O guia essencial para criar conteúdo para blog
A criação de conteúdo para blog é fundamental. No entanto, para garantir que esse conteúdo realmente alcance seu público-alvo e melhore o tráfego orgânico, é vital adotar uma abordagem estratégica voltada para conteúdo para SEO.
Muitos se perguntam: como ter um blog de sucesso em meio a tantos outros blogs? Por que, mesmo com um blog repleto textos de alta qualidade, as visitas no site ainda são limitadas?
Aqui está o segredo: não basta apenas criar conteúdo, é crucial otimizá-lo. Vamos mergulhar em três dicas valiosas para transformar seu blog em uma máquina de geração de tráfego.
- O que você verá neste artigo:
- Valor do conteúdo aprofundado;
- Importância da estrutura de títulos e subtítulos;
- O poder dos elementos visuais:
- A eficiência da linkagem interna;
- Análise de métricas para otimização.
Como ter um blog de sucesso em SEO
Mergulhar no mundo dos blogs e criar conteúdo para SEO de alta performance é uma tarefa que requer atenção, dedicação e muita pesquisa. Se você busca aumentar o tráfego orgânico e estabelecer seu blog como uma autoridade em seu nicho, este guia é para você.
A presença digital se tornou crucial para negócios em todas as áreas. Portanto, é faz toda a diferença se dedicar a aprender como ter um blog de sucesso. Mas como se destacar quando milhares de conteúdos são publicados diariamente? Isso não terá segredo se você seguir os passos a seguir.
Identifique a estratégia de marketing de conteúdo mais indicada para seu segmento
92% dos especialistas afirmam que blog posts devem ser o principal tipo de conteúdo produzido por empresas para gerar brand awareness e performance. Será que, nesse mercado, somente o seu segmento funciona de outra forma?
Certamente, sua empresa não é exceção. Porém, você pode estar deixando de dar a devida atenção a alguns fatores cruciais do marketing de conteúdo.
Aqui, você vai compreender estes fatores técnicos e como trabalhar com eles.
Mantenha sua produção de conteúdo com foco em relevância e utilidade para o público. Somado a isso, abra o olho especialmente para fatores como contagem de palavras, disposição dos títulos e subtítulos, estrutura e conteúdos visuais.
A importância do tráfego orgânico
Antes de mais nada, compreender a relevância do tráfego orgânico é fundamental. Esse tipo de tráfego é resultante de pesquisas não pagas em motores de busca, como o Google.
Quando seu conteúdo para blog é otimizado para SEO, há um aumento na chance de seu site ser listado entre os primeiros resultados. Essa visibilidade natural, sem custos de anúncios, é uma forma poderosa e sustentável de ampliar sua audiência. Siga as dicas a seguir e não esqueça de mensurar o sucesso.
1: Crie conteúdo para blog mais denso e aprofundado
As empresas que querem ter um blog de sucesso e ser fonte principal de conteúdo do seu nicho devem rever sua ideia de objetividade no copywriting.
Muitas apostam em um grande volume de temas e pautas, justamente para ter entre seus conteúdos o maior número de keywords e termos de pesquisa possíveis. No entanto, não se aprofundam em cada um desses termos.
Se o seu blog tem muitos artigos, mas eles têm entre 300 e 500 palavras cada, você já pode perceber que vem daí o seu problema de baixo índice de leitores.
Conteúdos mais longos atraem mais pageviews
Esta é a hora em que talvez você fique confuso, a julgar pela sua própria experiência de usuário: um conteúdo breve e objetivo atrai mais a sua atenção, certo?
No entanto, há um outro leitor muito importante que deve ser levado em conta: o Googlebot.
Googlebot é o robô rastreador de informações do Google.
É claro que você deve criar seu conteúdo para responder uma pergunta e solucionar um problema de um potencial cliente. Porém, quem decide quais conteúdos vão aparecer na primeira página do Google é o próprio Google e seus Googlebots.
Quando você pensa: “Não vou perder tempo escrevendo conteúdos longos. Quem vai lê-los?”, a resposta é: o Google.
Os Googlebots estão sempre lendo e rastreando informações para indexá-las, isto é, armazená-las em seus índices de pesquisa.
Quando os Googlebots veem um conteúdo que realmente responde uma dúvida com informações aprofundadas e potencial para satisfazer um usuário, a chance de que ele coloque esse conteúdo na primeira página é bem grande.
