Guia rápido para migrar para o Google Analytics 4
Quem tem site e analisa os dados de navegação com o Universal Analytics certamente já deve ter ouvido falar sobre a urgência em migrar para o Google Analytics 4, pois a versão atual da plataforma será desativada em julho de 2023.
Mas, na verdade, o que deve ser feito o quanto antes é a implementação do GA4 enquanto o Universal Analytics ainda está ativo.
Usar simultaneamente o UA e o GA4 é o que você deve fazer ao invés de substituir uma plataforma pela outra neste momento. O próprio Google instrui os usuários a usarem o UA até a data em que ele será desativado no próximo ano.
Neste artigo você encontra um guia rápido do que você deve fazer para “migrar” para o Google Analytics 4 de forma correta.
O que é Google Analytics 4?
O GA4 é a versão mais recente do Google Analytics, desenvolvida para analisar dados de diversos dispositivos e plataformas, diferentemente do Universal Analytics, que rastreia apenas os dados de sites.
Seu maior diferencial é o recurso de machine learning para oferecer análises e insights mais inteligentes mesmo sem cookies e com restrições de privacidade do usuário cada vez mais rigorosas.
Todos os usuários do Universal Analytics devem migrar para o GA4, pois o UA será totalmente desativado em julho de 2023 e quem tem propriedades nele terá até, no máximo, janeiro de 2024 para exportar os dados para outro lugar, ou vai perdê-los.
Embora este seja um processo complexo e haja a necessidade de trabalhar com uma nova interface, novos modelos de dados e novas funcionalidades, a mudança é muito positiva.
Por que usar o UA e o GA4 em simultâneo?
O GA4 já funciona por completo, mas há uma série de recursos e inovações que ainda serão adicionados, inclusive melhorias de funções específicas do UA. Portanto, ao usar as duas versões, nesse período de transição, você aproveita os melhores recursos das duas enquanto se adapta à última versão.
É fácil criar uma nova propriedade no GA4, especialmente se você já usa o UA. Basta adicionar a propriedade nova à conta existente do Google Analytics e incluir nela o fluxo de dados do GA4. A sua conta deve ficar da seguinte forma:
- Uma conta do Google Analytics;
- Uma propriedade do UA;
- Uma propriedade do GA4;
- Um novo fluxo de dados da web para o site.
Mudança para o Google Analytics 4: visão geral do processo
O processo de mudança para o GA4 passa pelas seguintes etapas:
- Auditoria da coleta e das configurações das ferramentas de dados;
- Configuração correta das ferramentas de análise;
- Definição do grau de acesso às fontes de dados (acessos para visualizar, comentar, editar);
- Definição dos melhores dados para cada situação;
- Implementação de e-commerce (quando houver);
- Criação de eventos personalizados seguindo o padrão atual do site.
Para garantir a execução correta de cada uma dessas etapas, você deve realizar os seguintes passos.
1 Configure uma nova propriedade no Google Analytics 4
Você deve configurar uma propriedade nova no GA4 e continuar a usar a propriedade antiga no Universal Analytics para permanecer coletando dados na versão anterior, já aproveitando todos os recursos da versão mais recente.
Diferentemente do Universal Analytics que tratava apenas de dados da web, o GA4 é feito para a coleta de dados tanto para quem apenas tem site, quanto para quem tem somente app ou para quem tem ambos. Por isso, na nova propriedade que você criará no GA4, é possível trabalhar com vários fluxos de dados.
Os fluxos de dados do GA4 são os recursos que permitem conectar a ferramenta às diversas plataformas nas quais os usuários navegam e interagem com a sua empresa. Se o seu negócio tem um site e um app, por exemplo, será necessário criar um fluxo de dados para cada um. Contudo, você poderá manter os dois fluxos na mesma propriedade do GA4 e, assim, analisá-los de forma integrada.
Os fluxos de dados do Google Analytics 4 funcionam da seguinte forma:
- Quem tem um site só precisa de um fluxo de dados;
- Quem tem apenas um app disponível para Android e iOS precisa de 2 fluxos de dados: um para Android e outro para iOS;
- Quem tem um site e um aplicativo disponível para Android e iOS precisa de 3 fluxos de dados: um para o site, um para o Android e outro para iOS.
A partir desses fluxos é possível configurar o Google Analytics 4 de forma lógica.
2 Verifique o andamento do GA4 junto ao UA
Após configurar uma propriedade do GA4 na sua conta, verifique se as duas versões estão funcionando corretamente juntas, fazendo o login e abrindo a nova propriedade para checar se os dados já estão sendo coletados para relatório nesse novo ambiente.
A partir disso, já é possível usar as novas funcionalidades do Google Analytics 4 e ir se adaptando à nova interface para se beneficiar dos recursos já existentes e dos que ainda estão por vir.
É muito importante que quem já tem uma propriedade no UA não troque de plataforma de uma hora para outra, mas configure a propriedade do GA4 junto com a existente e somente faça a migração completa quando for necessário. Isto é, quando o UA for totalmente desativado em julho de 2023.
Até lá, você vai coletando dados na nova versão, a fim de criar um histórico sólido para poder fazer as comparações YoY no GA4, já que não será possível migrar os seus dados da UA para a versão mais recente.
Como fazer a migração correta para o Google Analytics 4?
É muito importante que você não pare simplesmente de usar o Universal Analytics para migrar imediatamente para o GA4. Essa mudança, como você viu, deve começar o quanto antes, mas ela deve ser planejada e seguir métodos rigorosos de implementação.
Para que não haja erros, extravio ou mau uso dos seus dados, você pode solicitar os serviços de implementação dos experts em Analytics da Macfor, uma das maiores agências de marketing digital full service do país, altamente especializada nas soluções do Google.
A Macfor é Google Partner Premier 2022, o que significa que, ao contar com a nossa expertise, você garante a melhor performance com os produtos e serviços do Google, especialmente agora na migração para o GA4.
Solicite o contato de um de nossos especialistas e garanta a migração para o GA4 de forma simples e totalmente segura!
Agende uma conversa com um especialista em Analytics da Macfor.