É o fim do Google Analytics? Tudo que você precisa saber sobre GA4 agora
Em março de 2022, o mundo recebeu a surpreendente notícia de que o Google Analytics como conhecemos hoje será desativado em julho de 2023.
Essa antiga versão, o Universal Analytics, vai parar de funcionar por completo nessa data e depois haverá um prazo de apenas 6 meses para exportar os dados pois o acesso será totalmente encerrado em janeiro de 2024. Quem não ficar atento aos prazos perderá todos os seus dados!
Experts em Analytics declaram que o que está acontecendo é muito mais que um update: o GA4 vem para inovar toda a forma de análise de dados.
Você que ainda usa o Universal Analytics, deve migrar para o GA4 o quanto antes? Saiba agora tudo que precisa fazer.
O UA Google Analytics será desativado em breve, e agora?
O Universal Analytics, propriedade do Google Analytics para as empresas que têm site, será desativado em julho de 2023. O prazo limite para mudar para o GA4, a nova versão, será até julho de 2023, mas o ideal é migrar o quanto antes. Entenda o motivo a seguir.
Lançado em 2020, o GA4 é a grande novidade do Google Analytics para integrar a análise de dados de navegação tanto em sites quanto em apps.
Por que o Google Analytics teve esse update?
Segundo o próprio Google, o novo Analytics vem para ajudar as estratégias de marketing digital a obter um ROI cada vez maior a partir dos dados de análise de navegação.
O Google Analytics 4 tem machine learning para gerar insights automaticamente. Por integrar a experiência App + Web, esses insights são mais numerosos e mais precisos, oferecendo uma visualização completa da jornada dos usuários por diferentes dispositivos.
Além disso, a nova versão do Google Analytics foi desenvolvida para ser mais eficiente mesmo com as restrições da LGPD em relação à privacidade do usuário. Ou seja, mesmo sem os cookies, a análise será completa.
O que é o Google Analytics 4?
O GA4 é mais do que um update do Google Analytics, ele é uma estrutura completamente nova de Analytics, desenvolvida para integrar a análise em múltiplas plataformas: App + Web e evoluir em um mundo sem cookies, sendo, portanto, centrado na privacidade do usuário.
O Google Analytics 4 é a nova geração da plataforma que vem para garantir um rastreamento muito mais preciso da jornada do usuário e trazer mais insights sobre a sua interação em diversos dispositivos. Sua estrutura atualizada com algoritmos de machine learning tornam a análise de dados muito mais inteligente.
O que mudou no Google Analytics?
Agora que você já sabe que o Google Analytics é a maior atualização do Universal Analytics, deve estar se perguntando: o que realmente mudou? Para começar, é importante entender que não se trata apenas de um update, mas de uma forma completamente nova de analisar dados respeitando as restrições de privacidade da nova LGPD.
O novo Google Analytics é desenvolvido para se adaptar a um futuro totalmente sem cookies, que são os pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador e armazenam os dados de navegação dos usuários.
Em razão disso, o GA4 tem um método de mensuração mais flexível para incluir modelos de dados capazes de preencher os gaps que ficam nas métricas resultantes das análises feitas atualmente.
Outra grande mudança que merece destaque é a integração com BigQuery, já que o período de retenção de dados na versão gratuita do novo Analytics será de apenas 14 meses. Isso é muito interessante, porque anteriormente, essa integração era disponibilizada somente para o GA 360, a versão paga do Analytics que custava a partir de 150 mil dólares por ano.
Portanto, o Google Analytics 4 vai entregar uma mensuração muito mais precisa dos seus resultados de marketing digital, pois usa machine learning e outros protocolos para criar relatórios completos.
GA4 oferece melhores insights
Devido aos recursos de machine learning, o Google Analytics 4, além de sempre prover relatórios completos para suas estratégias de marketing digital, automaticamente alerta sobre tendências relevantes identificadas nos seus dados. Exemplos são comportamentos frequentes, maiores demandas por certos tipos de produtos etc.
Assim, o GA4 viabiliza a antecipação das necessidades dos usuários e, dessa forma, você garante maior satisfação dos clientes, já que conta com um Analytics completamente centrado na experiência do usuário que, por isso mesmo, otimiza o seu orçamento de marketing digital.
Com as configurações certas, o Google Analytics 4 é uma ferramenta essencial para criar audiências específicas com quem você pode se comunicar com mais assertividade e assim agregar maior valor ao seu público e clientes.
Qual é o prazo para migrar para o Google Analytics 4?
O Universal Analytics será desativado em julho de 2023 e depois haverá um prazo de apenas 6 meses para exportar os dados da antiga versão, pois o acesso será totalmente encerrado em janeiro de 2024. Uma vez que a coleta de dados será encerrada em julho do ano que vem e todos os dados da sua empresa vão parar de gerar insights, é essencial migrar para o Google Analytics 4 o quanto antes.
No GA4, você precisará criar uma nova propriedade na qual a coleta de dados para processamento de hits iniciará do zero. Por isso, é necessário migrar para o novo Google Analytics o mais rápido possível, pois quanto maior seu histórico de dados, antes você poderá se beneficiar dos melhores insights da plataforma.
O que você precisa fazer agora para não perder seus dados
Para fazer a migração ideal para o GA4, é preciso planejar, implementar, validar e criar relatórios. Contudo, isso pode ser complexo, sobretudo, nesta fase de transição.
Portanto, não faça isso sozinho, correndo o risco de perder alguma parte dos seus dados.
Solicite a ajuda de experts em Analytics para garantir que a implementação do GA4 na sua empresa seja realizada de forma completamente segura e o mais rapidamente possível.
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