Isso acontece muito mais com conteúdos de 1200 a 7000 palavras do que conteúdos de 300 a 600 palavras. Esse é um dado do estudo lançado pelo site IsItWP, que oferece ferramentas para otimização de sites e blogs em WordPress.
Textos mais longos – entre 1200 e 7000 palavras – têm mais visualizações, compartilhamentos e backlinks do que os textos mais curtos.
A proporção, segundo o estudo, é a seguinte: menos de 50% dos conteúdos com menos de 600 palavras são compartilhados, enquanto mais de 80% dos artigos com mais de 1200 palavras têm compartilhamento.
Tudo isso se deve à dinâmica: Googlebot encontra informação de qualidade, indexa e coloca nos primeiros resultados de pesquisa. Assim, seu conteúdo é mais lido e compartilhado pelo público que você quer alcançar.
2 Faça conteúdo para blog com boa estrutura de títulos e subtítulos
Você já sabe que os títulos são as vitrines para os seus artigos: aquilo que o leitor vê primeiro e, a partir dele, decide se vai “entrar” ou não no seu conteúdo.
Seu redator e/ou sua equipe de copywriting também conhecem a importância das keywords. Seu uso estratégico é essencial para títulos e subtítulos.
Uma grande responsável por aumentar visitas no site, a keyword (palavra-chave) conduz o interesse do leitor para o seu conteúdo de blog.
Mas o que merece sua atenção neste tópico vai além do uso das keywords: fique atento a como o texto é estruturado em títulos e subtítulos!
Há vários modos pelos quais você pode organizar o seu texto para aumentar a legibilidade. Então, qual é a estrutura mais presente nos conteúdos de alta performance?
Crie sempre os seus títulos e subtítulos com palavras-chave. Essa é uma das lições mais importantes de SEO (Search Engine Optimization).
Há formas muito eficientes disponíveis no próprio Google para definir os títulos certos para um blog post. As mais indicadas são responder uma pergunta e oferecer um guia ou um passo a passo para solucionar um problema.
Sobre os títulos, a The New Yorker – uma das revistas mais lidas do mundo – fez uma análise muito importante: artigos que atraem mais pageviews, backlinks e shares são aqueles que trazem listas no título.
Blog posts com listas no título atraem 80% mais tráfego do que outros tipos de artigos.
Os elementos chave para essa estatística são os seguintes:
- Listas atraem o leitor, porque passam a ideia de que os dados estão bem organizados e serão úteis ao propósito da leitura.
- Listas se destacam até mesmo visualmente, oferecendo uma leitura mais objetiva do que um fluxo contínuo de conteúdo.
- Por estarem mais organizadas, as informações parecem mais dignas de confiança. Assim, o leitor não terá objeções em clicar e compartilhar o artigo.
- A ordem por numeração ou categorias permite que o leitor classifique e grave melhor as informações. Por isso, as listas são uma ferramenta útil também para sua brand awareness. Afinal, listas se tornam conteúdos virais, as listas do Buzzfeed e da Forbes são exemplos disso.
Além das listas, seu conteúdo deve ter uma estrutura de subtítulos complexa: H2+H3+H4.
Conteúdos de alta performance, além do título em H1, têm estrutura complexa com subtítulos em H2, H3 e H4.
De acordo com o Search Engine Journal, um dos maiores portais de SEO, textos com estrutura de até três níveis de subtítulos oferecem uma legibilidade muito maior.
O texto fica dividido em partes nas quais o leitor pode facilmente encontrar as informações que procura.
Isso melhora a experiência do seu público e também facilita o rastreamento de informações pelos Googlebots, que organizam e indexam o conteúdo também ao longo do texto.
Por isso, essa tática é recomendada pelo próprio Google – cuja principal dica para as estratégias de marketing de conteúdo é: nunca escrever grandes blocos de texto.
Tags como H1, H2 e H3 ajudam o Google a entender melhor sobre o que é o seu conteúdo. Assim, ele o posiciona melhor nas páginas de resultados de pesquisas.
É preciso que sua equipe de copywriting desenvolva um trabalho voltado a estruturar o conteúdo adequadamente.
Dessa forma, seu conteúdo será segmentado pela lógica em partes mais legíveis para o público. Isso trará mais visitas para seu blog e site.
Mais visitas, mais autoridade, mais leads.
