O que acontece se o seu site não migrar para o Google Analytics 4?
Você tem um site, blog ou e-commerce e analisa os dados de interação dos visitantes? Se a resposta for sim, seja bem-vindo à nova geração do Google Analytics. Prepare-se para análises mais inteligentes e mais ricas em insights.
Para descobrir como o Google Analytics 4 pode melhorar o seu controle de métricas e quais os impactos para o seu negócio, caso você não faça ou demore para fazer a migração, leia este artigo até o final.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é a última versão da plataforma de Analytics do Google. Essa versão vem com as maiores mudanças no Analytics desde o seu lançamento em 2006. Ela integra os dados de navegação em site e em apps e está totalmente de acordo com as leis de privacidade dos usuários.
O GA4 é preparado para o mundo sem cookies e por isso o Google o anuncia como a geração preparada para o futuro do Analytics.
Nas atualizações anteriores, o Google permitia manter o histórico de dados na migração de uma versão para a outra. Porém, no GA4, o modelo de dados foi reconfigurado e não será mais possível manter os dados da versão anterior.
Devido a essa mudança, os usuários do Universal Analytics precisam criar novas propriedades no GA4, na qual a coleta e a mensuração de dados vai iniciar do zero. Por essa razão, é importante migrar para o Google Analytics 4 o quanto antes.
Por que migrar para o Google Analytics 4?
A verdade é que quem usa o Universal Analytics e pretende manter-se usando os serviços de Analytics do Google não tem escolha, pois essa versão será desativada em julho de 2023 e depois disso os dados do UA ficarão disponíveis para acesso por mais 6 meses apenas. Portanto, a migração deve ser feita o quanto antes e a exportação dos dados da versão antiga pode ser feita até janeiro de 2024.
Embora a mudança possa ser complexa, e exija o desenvolvimento de habilidades com uma nova interface e novas funcionalidades e recursos, tudo isso é muito positivo. Saiba por quê, vendo a seguir os principais benefícios da migração ao GA4 para o seu negócio.
Insights automaticamente gerados por machine learning
O Google Analytics 4 integra dados de sites e apps e gera insights automaticamente a partir de novos recursos de machine learning. Essa novidade é um grande avanço para os negócios, porque com ela é possível tomar decisões muito mais assertivas com base em informações mais ricas e precisas sobre tendências, previsibilidade de comportamentos, recomendações, entre outros.
Métricas preditivas
Uma das métricas mais promissoras dessa categoria é a estimação de receita gerada a partir de certos grupos de usuários que podem ser segmentados no Google Ads. Esse novo recurso vem para assegurar o ROI crescente para suas estratégias de marketing digital, com uma compreensão cada vez mais aprofundada do seu público.
Update em relatórios e restrições de privacidade do GA4
O Google Analytics 4 simplificou a criação de relatórios para identificar informações especificamente nas etapas da jornada em que você esteja interessado. Dessa forma, você gera relatórios personalizados a partir do que realmente importa para sua estratégia e não em cima dos relatórios usados previamente. Além disso, o GA4 é mais eficiente em cumprir as restrições de privacidade. Mesmo sem os cookies, a análise será mais completa.
O que acontece se o seu site não migrar para o Google Analytics 4?
Como você viu até aqui, se a sua empresa tem um site ou aplicativo e pretende continuar usando os serviços de Analytics do Google, não há escolha. É preciso migrar para o GA4 até julho de 2023, prazo final para migração quando o Universal Analytics será totalmente desativado. Além disso, é necessário exportar todos os dados dessa versão antiga até, no máximo, janeiro de 2024, pois a partir desse momento não será mais possível acessá-los e você perderá todos.
Portanto, a questão não é migrar ou não migrar, mas quando migrar. E é muito importante migrar para o GA4 o quanto antes.
Lembre-se de que você precisará criar uma nova propriedade no GA4 onde a coleta e mensuração de dados iniciará do zero. Além disso, na nova organização dos relatórios, não será mais possível usar ou replicar reports previamente criados no Universal Analytics.
Por isso, é urgente migrar para o Google Analytics 4 o quanto antes, a fim de não correr riscos de perder os seus dados e para que você já comece a coletar e mensurar dados na nova propriedade. O melhor uso da plataforma com todos os novos recursos e funcionalidades depende disso, bem como a sua adaptação à nova interface.
Como migrar para o Google Analytics 4?
Para migrar para o novo Google Analytics, é preciso contar com a ajuda de especialistas que tenham expertise suficiente para trabalhar nessa nova interface e que sejam capazes de criar os novos relatórios completos, identificando todos os ganhos e oportunidades contidas nos seus dados.
Sem a orientação de um expert em Analytics, a adaptação ao GA4 pode ser bem complexa e levar muito tempo, o que pode resultar em um alto custo para a sua empresa.
Para não perder a utilidade dos seus dados e já coletar dados com os benefícios da nova plataforma.
Solicite os serviços de implementação do GA4 da Macfor.