O Google Adwords, que agora é conhecido como Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google. Através dessa plataforma, anúncios são exibidos em formato de links patrocinados.
Com a ferramenta é possível exibir anúncios para clientes, exatamente no momento em que eles estejam procurando por empresas com o perfil da sua. Normalmente, esses clientes são captados ao procurar em buscadores como o Google, no Maps, ou no Youtube por exemplo. Esses anúncios são exibidos tanto no acesso via desktop, quanto no modo mobile. Essa função está estritamente ligada ao uso de palavras-chave.
Sendo assim, o Google Ads, abre a possibilidade de exibir seu anúncio exatamente para aquele usuário que tem o perfil para ser o seu cliente ideal, ou seja, aquele que realmente está disposto a consumir seus serviços ou produtos.
No entanto, também existem outras formas de aparecer usando o Google Ads, além da rede de pesquisa. Entre elas estão: banners, vídeos ou até em áreas especiais em sites parceiros do Google, a chamada Rede Display. Acesse esse link e entenda como funciona (COLOCAR LINK)
Também é interessante dizer que, com o Google Ads, você só pagará pelo anúncio, quando o usuário clicar para visitar o seu site, ou seja, pagará por aquilo que possa vir a lhe trazer algum hipotético resultado de vendas.
Por que o Google Ads é um bom serviço?
Qual o maior objetivo de um negócio que invista em marketing digital? A resposta para esta simples pergunta, também esclarece o motivo pelo qual você deve investir em publicidade no Google Ads. Simplesmente porque através dessas ações, você aumenta suas chances de melhorar a performance de seu negócio através da criação de mais oportunidades de vendas!
Através desses links patrocinados, a meta de conquistar cada vez mais clientes tem muito mais chance de ser alcançada, afinal, eles direcionam os seus possíveis clientes para sua página, ou seja, seria o mesmo que levar alguém que deseja comprar um carro até uma concessionária. As possibilidades desse alguém fechar negócio e voltar para casa dirigindo esse carro, são muito maiores do que apenas lhe passar o endereço físico da empresa.
Com o uso do Google Ads você consegue:
- O aumento de tráfego para seu site;
- Mais leads qualificados.
- Maior exposição de sua marca e claro, consequentemente resultados melhores para seu negócio.
Em resumo, se você deseja atrair mais visitantes para seu website, aumentar suas vendas online, alcançar as pessoas certas, além de não se limitar geograficamente – podendo anunciar local ou global – o Google Ads é a ferramenta certa para solucionar suas ânsias.
É difícil usar o Google Ads?
Na verdade, não. No entanto, como em tudo no Marketing Digital é preciso que o responsável em gerir a ação, saiba explorar a ferramenta com amplo conhecimento de todas as possibilidades que ela oferece. Alguns detalhes interessantes sobre o Google Ads:
- Se não houver acessos em seu anúncio, não haverá cobrança – no entanto, caso um anúncio no Google Ads não dê retorno, obviamente é preciso rever o conteúdo;
- A inscrição no Google Ads é gratuita, ou seja, você só fará algum investimento quando alguém interagir com seu anúncio;
- Quem decide o valor do investimento é você! O ideal é planejar algo que seja confortável para seu orçamento e a partir dessa decisão, ir ajustando conforme a necessidade;
- Você também pode escolher o local no qual seu anúncio será exibido, uma ótima oportunidade para colocá-lo em um conteúdo que seja relacionado ao seu negócio.
Uma outra possibilidade do Google Ads
Você já ouviu falar de Campanhas Smart? O novo recurso disponibilizado no segundo semestre de 2018 segue um padrão bem interessante para quem precisa otimizar ao máximo seus recursos. Nesses casos o Google usa machine learning, ou seja, inteligência artificial, para complementar ações tratadas como prioritárias pelo usuário, como receber ligações telefônicas, por exemplo.
A ideia é que as campanhas Smart do Google Ads poupem tempo, recurso que costuma ser bem escasso na vida de todo mundo na atualidade. Bem pensado, não?
