Uma das tendências hoje em dia é criar novos conceitos entre colaboradores, a fim de promover mudanças e melhorias em diversos aspectos dentro do local de trabalho. O ano de 2018 foi muito gratificante para nós. Batemos metas, criamos tendências, mudamos o fluxo, enfim, grandes desafios nos exigiram grandes mudanças.
Ouvimos dezembro e já relacionamos o mês com retrospectivas, não é mesmo? Mas nós estamos focados apenas em uma coisa: queremos mais resultados para 2019!
Empresas focadas no futuro, estão focadas em inovação, mas isso não é algo que acontece da noite para o dia e nós sabemos disso. Precisamos manter o foco e ter pessoas capacitadas e experientes que tomem decisões assertivas ao longo do caminho.
Essas pessoas, que podem ser internas ou externas, conseguem aproveitar o poder intelectual em torno delas através de um canal de comunicação extremamente aberto. Sendo assim, todos participam e cocriam com a máxima eficiência na gestão de ideias.
O Hackaton é isso! Uma espécie de “maratona” que reúne pessoas com diferentes funções e competências, que conseguem criar rapidamente ideias e soluções diversas.
Como planejar um Hackaton?
Se você está iniciando um projeto, esta é a melhor maneira para começar! Rapidamente você promove, junto com os seus colaboradores, um desafio em que todos participam e trabalham em equipe para encontrar a solução de um problema real que ocorre dentro da empresa de uma maneira eficiente e rápida.
Sabemos que existem diversas maneiras, principalmente se for a primeira “maratona de ideias” e seus colaboradores não estiverem acostumados. O objetivo é: focar no objetivo e definir uma data.
É importante definir uma data que não conflite com eventos externos ou internos; escolha um ambiente diferente do tradicional, inove! Assim, você pode explorar a criatividade e o inusitado. Procure parceiros em diferentes áreas: opiniões de pessoas que estão fora da situação são sempre relevantes, pois elas enxergam mudanças com um olhar totalmente diferente.
Check list
Como dissemos no parágrafo anterior, ter pessoas de fora com um conhecimento avançado no tema acaba promovendo pontos de vista diferentes para motivar os participantes. Faça a divulgação do projeto para promover a motivação dos participantes. O importante é engajar antes do lançamento.
Se o seu Hackaton de ideias é sobre marketing digital, por exemplo, converse com especialistas da área para garantir que a linguagem e as ferramentas sejam utilizadas de maneira adequada.
É importante esclarecer aos participantes que a melhor ideia será implementada. Portanto, tenha um plano definido para compartilhar com todos os participantes e como as ideias serão avaliadas.
Durante a execução do projeto, dar feedback e manter o contato com os participantes é de extrema importância, já que isso promove uma realização pessoal. Depois, faça um diagnóstico para avaliar se a sua equipe alcançou os objetivos e o que precisa para ser colocado em prática. Saiba diferenciar as ações que funcionariam bem e as que não. Se pergunte: O que faria diferente da próxima vez?
Como colocar em prática?
Ofereça suporte e ferramentas para que seu Hackaton rode de maneira eficiente, juntando os colaboradores em um ambiente agradável, que junte a criatividade e uma experiência em um só lugar.
Até o próximo post! That’s all folks!