Conheça 5 ferramentas de marketing digital importantes para destacar a sua empresa
Com cada vez mais ferramentas de marketing digital disponíveis, as empresas têm à disposição diferentes alternativas para se comunicar com os seus atuais e potenciais clientes.
Um amplo leque de opções não significa que você necessariamente precise utilizar todas elas. É preciso conhecê-las e entender qual faz mais sentido para o seu negócio e público.
Neste conteúdo, separamos 5 ferramentas versáteis para diversos segmentos e que fazem a diferença nos resultados obtidos. Confira!
O que é o marketing digital?
O marketing digital surgiu na década de 1990 e, como o seu próprio nome diz, trabalha com canais online e tecnologia para promover as empresas. Um dos seus grandes diferenciais em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de acompanhamento dos resultados obtidos em tempo real.
Apesar de relativamente recente, o marketing digital teve um crescimento exponencial e, hoje, sofre alterações quase que diariamente – seja por novas ferramentas, mudanças em algoritmos ou alterações nas políticas de trabalho.
Esse tipo de marketing busca principalmente solucionar dores dos atuais e potenciais clientes por meio de e-mails, publicidade paga, blogs e SEO, por exemplo.
A seguir, vamos falar um pouco mais sobre algumas ferramentas imprescindíveis para obter sucesso com essa estratégia.
5 ferramentas de marketing digital
Saber usar as ferramentas de marketing digital a seu favor é uma das estratégias que pode trazer sucesso para a comunicação de uma empresa. Nesse sentido, o uso de dados, a capacidade analítica e o acompanhamento constante são características necessárias para trabalhar no ambiente digital.
Felizmente as ferramentas podem auxiliar muito nesse processo e ajudar a destacar ainda mais a sua marca no mercado. Contar com especialistas e uma consultoria de marketing digital na área também é um passo fundamental rumo ao sucesso com esse tipo de estratégia.
Conheça algumas das principais ferramentas para trabalhar com marketing digital.
1. Google Analytics
Como falamos sobre a importância do uso de dados, o Google Analytics não poderia ficar de fora desta lista, já que a plataforma é uma das ferramentas mais populares e completas para a análise de dados.
Nela, você pode verificar informações chave, como o número de visitantes no site, o tempo que os usuários permaneceram em uma página e a fonte de tráfego para o site, por exemplo.
2. Google Ads
Por meio do Google Ads, é possível criar campanhas de mídia paga nos canais do Google e seus parceiros. Ele oferece 4 tipos principais de anúncios: rede de pesquisa, display, anúncios no YouTube e anúncios de aplicativos.
Um dos seus grandes diferenciais são as diferentes opções de segmentações e escolhas de palavras-chave, o que ajuda a tornar a audiência cada vez mais qualificada para o seu conteúdo.
3. Google Data Studio
O Google Data Studio trabalha em conjunto com as duas outras ferramentas do Google e, unidas, formam um trio poderoso e eficiente: por meio dessa ferramenta, pode-se criar dashboards personalizados com os dados provenientes do Ads e do Analytics, por exemplo.
Essa ferramenta é fundamental para a organização dos dados, o que torna muito mais simples a análise e uso deles para a tomada de ação. Baixe o nosso e-book e saiba como criar dashboards para o seu negócio.
4. Facebook Ads
A ferramenta de publicidade paga do Facebook vem se aprimorando ao longo dos anos e já conquistou milhares de anunciantes. Prova disso é que, no primeiro trimestre de 2021, 50% da verba das empresas brasileiras para redes sociais foi investida no Facebook, de acordo com um estudo da Socialbakers.
A plataforma oferece diferentes formatos de anúncio e também uma ampla possibilidade de segmentar a mensagem.
5. SEMrush
O SEMrush é uma das principais ferramentas de marketing digital para ajudar a sua empresa a trabalhar SEO. As buscas pagas são, sim, muito importantes – mas o tráfego orgânico também pode render ótimos frutos.
Por meio dessa ferramenta, você pode descobrir novas palavras-chaves para desenvolver os seus conteúdos e também melhorar a estrutura do seu site. Além disso, é possível fazer uma análise sobre o que seus concorrentes estão utilizando e os backlinks que possuem, permitindo a criação de uma estratégia ainda melhor para a sua empresa.
Benefícios da consultoria de marketing digital
O marketing digital vem se atualizando constantemente, exigindo que os profissionais estejam atentos a todos esses movimentos. Isso é fundamental para a criação de estratégias mais estruturadas e também para uma execução de sucesso.
Contar com uma consultoria de marketing digital é ter o apoio de especialistas que possuem toda a expertise no assunto e que estão atualizados com o que há de novo e melhor no mercado.
Além disso, permite um ponto de vista externo ao negócio, que ajuda a ter uma visão macro da situação e identificar pontos de melhoria, contribuindo para estratégias mais eficientes e o entendimento do público-alvo.
Com tudo isso bem definido, a equipe saberá como trabalhar a sua marca e quais ferramentas de marketing digital fazem mais sentido para o seu negócio, sempre orientadas à melhoria dos resultados e ao aumento das vendas.
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