Um vídeo capturado de um novo agente de IA chinesa impressionou a internet nas últimas semanas.
O sistema, como se vê no vídeo, mostra-se capaz de operar 50 contas de mídia social simultaneamente, 24 horas por dia. O conteúdo foi divulgado em um vídeo no X (Twitter) e viralizou.
O próprio Elon Musk reagiu ao conteúdo com a frase: “More human than humans“ (“Mais humano que os humanos”), sugerindo que a capacidade dessas inteligências artificiais pode estar ultrapassando os limites do que antes considerávamos exclusivamente humano.
Veja também: DeepSeek: quem é o concorrente do ChatGPT que abalou o mercado de IA
Confira o vídeo da nova IA chinesa
Em vídeo divulgado no X, agente de IA chinesa aparece gerenciando mais de 50 perfis de social media ao mesmo tempo.
Fonte: el.cineComo funciona o novo agente de IA chinesa
O agente automatizado impressiona pela sua capacidade de processamento e performance multitarefa. Pelo que se vê no vídeo, ele é capaz de gerenciar 50 contas de redes sociais simultaneamente, e parece executar tarefas como:
- Criação de conteúdo automatizada: produz textos, imagens e possivelmente vídeos com base nas interações e tendências.
- Interação programada: comenta, curte e responde postagens para impulsionar engajamento.
- Monitoramento inteligente: adapta a estratégia com base nas respostas dos usuários e no funcionamento dos algoritmos das plataformas.
- Otimização para algoritmos: publica conteúdos nos melhores horários e ajusta o tom da comunicação de acordo com cada rede social.
A descrição dada pelo perfil do Navigator AI, um assistente de IA que automatiza tarefas dentro do navegador, sugere que o sistema chinês representa o equivalente a 50 agentes do Navigator operando ao mesmo tempo.

Internet morta: a nova era das redes sociais automatizadas
Esse avanço reacende o debate sobre a chamada “internet morta”, uma teoria que sugere que boa parte do conteúdo online é produzido por inteligências artificiais e não por humanos reais.
Atualmente, estima-se que entre 42% e 50% de todo o tráfego da internet seja gerado por bots, sendo que muitos desses sistemas estão voltados para automação de redes sociais, assistência virtual e monitoramento de tendências.
O impacto de agentes como esse nos segmentos online pode ser profundo:
- Marketing digital e influência: a tendência é que cada vez mais perfis sejam gerenciados por IA, impactando estratégias de influenciadores e empresas.
- Autenticidade da internet: interações e comentários automatizados podem tornar as redes sociais menos orgânicas e mais mecanizadas.
- Segurança da informação: um alto volume de contas gerenciadas por IA pode ser usado para disseminação de desinformação, manipulação política e criação de tendências artificiais.
O futuro da IA na mídia social
A evolução dos agentes de inteligência artificial para gestão de redes sociais pode redefinir a interação online. Se, por um lado, essas ferramentas aumentam a eficiência da gestão digital, por outro, levantam questionamentos sobre a autenticidade e a confiabilidade dos conteúdos que consumimos diariamente.
A velocidade com que esses sistemas estão avançando sugere que, em um futuro próximo, a diferença entre interações humanas e automatizadas pode se tornar irrelevante. E, nesse cenário, cabe às plataformas e aos usuários decidirem ativamente como querem que suas redes sociais sejam moldadas.
Assine a BRING ME DATA
Receba todas as notícias e análises de marketing que mais importam toda semana no seu e-mail. Assine a melhor newsletter de marketing: BRING ME DATA.