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  • Fabricio Macias
  • 22/09/2021

3 provas de que Growth Hacking B2B funciona

3 provas de que Growth Hacking B2B funciona

Toda empresa que busca acelerar o próprio crescimento já pesquisou ou já aplicou estratégias de growth hacking. E quando se trata de growth hacking B2B: será que a estratégia mantém o mesmo nível de eficiência?

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Conheça melhor o growth hacking e aprenda a impulsionar o crescimento da sua empresa de forma rápida.

O crescimento exponencial garantido por essa metodologia evidentemente chama a atenção de empresas de todos os portes e segmentos. 

Mas no universo das grandes empresas e das multinacionais, a pergunta mais frequente sobre o assunto é: growth hacking B2B é realmente uma opção? 

Neste artigo, vamos falar sobre como o growth hacking B2B é uma ótima opção para multinacionais, diremos o porquê e ainda vamos apresentar 3 provas de que a metodologia realmente funciona em grandes empresas.

O que você vai ver:

  • O que é growth hacking? 
  • Prova 1. Growth hacking B2B funciona, porque permite avaliar pontos diferentes e aprender coisas novas.
  • Prova 2. Growth hacking B2B funciona, porque desenvolve a capacidade analítica e o maior domínio de canais.
  • Prova 3. Growth hacking B2B funciona, porque você já pratica e ainda não percebeu.

O que é growth hacking? 

Growth hacking é uma metodologia para o crescimento de empresas que ganhou um destaque muito grande no mundo do marketing digital, pois o que ela propõe – e realiza – é realmente impressionante.

O crescimento de uma empresa não é um processo fácil, e também não acontece da noite para o dia. O growth hacking surgiu há mais de uma década, exatamente para acelerar esse desenvolvimento e focar somente no crescimento. 

A metodologia foi criada em meados de 2010 por startups do Vale do Silício, na febre do empreendedorismo na área de tecnologia de inovação. 

Nessa época, a estratégia foi validada para negócios escaláveis, isto é, as startups que nasciam pequenas e, por meio de hacks, descobriam processos capazes de promover ganhos maiores. Então, passaram a reproduzi-los repetidamente e em grande quantidade.

Isso é eficiente na produção de tecnologia disruptiva e, especialmente, no varejo. Mas para outros segmentos e empresas, como multinacionais que dependem de estratégias de marketing B2B, essa metodologia também é uma opção segura de investimento.

O mindset do growth hacking gera eficiência em qualquer ambiente de negócios.

O mindset do growth hacking

Assim como o marketing, o foco do growth hacking é a expansão, mas sua proposta é subverter a lógica comum do desenvolvimento gradual e encontrar os atalhos que permitem saltos de crescimento.

Esses atalhos são os hacks que aceleram o growth – o crescimento. Assim, o grande objetivo dessa estratégia é encontrá-los.

A alma do growth hacking é o experimentalismo: tudo é baseado no que é efetivamente executado. Desse modo, o seu diferencial é a realização constante de testes para validar hipóteses e posterior legitimação de processos com operações repetitivas.

Principais diferenciais do growth hacking: 

  • fundamenta-se na prática, pois as hipóteses saem da teoria para serem testadas e validadas;
  • oferece um entendimento maior da dinâmica de crescimento das empresas, porque foca nisso e se aprofunda em detalhes;
  • possibilita gerar resultados mais rápido, pois está sempre monitorando os processos que realmente funcionam.

Por isso, o mindset do growth hacking é totalmente baseado em questionar, testar, gerar e validar hipóteses para construir processos em torno de operações que devem se repetir.

Veja a seguir as 3 provas de que esta metodologia funciona no marketing B2B.

1. Growth hacking B2B funciona, porque permite sair do convencional e aprender coisas novas

Nas multinacionais, há um grande trabalho de relacionamento com clientes e stakeholders de várias regiões e países. 

Esse relacionamento é muito importante para a consolidação e o crescimento da empresa, e é justamente nesse aspecto que o growth hacking B2B pode ser um aliado muito poderoso.

Uma vez que você terá ao seu dispor equipes para realizar testes em várias operações, uma alternativa é testar a sua comunicação com todas essas pessoas por e-mail, por exemplo.

