Acordar às 06h, malhar, correr, nadar, postar um story, e a tarde… uma festa do café. O que aconteceu com a geração Z?
- Busca por saúde física e mental: eventos esportivos cresceram em 33%
- Valorização do bem-estar: o interesse pela Yoga atingiu o maior pico dos últimos cinco anos em 2025
- Priorização da troca real: baladas convencionais começaram a ser vistas como superficiais e os jovens da gen z valorizam por trocas mais reais
As coffee parties são o mais novo fenômeno da geração no Brasil e no mundo inteiro. A ideia é fazer uma festa diurna em locais ao ar livre, que durem de 10h às 22h. Diversos métodos, versões especiais de café são acompanhadas de DJ’s durante os eventos.
Com uma alimentação saudável, a festa com pouca ou nenhuma bebida alcoólica. Cafeterias em São Paulo como o Stereo Café e 1851 Laundry Coffee registraram até 25% de aumento no faturamento nos dias das festas.
Mas como essa nova dinâmica faz sentido pensando em marketing?
- Ambientes instagramáveis, com luz e decoração temática
- Parcerias estratégicas, a conexão entre café, moda, tecnologia e lifestyle para ações entre marcas e ativações de produto
- Desafios e hashtags que promovam o evento de forma orgânica
- Criação de conteúdos exclusivos para as redes sociais
- Uma boa oportunidade para focar na divulgação de conteúdos relacionados a saúde mental, energia sustentável e inclusão
Esses eventos mostram como a forma de consumir café não se resume mais apenas a dar energia e melhorar foco e atenção, e sim, uma forma de gerar um momento significativo para os jovens da gen z em que o foco é a saúde e o bem-estar.
Se antes a geração se importava em se encontrar em locais de madrugada durante as festas e acordar precisando de remédio para ressaca no dia seguinte, o barato agora é estar em ambiente confortável, priorizando a saúde.
Onda wellness da geração Z
A geração Z vem mudando os hábitos e reformulando o cenário do que é ser “jovem”. Para eles, é necessário ter uma rotina e não fazer dos bons hábitos apenas algo passageiro, pra de vez em quando.
Essa rotina envolve autocuidado, saúde mental, física, espiritual, alimentação saudável, exercícios físicos e sono.
Marcas que conseguem surfar no mesmo mar saúdavel da geração Z saem ganhando. Nos Estados Unidos, o mercado de wellness movimento 500 bilhões de dólares, crescendo 4% e 5%.
Lululemon & ALO Yoga – Sportswear e lifestyle saudável
Lululemon reformulou sua estratégia, focando em adolescentes e jovens adultos. Suas campanhas destacam não apenas roupas para exercícios, mas também rotinas de bem-estar e saúde mental nas redes sociais.
ALO Yoga segue trilha semelhante com parcerias com influenciadores digitais e ativações em eventos wellness.
4AM Skin – Bem-estar que respeita rotinas reais
A marca criou campanhas divertidas e sem julgamento sobre hábitos dos jovens, com slogans como: “Não estamos aqui para consertar seus maus hábitos. Estamos aqui para ajudar sua pele a evitar as consequências deles”.
Os produtos são vendidos em locais não convencionais (como bodegas em NY) e mostram pessoas em situações reais do cotidiano, abordando saúde da pele pós-festas ou noites mal dormidas, sem glamour excessivo.
HUM Nutrition – Suplementos individualizados
A HUM Nutrition foca totalmente em wellness: utiliza consultas online e recomendações personalizadas para suplementação, destacando saúde mental e física como prioridade.
Suas campanhas educam sobre temas como ansiedade, sono e nutrição, tudo com comunicação adaptada ao público Gen Z.
Nativo & Olimpo (EUA) – Cosméticos e bebidas funcionais
Nativo vende desodorantes naturais e sem alumínio; Olimpo, refrigerantes com baixo teor de açúcar.
Ambas investem fortemente no TikTok, estimulando trends de autocuidado e saúde, e combinam marketing de influência e valores transparentes.
Coca-Cola e Pepsi – Bebidas saudáveis
Marcas do mainstream como Coca-Cola e Pepsi já lançaram linhas de bebidas funcionais e campanhas de bem-estar, conectando seus portfólios à busca por saúde e praticidade entre os jovens, além de ativações com academias, eventos wellness e conteúdo digital.
Protocolos flexíveis de autocuidado, influenciadores digitais & Tiktok, diversidade e inclusão e produtos com propósito são fatores essenciais para dialogar com a geração Z.
Investir em experiências reais, produtos funcionais e campanhas que inspiram autoestima, saúde e bem-estar é o caminho para conquistar esse público.
BRING ME DATA: melhor conteúdo de marketing em português. Assine aqui.