e mulheres e de acordo com as faixas etárias, acesse o estudo completo aqui.
Campanha de Dia dos Pais: foco em canecas e cervejas
O período das últimas semanas antes do Dia dos Pais também é marcado pelas buscas relacionadas a presentes e lembranças ao estilo faça você mesmo, também conhecido como DIY (sigla que em inglês significa Do it Yourself), desde termos como presentes fáceis até ideias para educação infantil. Em 2021, o termo tênis foi bastante procurado, tendo pico de interesse na própria data.
Thiago Pereira, head of innovation & business development da Macfor, explica que esse pico pode representar um alto volume de pesquisas feitas dentro das lojas físicas, durante as compras presenciais, “algo vinculado à consulta de preços para talvez servir de barganha para descontos ou mesmo como base comparativa de custo benefício”, diz.
A expressão “lembrança” também é um termo em alta nas buscas e, ao contrário do que a maioria pensa, não são meias os itens mais procurado no período. O destaque fica para as canecas e as cervejas, de acordo com o estudo da Macfor.
Expectativa versus realidade
Enquanto os consumidores procuram mais por presentes inspiracionais e simbólicos para o Dia dos Pais, os termos relacionados a “pais” que mais figuram entre os anunciantes no período estão associados a eletrônicos.
O especialista da Macfor explica que, para o Dia dos Pais, o maior atrativo usado nesses anúncios são as promoções. Nesta época o grande interesse das empresas é trabalhar o branding, já que os anúncios sobre a data em si também se destacam entre os consumidores por causa do apelo emocional.
Como as pessoas buscam por presentes baratos próximo à data, uma forma de as empresas atraírem a atenção desses consumidores é intensificar o anúncio de promoções agressivas nas duas semanas que antecedem a ocasião, além, é claro, de usarem o termo “pai” no copy e/ou na arte desses anúncios
Do online para o físico e vice-versa
O consumidor criou o hábito de pesquisar preços na internet e isso não tem volta, por isso, além do e-commerce, o ambiente digital pode ser muito efetivo para o aumento das vendas nas lojas físicas durante o Dia dos Pais 2022, desde que as marcas compreendam efetivamente qual o interesse do seu público-alvo e entreguem com mais precisão aquilo que procuram.
No estudo da Macfor você encontra todos os índices mais relevantes sobre expectativa vs realidade no presente de Dia dos Pais, a dinâmica entre on-line e físico e como todos os números variam de acordo com os dias que vão passando, os diferentes tipos de consumidor, as categorias de produtos, etc.
Acesse o estudo da Macfor sobre o Dia dos Pais, o mais completo levantamento de dados para orientar o marketing da sua empresa a alavancar resultados este ano. Acesse o estudo completo aqui.