3 Use elementos visuais para aumentar os acessos do seu conteúdo para blog
O grande apelo das imagens ao público já é óbvio. Portanto, o uso inteligente de imagens e vídeos não pode faltar em uma estratégia de marketing de conteúdo para aumentar visitas no site.
Imagens e vídeos são muito importantes em como o seu leitor interage com um conteúdo.
O Search Engine Journal afirma que o uso dessas mídias beneficia o SEO, pois aumenta o rankeamento do seu conteúdo na página de resultados de pesquisa.
Vincular conteúdo ao Google Imagens também é uma ótima forma de rankear seu conteúdo com um apelo ainda mais forte que o texto.
Imagens permitem que você reforce a sua mensagem ao público além de deixar seu conteúdo com mais fácil compreensão e forte memorização.
As imagens são mais facilmente partilhadas entre os leitores. Isso significa que sua brand awareness se expande por outros canais além do blog.
Para se aprofundar neste tópico, leia nosso artigo exclusivo sobre o Google Imagens.
4 Conteúdo para blog requer a arte da linkagem interna
Uma técnica frequentemente subestimada é a linkagem interna. Ao criar links para outros artigos e páginas relevantes do seu site dentro de um post, você mantém o leitor envolvido e potencializa o SEO do seu site.
Quando você integra a linkagem interna de maneira eficaz, seu conteúdo ganha uma camada extra de riqueza e contexto. Isso porque os links internos permitem que os leitores explorem tópicos relacionados com facilidade, proporcionando uma compreensão mais profunda do assunto em questão. Além de manter os leitores em seu site por mais tempo, isso também os encoraja a explorar e descobrir mais sobre o que você tem a oferecer.
Com cada clique em um link interno, você está basicamente guiando seu leitor através de uma jornada educacional, onde cada artigo ou página complementa e constrói sobre o outro.
Ganho de domain authority
Do ponto de vista do SEO, a linkagem interna não é apenas uma ferramenta para melhorar a experiência do usuário. Ela também desempenha um papel crucial na distribuição da autoridade de página (PA) através do seu site.
Ao criar links de páginas com alta PA para aquelas com menos autoridade, você está efetivamente distribuindo essa autoridade e fortalecendo a relevância de todo o seu site. A longo prazo, isso pode resultar em um aumento na autoridade de domínio (DA) do seu site como um todo, fazendo com que ele tenha um desempenho melhor nos motores de busca e atraindo mais tráfego orgânico.
Planejamento Estratégico e Revisão Regular
No entanto, é essencial que a linkagem interna seja feita de forma estratégica. Incluir links apenas por incluí-los, sem considerar sua relevância e valor, pode ser contraproducente. Cada link deve servir a um propósito, seja ele proporcionar mais informações sobre um subtema específico, esclarecer um ponto ou oferecer uma perspectiva diferente sobre o tópico.
Além disso, é vital revisar regularmente os links internos, especialmente à medida que o conteúdo do site cresce e evolui. Links quebrados ou desatualizados podem prejudicar a experiência do usuário e sua estratégia de SEO, por isso é essencial mantê-los atualizados e funcionando perfeitamente.
5 Analise as métricas do seu conteúdo para blog
Viver na era digital significa ter acesso a uma gama infindável de dados e informações, e essa riqueza de detalhes é uma bênção para o marketing de conteúdo. Usar ferramentas como o Google Analytics 4 é como ter um mapa que mostra exatamente onde seu blog está brilhando e onde pode necessitar de melhorias.
Com o GA4, você não está mais atirando no escuro, mas tomando decisões informadas baseadas em dados concretos. Ao analisar o comportamento do visitante, o tempo de permanência em uma página ou os posts mais compartilhados, você tem uma visão clara do que está ressoando com seu público.
Decifre o significado das métricas
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No entanto, apenas coletar dados não é suficiente. É fundamental entender o que essas métricas realmente significam para o seu blog. Por exemplo, um aumento no tráfego pode ser um ótimo sinal, mas de onde esses visitantes estão vindo?
Se a maior parte do tráfego é proveniente de pesquisa orgânica, isso pode indicar um SEO forte. Se é de mídias sociais, suas campanhas de marketing nesses canais podem estar funcionando bem. Além disso, a taxa de rejeição pode indicar se o conteúdo é relevante para os visitantes ou se eles estão deixando o site sem interagir.
Ao decifrar o significado por trás de cada métrica, você pode refinar sua estratégia para melhor atender às necessidades e interesses de seu público.
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