Google Analytics 4: como é a análise de dados no mundo sem cookies
Em março de 2022, ficamos sabendo que o Google Analytics como conhecemos hoje será desativado em julho de 2023. Essa antiga versão da plataforma, o Universal Analytics, será completamente encerrada até janeiro de 2024. Isto é, em julho do próximo ano, você vai ter que parar de usar o UA por completo e a partir de janeiro de 2024, você perderá o acesso aos dados dessa antiga versão.
O GA4, nova versão que vai substituir o UA, vem com a maior atualização da história do Google Analytics desde o seu lançamento em 2006.
Especialistas afirmam que o que está acontecendo é muito mais que um update: o Google Analytics 4 vem para inovar toda a forma de análise de dados e ser totalmente privacy-driven.
Saiba como o GA4 vai funcionar para atender todas as restrições de privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sem o recurso dos cookies. Veja também quando você deve migrar para esta nova versão lendo este artigo até o final.
O que mudou no Google Analytics
A nova versão do Google Analytics foi desenvolvida para ser mais eficiente mesmo sem os cookies e com as restrições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para começar, é importante entender que não se trata apenas de um update, mas de uma forma completamente nova de analisar dados, respeitando as restrições de privacidade do usuário.
Nesse sentido, o Google Analytics 4 foi feito para se adaptar a um futuro totalmente sem cookies, que são os pequenos arquivos de texto que ficam salvos no navegador para armazenar os dados de navegação dos usuários.
Em razão disso, o GA4 tem um método de mensuração mais flexível para incluir modelos de dados capazes de preencher os gaps que ficam nas métricas resultantes das análises feitas atualmente.
Ele realiza uma mensuração muito mais precisa dos seus resultados de marketing digital, pois usa machine learning e outros protocolos para criar relatórios completos.
O Google Analytics 4 e a LGPD
A privacidade é a grande chave dessa atualização do Google Analytics, uma vez que as pessoas querem ter cada vez mais controle sobre os seus dados, onde são compartilhados e como são usados. Em vista disso, há várias mudanças na plataforma para melhor atender a LGPD.
O novo Google Analytics é privacy-driven, mas o que exatamente isso significa?
Uma das principais mudanças, nesse contexto, é que os novos recursos do Google Analytics 4 não contarão com a possibilidade de guardar as informações de IP e serão “alimentados” apenas por cookies primários, que são aqueles que estão em conformidade total com as leis de privacidade.
Portanto, prepare-se para novas funcionalidades especificamente voltadas à privacidade dos usuários.
O futuro sem cookies com o GA4
Até agora, o que o Google Analytics faz é colocar cookies no navegador dos usuários que visitam o seu site. Esses cookies são o que permite que o site “lembre” das informações de cada usuário.
Essas informações revelam o comportamento e jornada do usuário no site, bem como se ele é um novo visitante ou já esteve ali antes. Até então, os cookies eram primordiais para web analytics, no entanto, eles podem colocar a privacidade dos usuários em risco, já que compartilham essas informações com terceiros.
Como as leis em relação à privacidade digital estão cada vez mais rigorosas e os usuários estão cada vez mais conscientes sobre a importância do controle sobre seus próprios dados, é necessário analisar os dados de acordo com essas restrições que podem se tornar ainda mais severas no futuro.
Por isso, mais e mais pessoas optam por não “aceitar cookies” e não compartilham os seus dados. Assim, o Google Analytics não pode analisar os dados de todas as pessoas que visitam os sites. É esse gap de informação que o GA4 surge para solucionar.
Para se manter útil em um mundo sem cookies, o Google Analytics 4 foi desenvolvido com machine learning para automaticamente gerar insights a partir de tendências importantes para o seu negócio.
Assim, as lacunas deixadas pela ausência de cookies são preenchidas pelas informações capturadas por uma plataforma que agora é ainda mais inteligente. Você terá uma análise de dados ainda mais completa.
O que você precisa fazer agora para não perder seus dados
Para fazer a migração ideal para o GA4 é preciso planejar, implementar, validar e criar relatórios. Contudo, isso pode ser complexo, sobretudo nesta fase de transição.
Portanto, não faça isso sozinho, correndo o risco de perder alguma parte dos seus dados.
Solicite a ajuda de experts em Analytics para garantir que a implementação do GA4 na sua empresa seja realizada de forma completamente segura e o mais rapidamente possível.
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