Conheça os 5 erros comuns que podem fazer uma campanha no Google Ads não dar certo
1º – Falta de planejamento e metas
Se você não fizer o planejamento de suas campanhas, a partir das metas que almeja, é bem provável que não vá chegar a lugar nenhum. Sintetizando a conta é simples: sem metas, sem objetivos e sem objetivos, sem conquistas.
2º- Não gerenciar de forma correta
Não é porque você já sabe algumas coisas sobre Google Ads, que já está pronto para dominar o mundo através da plataforma de publicidade do Google. Nunca é demais falar que o Marketing Digital deve ser feito por quem entende do assunto, caso contrário ele simplesmente será insatisfatório e nunca chegará em sua melhor performance.
3º – Palavras-Chave fracas
Quando se trata de conquistar bons resultados e bom rankeamento nas primeiras páginas dos sites de busca, a escolha correta das palavras-chave inseridas nos mais variados conteúdos, é um dos fatores mais determinantes. É como se a palavra-chave fosse a senha que abre a porta que leva o usuário até o caminho que você deseja que ele siga. Quando elas são fracas, é bem provável que seus potenciais clientes, simplesmente não consigam localizá-lo e se não te acham, com certeza encontrarão o seu concorrente.
4º – Fazer um único anúncio
No Google Ads, assim como na maioria das ações em Marketing Digital, também é preciso testar. Não basta fazer um único anúncio e achar que seu problema com publicidade está resolvido, simplesmente porque sem outros dados de performance para analisar, você nunca saberá com precisão o que funciona melhor para seu negócio. É preciso atirar em pelo menos 3 alvos, para saber com conhecimento de causa, qual a melhor munição para cada uma de suas estratégias.
5º – Escolha errada do público-alvo
Segmentar corretamente o público-alvo é meio caminho andado rumo à alta performance. O erro nesse momento pode ser fatal para o sucesso de suas campanhas. Para escolher o público ideal, é fundamental elaborar uma pesquisa bem embasada em informações que auxiliem na identificação desse público.
Como a Macfor Marketing usa o Google Ads?
Na Macfor Marketing nós fazemos o gerenciamento de campanhas do Google Ads, através de diversas ações como:
- Utilização de uma rede de conteúdo;
- Acompanhamento dos resultados;
- Promoção de campanhas especiais.
Como encontrar as melhores palavras-chave?
Antes de dizer como encontrar as melhores palavras-chave, é preciso primeiro entender o que de fato são elas, que entre outras definições são consideradas as palavras que resumem os temas principais de um texto. Elas são conhecidas por identificar as ideias e temas, no entanto no Marketing Digital, onde são conhecidas como Keywords, as palavras-chave ganham uma outra roupagem e uma nova relevância.
Isto acontece, principalmente porque as keywords conduzem os caminhos de uma pesquisa online. É através das palavras-chave que os usuários pesquisarão aquilo que procuram na web, na maioria das vezes procurando respostas para solucionar suas dores.
Na Macfor Marketing nós usamos as palavras-chave para fornecer o direcionamento de como vamos criar os conteúdos para sites, redes sociais, blogs, etc. Nosso trabalho nesse sentido é bastante minucioso por alguns motivos como:
- É através das palavras-chave que o Google entenderá qual a mensagem que seus conteúdos querem passar;
- Também é através delas que você conseguirá responder as dúvidas de seu público e a partir daí começará a construir uma relação de confiança pela sua empresa;
- Sendo assim, se tudo der certo ele exibirá seu conteúdo exatamente para quem se interessa por seus assuntos.
Nosso trabalho inclui analisar seu website, para determinar quais são as palavras-chave perfeitas para aumentar sua exposição nos sites de buscas.
Ads Keywords
Disponível dentro da plataforma do Google Ads, o Google Keywords Tool é uma ferramenta que auxilia na otimização e criação de anúncios a partir de palavras-chave. Com ela é possível melhorar o posicionamento e conquistar mais visualizações para seus anúncios. Sua atuação basicamente se resume a pesquisar quais palavras, termos e até frases que determinado grupo de usuários fazem em suas pesquisas, podendo inclusive selecionar um período específico, além de saber com qual frequência as buscas foram feitas. Com o uso do Adwords Keywords Tool é possível:
- Obter resultados mais satisfatórios nas pesquisas por palavras-chave, tendo em vista que a pesquisa é bem mais aprofundada;
- Ter acesso aos dados de relevância das pesquisas, como a média mensal, por exemplo.