Além de apenas monitorar a taxa de abertura de e-mails, você pode diversificar assuntos, CTA’s e muito mais para testar e verificar o que gera mais engajamento.

O que o growth hacking soma ao marketing B2B

No habitual marketing B2B, uma operação como essa seria apenas mais um ciclo de execução e verificação de números. Com os testes e as possibilidades aceleradas pelo growth hacking, é possível mudar muito rápido o que não gera bons resultados.

Portanto, além dos números dos seus e-mails, você descobre quais temas e abordagens têm maior desempenho com o seu público. Assim, é possível gerar comunidades fortes dentro da sua audiência.

As próprias empresas veem isso como positivo. Um estudo da Vanilla Forums, plataforma de formação de comunidades online, mostrou que 77% das marcas percebem que as comunidades melhoram a exposição, a brand awareness e aumentam a credibilidade.

2. Growth hacking B2B funciona, porque desenvolve a capacidade analítica e o maior domínio de canais

O diferencial do growth hacking é a avaliação rápida que ele faz dos testes e experiências. Então, para que essas avaliações sejam efetivas, é necessário que se desenvolva no time uma habilidade para entender as métricas.

Por isso, uma das principais habilidades que naturalmente se desenvolve ao adotar uma estratégia de growth hacking é o domínio de canais como e-mail, WhatsApp, social ads, sites, blogs e mídias.

Com vários testes e uma boa ferramenta de CRM, você entenderá melhor esses canais e o real valor de suas métricas, pois trabalhará constantemente com análises que exigem a comparação desses diferentes meios. 

O que o growth hacking soma na análise de dados

Como você vai analisar e comparar as informações de todos esses canais, se tornará, consequentemente, um expert em interpretar os dados e tirar insights dos próprios experimentos. 

Obter insights das próprias ações realizadas, e não apenas de estatísticas previamente geradas no mercado, é o cerne do growth. Ou seja, você tem maior domínio sobre as suas métricas porque elas são geradas a partir de ações totalmente conduzidas pela sua empresa.

Somado a isso, à medida que você vai testando o que aumenta a performance em cada plataforma, sua marca conquista autoridade em cada canal. 

Portanto, é a sua postura em relação aos diferentes canais que gera a mudança. Quando você se dedica a fazer testes, já está disposto a abandonar certos posicionamentos, como o de que, em um segmento X, as estatísticas de mercado mostram que somente o canal Y funciona.

Maior autoridade nos canais contribui na melhora da experiência dos usuários, no aumento de brand awareness e no fortalecimento das comunidades. Isso aumenta as chances de que a sua marca seja recomendada. A Consultoria da Nielsen mostrou que 92% dos clientes, no B2C ou B2B, preferem receber uma recomendação antes de fechar um negócio.

3. Growth hacking B2B funciona, porque você já pratica e ainda não percebeu

Agora, pare e reflita: quando você contrata alguém, pensa apenas no que a pessoa já fez até o momento, ou tem grande consideração pelo potencial de evolução que ela demonstra?

Certamente, você se fundamenta no que conhece sobre o passado da pessoa e aposta no potencial que ela oferece. Essa é a essência do growth hacking!

Na contratação de um colaborador, assim como em uma estratégia de growth, você vê a possibilidade de crescimento da pessoa e investe nela, submetendo-a a desafios e testes. 

É essa exposição a experiências e validação de hipóteses que garante o crescimento e a superação de expectativas, tanto em uma contratação quanto no teste de um processo.

O que o growth hacking soma as suas práticas de mercado

Com todos os dados que você já tem e monitora em sua empresa, é possível gerar, testar e validar hipóteses. O que muda com o growth hacking é que você não vai apenas verificar esses dados, mas compreender por que eles se apresentam naquelas métricas.

Se você adotar a metodologia growth em seu negócio B2B, vai perceber um antes e depois nas suas práticas de mercado. 

No antes, você verá que as suas análises e estratégias focam muito mais em melhoria de produto. Já no depois, perceberá que o growth hacking trabalha muito mais para melhorar a experiência do usuário – o valioso customer success. 

A partir disso, você vai gerar mais resultados e fortalecerá sua brand awareness. 

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