Se você realmente quer fazer a sua marca crescer está no artigo certo. Aqui vamos falar sobre growth marketing, a abordagem de marketing mais focada em crescimento e ainda vamos te apresentar o framework mais fácil de usar para aplicar o método na sua empresa.
Esse framework é um conjunto de técnicas com uma abordagem totalmente projetada para aproveitar todo o potencial do marketing digital por meio de uma compreensão profunda do comportamento do consumidor e das capacidades tecnológicas.
O diferencial desse framework de growth marketing é que ele apresenta as etapas do processo de forma gamificada para você avançar de forma ágil e dinâmica.
Mas antes entenda todos os conceitos de growth marketing e por que é tão importante que ele seja aplicado de startups a multinacionais.
O que é Growth Marketing?
Growth marketing é uma abordagem integrada que foca em todo o funil, e não apenas na parte superior.
Ela enfatiza estratégias baseadas em dados que abrangem as etapas de aquisição, ativação, retenção, receita e indicação para fomentar um crescimento sustentável.
Ao contrário do marketing tradicional, que frequentemente prioriza campanhas de grande alcance, o growth marketing depende fortemente de testes contínuos, medição e otimização para impulsionar os resultados.
Como fazer growth marketing
Para fazer do growth marketing uma estratégia poderosa para sua marca e produtos tenha em mente que é uma técnica guiada por pequenos passos sempre baseadas em muitos testes que permitam rápido desenvolvimento, aplicação, análise e correção de erros. Veja o ciclo de growth hacking completo.
Growth marketing é uma estratégia poderosa, orientada por dados, que foca na aquisição, engajamento e retenção de clientes para impulsionar o crescimento de maneira sustentável e lucrativa.
Para implementar o growth marketing com eficiência, considera-se tanto a otimização contínua quanto a experimentação em várias frentes.
Estratégias de aquisição de clientes em growth marketing
Foque em criação de conteúdos que educam e engajam o público-alvo, estabelecendo sua marca como uma referência no setor e atraindo tráfego para seu site.
A partir disso, considere a construção de comunidades em torno de sua especialidade, proporcionando um espaço para que os clientes compartilhem conhecimentos e interajam, o que ajuda na fidelização e no engajamento.
Há várias ferramentas úteis disponíveis para resolver problemas específicos do seu público-alvo, gerando maior interesse e engajamento, como este framework de growth hacking.
Ativação
O objetivo na fase de ativação é garantir que os clientes percebam o valor único do seu produto ou serviço, integrando momentos de realização que confirmem a escolha do cliente pela sua marca.
Use tecnologias que permitam a personalização da experiência do cliente em seu site ou durante o processo de compra, aumentando as taxas de conversão e a satisfação do cliente.
Faça ajustes contínuos e testes A/B no site para melhorar as taxas de conversão em diferentes canais. Aprenda aqui a melhor técnica para fazer seus testes A/B.
Retenção
A fase de retenção foca em manter os clientes atuais, oferecendo-lhes valor consistentemente e engajando-os com conteúdo relevante e suporte personalizado.
Um caminho de sucesso é realizar o envio de emails segmentados com base no comportamento do usuário para reconectar com clientes que podem estar se distanciando.
Outra opção recomendada é a implementação de programas que recompensem a lealdade dos clientes, incentivando repetidas interações com a marca. Veja como planejar suas campanhas de e-mail marketing.
Para maximizar o sucesso em growth marketing, é essencial medir continuamente o desempenho através de métricas como custo por aquisição (CPA), taxa de conversão, custo de aquisição de clientes (CAC) e outros indicadores específicos de cada canal utilizado.
Experimentação e adaptação são fundamentais. Testar diferentes canais e estratégias ajudará a identificar o que funciona melhor para seu público específico e sua oferta, permitindo ajustar e escalar suas estratégias de crescimento de forma mais eficiente.
Existe diferença entre growth e marketing?
As diferenças que existem entre os métodos de growth e marketing surgem a partir de suas abordagens.
Growth emprega técnicas baseadas em dados e testes contínuos para otimizar todos os pontos de contato com o cliente. Isso inclui testes A/B, marketing de conteúdo, SEO, otimização de funil de vendas, marketing nas redes sociais, e estratégias personalizadas para engajar e reter clientes.
