Como melhorar a gestão de marketing digital no agronegócio
Toda empresa de agronegócio deve investir amplamente na sua presença digital e você já sabe disso. Mas por que a gestão de marketing digital ainda é um desafio até para os players consolidados internacionalmente?
Desde que a relação do produtor rural com a internet passou a ser constante, é essencial lançar mão dos dados que são gerados a partir desse comportamento.
O consumidor pesquisa (quase) tudo antes de comprar, 97% das compras virtuais ou offline iniciam com uma pesquisa online. E no caso das compras de ticket médio alto como de maquinários agrícolas, por exemplo, esse índice sobe para mais de 98%.
Desse montante, a maioria avança no digital em várias etapas da jornada do funil, simulando a compra para então efetivar em loja física. Isso de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
É nesse contexto que o marketing digital oferece métodos mais assertivos de trabalho: todos envolvem análise de dados. Foi assim que o Big Data passou a ser um conceito muito importante e útil para as empresas, sobretudo para o agronegócio.
Veja neste artigo as formas mais eficientes de capturar e gerenciar melhor esses dados para que você possa ter mais resultado gastando menos ao aprimorar sua gestão de marketing digital para agronegócio.
Use segmentação para impactar clientes com maior potencial de compra
No digital, é possível identificar as partes do seu público com maior potencial para realizar uma compra e selecionar esses grupos para direcionar conteúdos específicos.
A segmentação da audiência é o recurso mais eficiente para aumentar suas taxas de conversão, sobretudo no agro, em que o processo envolve definir o público de acordo com sazonalidades, culturas utilizadas, localização geográfica, momento do plantio e colheita, etc.
Além de melhorar o desempenho com o público mais engajado, isso permite identificar o que não funcionou com o público que não avançou nas etapas de compras.
Segmentar o público e visualizar a relação entre os seus anúncios online e o volume de compras nos pontos de venda é muito importante para otimizar a jornada de compra, melhorar a experiência do produtor rural e aprimorar estratégias futuras.
Segmentação é a chave para o controle sobre o ROI. Há recursos para segmentar campanhas de e-mail marketing, social media, Google Search, Google Shopping, Google Display, entre outros.
Com uma segmentação inteligente, é possível conseguir excelentes resultados com baixo custo em campanhas PPC (Pay-Per-Click).
Para criar campanhas ultra segmentadas, solicite o contato de um especialista em marketing digital para agronegócio.
Priorize as métricas mais relevantes para o seu negócio
O volume de métricas envolvidas em campanhas digitais podem te assustar ou tirar o seu foco do que realmente importa, ainda mais se o negócio tiver um e-commerce. Por isso, você deve priorizar sempre as que são mais relevantes para comprovar os seus resultados. De forma geral, são as seguintes:
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Taxa de conversão;
- Custo por lead;
- Taxa de rejeição;
- Ticket médio.
Há métricas importantes específicas do agronegócio. Para conhecer todas, converse com um especialista em marketing digital para o agro.
Escolha um modelo de atribuição do Google Analytics adequado para sua gestão de marketing digital
Um modelo de atribuição é a forma como seus dados serão estruturados para compreender os eventos que acontecem durante a jornada de compra de um produtor rural.
De acordo com o próprio Google Analytics, um modelo de atribuição pode ser uma regra, um conjunto de regras ou um algoritmo que estabelece a identificação e a compreensão dos pontos de contato do cliente com a sua marca até a conversão.
A partir disso, seus dados são estruturados para gerar seus relatórios que serão a base das análises das suas estratégias.
Fique alerta, pois esses processos mudaram bastante com a atualização para o novo Google Analytics. Veja como usar os novos recursos do GA4.
Faça análises comparativas de marketing digital com seus concorrentes
No marketing digital, além de acessar todos os dados sobre o sua própria empresa, você consegue acessar informações úteis sobre seus concorrentes.
Principalmente tratando-se de posicionamento em buscas por palavras-chave e volume de backlinks, você pode fazer comparações muito úteis entre sua marca e a concorrência.
As análises de tráfego possibilitadas por ferramentas como o Google Analytics permitem identificar aquilo que você está explorando mais ou menos que seus concorrentes no mercado.
Mesmo que o seu poder de marca seja menor do que o de alguns players, o marketing digital permite encontrar oportunidades de crescimento que você pode aproveitar de forma muito estratégica.
Por exemplo, você poderá ranquear melhor em palavras-chave mais específicas que os grandes players do mercado não estejam ranqueando.
A vantagem é essa: os mecanismos de busca não se importam com qual marca ou empresa é maior, eles apenas priorizam o conteúdo de maior qualidade e que atende melhor a necessidade do público.
É por meio dos comparativos que você identifica potenciais não explorados. Solicite um diagnóstico comparativo da sua marca e de seus principais concorrentes.
Realize periodicamente essa comparação e veja o quanto você foi capaz de explorar as oportunidades melhor que os concorrentes: você ficará contente com os resultados!
Veja o diagnóstico digital comparativo dos 5 top players do agro no Brasil .
Melhore a gestão de marketing digital no agronegócio agora
Já está pronto para uma gestão de marketing digital de alta performance na sua empresa?
Você precisa estar!
Para começar este aperfeiçoamento agora, baixe gratuitamente nosso Guia para Criar Dashboards Digitais ou agende uma conversa com um especialista em marketing digital para agronegócio.