Growth hacking: dicas do diretor de growth do maior clube de vinhos do mundo | BRING ME DATA #04
Grande crescimento com orçamento modesto, é isso que caracteriza o growth hacking, metodologia de negócio que vai muito além do marketing tradicional. Os grandes cases a partir desse método são Dropbox, Airbnb, Facebook e outros, o que leva à seguinte questão: será que isso só funciona com empresas consolidadas no digital?
É sobre isso que falamos neste episódio do BRING ME DATA, podcast sobre marketing digital e growth hacking apresentado pelo Fabrício Macias, co-CEO da Macfor. Para esta conversa, o convidado não poderia ser outro: Carlos Geraldo, diretor de growth da Wine, o maior clube de vinhos do mundo.
A partir desta conversa, você terá a oportunidade de entender como o growth hacking pode ser ou não aplicado à prática em diferentes realidades de negócio. Confira também como é se preparar para ser um growth hacker, profissional bastante valorizado no mercado, e descubra se existe uma fórmula específica para a metodologia ser aplicada com sucesso.
Escute o episódio na íntegra.
O que é Growth Hacking?
Parece que já se falou muito sobre growth hacking no mercado, mas, aparentemente, ainda é preciso falar mais, pois é comum que as pessoas tenham uma ideia desse conceito que não é realmente a correta.
Growth hacking, de acordo com o Carlos Geraldo, é uma metodologia para gerar crescimento de negócios a partir de experimentos rápidos.
Essa experimentação rápida consiste em gerar hipóteses, validá-las a partir de testes nos quais o objetivo é acertar ou errar rápido, fazer o registro de tudo para então analisar o que pode ser aplicado em grande escala para gerar crescimento.
É nesse contexto que se gerou o clássico “mudar a cor do botão de compra” para gerar mais conversões e vendas, porque o growth hacking é justamente o crescimento gerado a partir de pequenas estratégias testadas e validadas.
O que faz um profissional de growth hacking
Como você pode conferir neste episódio do BRING ME DATA, bem diferentemente do que se pensa, o papel do growth hacker não é aplicar fórmulas aprendidas a partir dos vários estudos já publicados sobre a metodologia.
O mais adequado é declarar que este é um profissional com grande expertise em dados e não em fórmulas prontas. Até por isso é uma força chave para o marketing digital.
O profissional de growth hacking usa a sua capacidade de levantar e analisar dados para visualizar as condições às quais deve se adaptar para gerar crescimento. É com base nesses dados que, como apontado pelo Fabrício Macias, “ele dá um jeito para tudo”.
A ideia de que o especialista em growth hacking é alguém que precisa trabalhar com fórmulas pré-estabelecidas tem muito a ver com o fato de que esta posição ainda é bastante nova, principalmente no Brasil. Por isso, ainda existe escassez deste tipo de profissional no mercado.
Como é a rotina de um profissional de growth hacking
Sendo um profissional com alta capacidade para análise e apuração de dados, o growth hacker ocupa um cargo estratégico geralmente integrando squads multidisciplinares. Esses times envolvem várias áreas de conhecimento, justamente porque o growth hacking é capaz de identificar possibilidades de crescimento em diversas unidades de negócio.
Assim, aliado a pessoas de diferentes áreas de expertise, o profissional de growth hacking trabalha identificando oportunidades por meio de levantamento de estatísticas e análises fundamentadas por inteligência de dados, para então guiar as estratégias a objetivos simples, relativamente fáceis de ser alcançados.
É por isso que o que esse profissional realiza pode ser chamado de hacking, afinal, por meio de ações aparentemente simples, é possível obter grandes índices de crescimento. Isso, porque o trabalho segue as seguintes etapas:
- Analisar os dados de marketing digital e vendas e questionar tudo: o por quê das circunstâncias do negócio, o que pode ser melhorado, etc;
- Realizar testes em todos os pontos de melhoria identificados a partir dos dados;
- Ter uma estrutura e um time pronto para executar ações de forma a errar e corrigir rápido;
- Registrar tudo que foi realizado para posterior aplicação em maior escala com criação de playbooks com passo a passo para os resultados desejados.
Como fazer growth hacking
A aplicação do growth hacking na prática é uma implementação de todos os pontos apresentados acima e explicados no podcast, aliados à capacidade de se adaptar a diferentes circunstâncias com habilidade para agir rapidamente.
O growth hacking é uma metodologia que pode e deve ser aplicada de acordo com um ciclo de processos. Você pode encontrar este ciclo mapeado neste material exclusivo:
É possível aplicar growth hacking em qualquer negócio?
Uma pergunta muito frequente em relação ao growth hacking é se ele pode ser aplicado na prática em negócios que não tem sua base no digital como os grandes cases de sucesso da metodologia como: Dropbox, Airbnb e outros.
Para saber se é possível gerar crescimento com growth hacking em qualquer realidade de negócio e entender como você pode fazer isso: confira o episódio do BRING ME DATA na íntegra!
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