Fim do Analytics: entenda a maior mudança de todos os tempos do marketing digital
Em maio deste ano, a Macfor lançou um podcast sobre marketing digital, growth hacking e liderança nessas áreas, o BRING ME DATA, que em português significa “traga-me dados”.
Depois de ouvir muitos gestores e atender várias empresas, oferecendo soluções nessas frentes de atuação, o co-CEO e vários especialistas da Macfor, agência de marketing digital full service, decidiram fazer o podcast para promover conversas interessantes com os principais líderes de marketing e comunicação do país.
Além disso, o grande objetivo é responder a várias perguntas que, inclusive, os grandes gestores têm sobre presença e performance digital no dia a dia.
O episódio de estreia do BRING ME DATA trouxe um dos temas mais importantes do marketing digital: o fim do Universal Analytics e a migração para o Google Analytics 4. O convidado foi Otávio Ferraz, grande autoridade em Analytics no Brasil.
Ele inaugura o podcast para responder às dúvidas sobre a maior mudança do marketing digital nos últimos tempos, além de ensinar como os profissionais devem se preparar para esse movimento e evitar a perda de todos dados de sites ou e-commerces.
Confira o episódio na íntegra:
A maior mudança do marketing digital: por que isso aconteceu?
Uma das principais perguntas feitas ao Otávio pelo co-CEO da Macfor e host do podcast BRING ME DATA, Fabricio Macias, foi “por que o Google Analytics teve esse update?”
O head de Analytics e BI da Macfor respondeu a essa questão falando sobre Universal Analytics, propriedade do Google Analytics para empresas que têm site, e da sua desativação em breve. Com isso, os negócios que têm presença na internet terão um prazo para migrar para a nova versão do Analytics e levar todos os dados para uma nova propriedade.
De acordo com o expert e segundo o próprio Google, o novo Analytics chega para ajudar as estratégias de marketing digital a gerar um ROI cada vez maior a partir dos dados de análise da navegação.
O Google Analytics 4, versão com o update, foi desenvolvido com machine learning para gerar insights de forma automática. Ele integra a experiência App+Web e, assim, os insights são mais numerosos e precisos, garantindo uma visualização completa da jornada dos usuários por diferentes dispositivos.
Essa nova versão, além disso, foi feita especialmente para estar completamente de acordo com as restrições da LGPD em relação à privacidade do usuário, ou seja, ela vem preparada para um mundo sem cookies. Entenda melhor.
Como o Google Analytics 4 funciona
O Google Analytics 4, de acordo com Otávio, é a maior atualização do marketing digital e, claro, do Universal Analytics. Desenvolvido para se adaptar a um futuro totalmente sem cookies, que são os pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador e armazenam dados de navegação dos usuários, ele oferece uma forma completamente nova de analisar dados.
Essa novidade tem um método de mensuração mais flexível para incluir modelos de dados capazes de preencher os gaps que ficam nas métricas resultantes das análises feitas pelo UA, até então. Agora ele tem integração com BigQuery, já que o período de retenção de dados na versão gratuita do novo Analytics será de apenas 14 meses.
Otávio destaca que isso é muito interessante, porque anteriormente, essa integração era disponibilizada somente para o GA 360, a versão paga do Analytics que custava a partir de 150 mil dólares por ano.
Portanto, o Google Analytics 4 vai entregar uma mensuração muito mais precisa dos seus resultados de marketing digital, pois usa machine learning e outros protocolos para criar relatórios completos.
O que mais você precisa saber sobre a maior mudança do marketing digital
Além desses pontos, o especialista em Analytics sublinhou tudo que quem trabalha com presença digital precisa saber imediatamente para não ser prejudicado pela mudança e poder aproveitar todos os seus novos recursos o quanto antes.
Por isso, ao ouvir o episódio na íntegra você vai saber:
- Como fazer a migração para o Google Analytics 4;
- Qual é o prazo ideal para migrar para o GA4;
- O que fazer para não perder nenhum dado de navegação.
Escute o episódio inteiro agora mesmo.
Sobre o BRING ME DATA: podcast de marketing digital e growth hacking
Conversando com vários gestores de marketing de grandes companhias do Brasil, identificamos dúvidas parecidas em relação à performance digital no dia a dia. Então, criamos o BRING ME DATA, o podcast mais “mão na massa” que você vai ouvir sobre o assunto.
A cada episódio, o Fabrício vai conversar com especialistas em marketing digital para realmente tirar dúvidas e apresentar soluções práticas sobre o uso e análise de dados de forma inteligente e criativa nos negócios digitais.
Não perca nenhum episódio do BRING ME DATA.
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