O foco de growth são as métricas de desempenho a longo prazo, como custo de aquisição de clientes (CAC), valor do ciclo de vida do cliente (LTV), taxa de retenção e engajamento dos usuários. Essas métricas ajudam a medir não apenas a eficácia das campanhas, mas também a saúde geral do crescimento da empresa.
A abordagem do growth incentiva a experimentação constante e a disposição para falhar rapidamente e aprender com esses fracassos. A experimentação é vista como essencial para descobrir novos caminhos para o crescimento, por isso requer equipes multidisciplinares que colaboram de forma ágil e adaptativa, utilizando insights em tempo real para ajustar as estratégias rapidamente.
O marketing também leva todos esses pontos em consideração, contudo, as métricas são frequentemente centradas no alcance e na conversão imediata, como número de visualizações de anúncios, cliques, e vendas diretas de campanhas específicas.
Pode ser menos inclinado a assumir riscos devido ao foco em resultados comprovados e a preferência por canais e métodos bem estabelecidos.
Melhores estratégias de growth marketing
Estratégias-chave do Growth Marketing
As principais estratégias de growth marketing incluem:
- Testes A/B: processo iterativo de testar diferentes versões de uma campanha para determinar qual apresenta melhor desempenho.
- Segmentação de usuários: categorizar usuários com base em comportamento ou demografia para personalizar os esforços de marketing.
- Personalização: aproveitar dados para adaptar experiências às preferências e comportamentos individuais.
- Marketing de Conteúdo: desenvolver conteúdo valioso adaptado às necessidades e etapas da jornada do cliente.
- Automação de marketing por e-mail: usar e-mails automatizados disparados por ações do usuário para aumentar o envolvimento e a retenção.
Quer saber em qual etapa aplicar cada uma dessas estratégias? Baixe agora o ciclo gamificado de growth hacking.
Principais desafios do growth marketing e como superá-los
Provavelmente, o maior desafio do método de growth marketing é manter a relevância em mercados em rápida mudança: as empresas precisam se adaptar às rápidas mudanças tecnológicas e às variações nas preferências dos consumidores.
Felizmente, a metodologia de growth consiste justamente em agir e testar rápido. A pesquisa da Deloitte aponta que 56% dos CEOs acreditam que agilidade operacional é fundamental para o sucesso empresarial, o que enfatiza a necessidade de estratégias de marketing que possam rapidamente se adaptar a novas condições de mercado.
Outro desafio é provar o ROI. Com a crescente pressão por resultados mensuráveis, é preciso desenvolver métodos precisos de medição e justificar o orçamento de marketing. Segundo uma pesquisa da HubSpot, apenas 35% dos profissionais de marketing conseguem demonstrar o impacto de suas campanhas de forma quantitativa.
Unificar dados de várias fontes para criar uma visão precisa também pode ser um desafio sem a abordagem correta.
A complexidade dos sistemas de dados e a falta de integração podem impedir que as empresas obtenham uma compreensão completa do comportamento do cliente.
Veja como superar os desafios do growth marketing neste framework fácil.
Tendências de growth marketing 2024
Veja quais são os processos e ferramentas mais recomendados por especialistas para quem quer aplicar uma estratégia eficiente de growth marketing em 2024.
Tendências Atuais em Growth Marketing
Ciclo gamificado de growth marketing: a Macfor desenvolveu um framework de growth hacking para transformar a maneira como as empresas implementam estratégias de crescimento.
Inspirado na dinâmica de um jogo de tabuleiro, onde você pode avançar da análise de dados até a implementação e a mensuração de resultados, cada etapa é projetada para ser interativa e estimulante. Baixe o ciclo de growth hacking aqui.
Automatização avançada: a utilização de inteligência artificial para personalização e segmentação está se tornando cada vez mais sofisticada. Segundo o relatório da Salesforce State of Marketing, mais de 84% dos profissionais de marketing estão implementando ou expandindo o uso de IA em 2024. Isso permite a otimização compulsória e a antecipação de problemas, veja mais sobre esses conceitos aqui.
Foco em experiência do usuário (UX): esse se tornou um componente crítico na conversão e retenção de clientes. Um estudo da Forrester revela que uma melhor UX pode elevar a taxa de conversão em até 400%.
Portanto, as empresas estão investindo mais em otimizar a jornada do cliente para garantir que cada ponto de contato seja eficiente.
Aproveite todos esses tópicos e tendências e baixe o ciclo gamificado de growth hacking da Macfor agora mesmo.