Filme da Barbie: quando a estratégia de marketing é o calendário
O mundo pop está em alvoroço com a estreia do filme da Barbie em 20 de julho de 2023. Todas as estratégias de marketing imagináveis para um dos elementos mais icônicos da cultura pop foram realizadas. Foi noticiado, inclusive, que a produção hollywoodiana acabou com o estoque de tinta rosa no mundo, tamanha a sua demanda para reproduzir o filme da Barbie.
Mas um fenômeno muito interessante que está para acontecer com essa estreia é o que se tem chamado de Barbieheimer nas redes sociais: em 20 de julho, tanto o filme da ‘Barbie’ de Greta Gerwig e quando o ‘Oppenheimer’ de Christopher Nolan chegam ao cinema em uma dupla-estreia histórica.
Às vezes, temos a sensação de que não há filmes interessantes no cinema e passamos bastante tempo sem comprar ingressos para apreciar a sétima arte. Agora, no entanto, dois blockbusters vão estrear no mesmo dia: por que a indústria de cinema permitiu que esses eventos se sobrepusessem na agenda? Foi um acaso, falta de timing ou uma estratégia de marketing detalhadamente pensada?
Entenda os principais fatores que influenciam os calendários dos estúdios e levaram à coincidência de Barbieheimer.
Estreia do filme da Barbie: um dos maiores eventos do ano?
Desde o ano passado a estreia do filme da Barbie tem causado uma grande agitação nas redes sociais e, é sem dúvida um dos eventos mais aguardados de 2023. O buzz é tão grande quanto ou até maior que o hype gerado pelos filmes da Marvel.
Há até comentários de que a Mattel, empresa de brinquedos que produz as bonecas da Barbie e do Ken, criará o seu próprio universo com diversas produções como as sequências do universo da Marvel ou da D.C. Comics que são as responsáveis por levar o maior número de pessoas para os cinemas nos últimos anos.
Mas o evento da estreia da Barbie tem uma característica a mais para ser considerado o evento do ano: será um dia de dupla-estreia na indústria: dois grandes blockbusters vão estrear no mesmo dia e o fenômeno ganhou até nome próprio nas redes sociais: Barbieheimer.
O fenômeno Barbieheimer
O mundo encantado da boneca icônica de um lado, o clima ensolarado, os figurinos estampados, o cenário rosa que contribuiu para a escassez de tinta rosa no mundo e do outro lado a biografia do famoso físico que participou da criação da bomba atômica: um mundo mais cinzento e sombrio com uniformes de guerra, tanques e explosões.
A diferença gritante entre “Barbie” e “Oppenheimer” poderia passar despercebida mesmo se as produções fossem, de fato, lançadas no mesmo ano. Mas seus gigantescos estudos resolveram realizar sua estreia mundial no mesmo dia: quinta-feira, 20 de julho de 2023. A suposta rivalidade entre os dois longas tem mobilizado até os diretores e o elenco dos dois filmes em momentos que tem levado a internet à loucura.
Destruidor de mundos, salvador do cinema
Embora um grande blockbuster também tenha estreado na mesma época, o Missão: Impossível 7, especialistas e até parte do público dizem que a estreia do filme da Barbie e do Openheimer no mesmo dia será um fenômeno destruidor de mundos e salvador do cinema por acabar com um jejum de grandes produções do cinema que há um certo tempo só move o público com filmes de super-heróis.
Entretanto, o fenômeno Barbieheimer é mais do que apenas preto e rosa lado a lado ou uma batalha dos sexos manifestada em película: tornou-se a manifestação de um dos fenômenos mais fortes da nossa cultura atualmente: um meme.
É verdade que o lançamento no mesmo dia da Barbie de Greta Gerwig e Oppenheimer de Christopher Nolan, dois megafilmes no verão da gringa e nas férias escolares do Brasil extremamente diferentes, enlouqueceu os geeks do cinema. Se você esteve online ultimamente, provavelmente já viu as intermináveis piadas, memes, quadrinhos, arte dos fãs e mashups que combinam esses dois improváveis irmãos no dia do lançamento.