Na Macfor Marketing nossos especialistas promovem pesquisas aprofundadas, usando esta ferramenta do Google Ads, para conseguir destacar cada vez mais os anúncios de nossos clientes na web.
Nossas ações
Para aumentar a eficácia de seus anúncios algumas de nossas ações incluem:
- Selecionar qual o raio de atuação dos anúncios e quais horários eles devem ser veiculados;
- Criar chamadas atrativas, utilizando palavras-chave que atraiam mais leads qualificados;
- Uso da rede do Google AdSense;
- Trabalhar com anúncios em banners de diversos tamanhos para atrair mais cliques, entre outros.
Escolha a melhor opção para você!
Com o sistema de configuração da rede de conteúdo, conseguimos utilizar filtros de categorias para escolher, quais sites são os mais indicados para receber seus anúncios, que tanto podem ser em formato de banner, quanto de texto, ou vídeo. No Youtube por exemplo, nós usamos o sistema Adsense e conseguimos gerar ótimos resultados.
Alinhar para conquistar!
Para tornar ainda melhor os resultados das campanhas, nossos especialistas estão sempre avaliando quais melhorias são necessárias para conquistar a alta performance que sempre buscamos. Esse alinhamento é feito através de reotimizações periódicas, executadas a partir das análises de resultados. Também fazemos:
- Alterações Condicionais – aquelas que precisam de atualizações frequentes, como em sites de e-commerce, por exemplo;
- Variações de Anúncios – nessa ação o objetivo é fornecer várias opções e depois analisar quais se adaptam melhor a cada plataforma;
- Variação de budget – com o objetivo de melhorar o aproveitamento de seu investimento, entre outros;
- Campanhas em datas sazonais – tanto as comemorativas como Natal ou Páscoa, como as específicas de cada nicho;
- Criação de Landing Pages – como o nome mesmo diz, são páginas especiais criadas para situações específicas como concursos, eventos, entre outros.
Por que analisar os dados dos relatórios?
Tanto nossos relatórios simples, quantos nossas análises completas, contém informações muito importantes inclusive para saber se as estratégias aplicadas estão gerando resultados. Neles, você poderá acompanhar o número de impressões, cliques e até o posicionamento da campanha na disputa por exibição nas pesquisas dos sites de buscas.
Nas análises completas fornecemos métricas e dados específicos do Google Ads, contendo os resultados da campanha toda. Com esta avaliação em mãos é possível entender como seu dinheiro foi gasto e quais metas foram atingidas.
Benefícios de analisar o ROI
Através do ROI (Return On Investment), ou retorno sobre o investimento, é possível entender a eficiência tanto da página, quanto dos anúncios. Com essa análise em mãos é possível ajustar o que for preciso para melhorar a performance.
Uma outra vantagem é que com ela o anunciante tem informações bem importantes sobre como os usuários interagiram com seus anúncios. Além disto é possível contabilizar as impressões, cliques e claro, conversões (se comprou, se preencheu formulário, se fez algum download, etc).
A partir dos dados garimpados nesse contato, é possível seguir o usuário e exibir novos anúncios de seu negócio, através do remarketing. É através dessas métricas que é possível medir quais os fatores que comprovam o retorno do investimento e quais indicam que alguma estratégia precisa ser revista.
Em suma, o Google Ads é uma ferramenta excepcional que o Marketing Digital oferece rumo à conquista de melhores resultados para seus negócios, no entanto, ele não é capaz de fazer tudo sozinho. Trabalhar com otimizações, pesquisas e testes são ações fundamentais e na Macfor Marketing, nossos especialistas estão preparados para isto. Você tem um problema e nós temos a solução. Fale conosco!