5 formas de melhorar a gestão de marketing digital do seu supermercado
Todo supermercado deve investir amplamente na sua presença digital e você já sabe disso. Mas por que a gestão de marketing digital ainda é um desafio até para os players consolidados internacionalmente?
Desde que a relação do consumidor com a internet passou a ser constante, é essencial lançar mão dos dados que são gerados a partir desse comportamento.
O consumidor pesquisa (quase) tudo antes de comprar, 97% das compras virtuais ou offline iniciam com uma pesquisa online. E desse montante, a maioria avança no digital em várias etapas da jornada do funil, simulando a compra para então efetivar em loja física. Isso de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
É nesse contexto que o marketing digital oferece métodos mais assertivos de trabalho: todos envolvem análise de dados. Foi assim que o Big Data passou a ser um conceito muito importante e útil para as empresas, sobretudo para supermercados, onde a circulação de clientes no online e offline gera um volume imenso de dados, muito maior que em outros segmentos.
Neste artigo, apresentamos 5 formas de capturar e gerenciar melhor esses dados para que você possa ter mais resultado gastando menos ao aprimorar sua gestão de marketing digital para supermercados.
1 Priorize as métricas mais relevantes para o seu negócio
O volume de métricas envolvidas em campanhas digitais podem te assustar ou tirar o seu foco do que realmente importa, ainda mais se o seu supermercado tiver um e-commerce. Por isso, você deve priorizar sempre as que são mais relevantes para comprovar os seus resultados. De forma geral, são as seguintes:
- Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
- Taxa de conversão;
- Custo por lead;
- Taxa de rejeição;
- Ticket médio.
2 Use segmentação para impactar clientes com maior potencial de compra
No digital, é possível identificar as partes do seu público com maior potencial para realizar uma compra e selecionar esses grupos para direcionar conteúdos específicos. A segmentação da audiência é o recurso mais eficiente para aumentar suas taxas de conversão.
Além de melhorar o desempenho com o público mais engajado, isso permite identificar o que não funcionou com o público que não avançou nas etapas de compras e abandonou o carrinho.
Segmentar o público e visualizar a relação entre os seus anúncios online e o volume de compras em pontos de venda virtuais e físicos é muito importante para otimizar a jornada de compra, melhorar a experiência do cliente e aprimorar estratégias futuras.
Segmentação é a chave para o controle sobre o ROI. Há recursos para segmentar campanhas de e-mail marketing, social media, Google Search, Google Shopping, Google Display, entre outros.
Com uma segmentação inteligente, é possível conseguir excelentes resultados com baixo custo em campanhas PPC (Pay-Per-Click).
Para criar campanhas ultra segmentadas, solicite o contato de um especialista em marketing digital para supermercados.
3 Escolha um modelo de atribuição do Google Analytics adequado para sua gestão de marketing digital
Um modelo de atribuição é a forma como seus dados serão estruturados para compreender os eventos que acontecem durante a jornada de compra de um cliente.
De acordo com o próprio Google Analytics, um modelo de atribuição pode ser uma regra, um conjunto de regras ou um algoritmo que estabelece a identificação e a compreensão dos pontos de contato do cliente com a sua marca até a conversão.
A partir disso, seus dados são estruturados para gerar seus relatórios que serão a base das análises das suas estratégias.
Fique alerta, pois esses processos mudaram bastante com a atualização para o novo Google Analytics. Veja como usar os novos recursos do GA4.
4 Faça análises comparativas de marketing digital com seus concorrentes
No marketing digital, além de acessar todos os dados sobre o seu próprio supermercado, você consegue acessar informações úteis sobre seus concorrentes.
Principalmente tratando-se de posicionamento em buscas por palavras-chave e volume de backlinks, você pode fazer comparações muito úteis entre sua empresa e a concorrência.
As análises de tráfego possibilitadas por ferramentas como o Google Analytics permitem identificar aquilo que você está explorando mais ou menos que seus concorrentes no mercado.
Mesmo que o seu poder de marca seja menor do que o de alguns players, o marketing digital permite encontrar oportunidades de crescimento que você pode aproveitar de forma muito estratégica.
Por exemplo, você poderá ranquear melhor em palavras-chave mais específicas que os grandes players do mercado não estejam ranqueando.
A vantagem é essa: os mecanismos de busca não se importam com qual marca ou empresa é maior, eles apenas priorizam o conteúdo de maior qualidade e que atende melhor a necessidade do público.
É por meio dos comparativos que você identifica potenciais não explorados.
Solicite um diagnóstico comparativo de seu supermercado e de seus principais concorrentes.
Realize periodicamente essa comparação e veja o quanto você foi capaz de explorar as oportunidades melhor que os concorrentes: você ficará contente com os resultados!
5. Identifique tudo que é tangibilizado pela gestão de marketing digital para supermercados
97% dos consumidores pesquisam sobre produtos na internet antes de comprá-los, segundo pesquisa do E-Commerce Brasil.
Esse dado não é válido apenas para e-commerce, pois todo tipo de consumo passa primeiro pela busca online, de automóveis a alimentos perecíveis.
Portanto, é seu dever investir e se aprofundar na gestão de marketing digital para supermercados, não só porque seu cliente exige isso, mas também porque o digital oferece uma visão do início ao fim de todas as métricas que importam em sua jornada de vendas.
Todo investimento em marketing digital é rastreável
Mesmo que pareçam muitas variáveis, basta definir seus modelos de atribuição e as métricas importantes para o seu negócio, e você terá resultados apurados em tempo real.
No marketing digital, você pode medir, analisar e fazer reflexões sobre todos os seus investimentos.
Já está pronto para uma gestão de marketing digital de alta performance no seu supermercado?
Você precisa estar!
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