Estreia do filme da Barbie: como Hollywood decide a data dos seus lançamentos?
Para estabelecer as datas de grandes estreias, o estudo de mercado que os estúdios fazem são a partir da análise dos seguintes elementos:
- potencial de bilheteria da data;
- público do filme;
- desempenho que obras semelhantes;
- filmes concorrentes no mesmo período.
A busca pela exclusividade de uma data leva, inclusive, estúdios a anunciarem suas estreias cinco anos antes da data. A Disney, por exemplo, tem seu calendário de lançamentos agendado até 2031. Outro exemplo é o segundo filme do Joker com a Lady Gaga: não parece que sabemos que esse filme vai estrear há anos e isso nunca acontece?
Duas grandes produções na mesma data de lançamento
Ter a mesma data de lançamento que outra superprodução pode resultar em uma segmentação do público-alvo, para evitar qualquer concorrência direta. Foi exatamente isso que aconteceu com “Batman vs Superman: A origem da justiça”. Originalmente programado para estrear em maio de 2016, a Warner Bros antecipou sua data de lançamento para março daquele ano, evitando assim um confronto com a produção “Capitão América: guerra civil” da Marvel.
Dessa forma, quando a Warner Bros anunciou em 2022 a data de lançamento de “Barbie”, surgiram especulações de que o lançamento do novo filme de Nolan poderia ser adiado. No entanto, para especialistas da indústria cinematográfica, a decisão de manter o lançamento simultâneo se justifica por duas razões principais.
- Os filmes supostamente não brigarão pelo mesmo público. O público do filme da Barbie é, na sua maioria, feminino, jovem e familiar, enquanto Openheimer deve atrair uma parcela mais velha e voltada ao cinema cult.
- Há uma disputa entre Nolan e a Warner Bros, o estúdio de “Barbie” foi responsável pelo último filme do diretor, “Tenet”, em 2020. Na ocasião, ocorria a pandemia e a Warner disponibilizou o longa na plataforma de streaming HBO Max simultaneamente à estreia nos cinemas, uma medida com a qual o diretor não concordou e levou-o a romper seu contrato com a empresa.
Estratégia de marketing: definir uma data de sucesso
Seja para públicos muito diferentes, características cinematográficas distintas e temas totalmente diversos, tanto o filme da Barbie quanto Oppenheimer têm o objetivo de gerar milhões com suas estreias. É senso comum na indústria que o sucesso de bilheteria de um filme está sempre atrelado ao desempenho na data de estreia.
De acordo com um estudo de 2010 realizado pela Universidade Stanford, a primeira semana de exibição nos cinemas representa, em média, cerca de 40% da bilheteria total de um filme. Portanto, estúdios e distribuidoras buscam cuidadosamente planejar seus lançamentos, competindo pelas melhores datas no calendário dos Estados Unidos.
Feriados nacionais americanos, como o Dia da Independência (4 de julho), o Memorial Day (entre 25 e 31 de maio) e o Dia de Ação de Graças (na quarta quinta-feira de novembro), apresentam um desempenho de vendas notavelmente superior. Além disso, os períodos de férias escolares entre junho e julho, as férias de Natal a partir da segunda quinzena de dezembro e as sextas-feiras são altamente preferidos.
O 20 de julho, quando estreia o filme da Barbie e “Oppenheimer”, será uma quinta-feira no meio do verão americano. Especialistas argumentam que a data é estratégica porque acontece antes do fim de julho e início de agosto, quando demandas ligadas ao início das aulas e ao fim das férias do hemisfério norte começam a esvaziar as salas de cinema do país.
Aqui no Brasil, também será um período de férias, embora, Oppenheimer não atraia tanto as crianças. Fato é que o fenômeno Barbieheimer vai levar muitas pessoas ao cinema e certamente, atrair públicos de um filme para o outro.
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