Qual a importância do conteúdo no marketing digital?
O conteúdo é rei. Essa afirmação demonstra como o conteúdo é essencial para o marketing digital, sendo uma moeda de troca importante para chegar até os consumidores.
Não podemos negar que a maneira de divulgar um produto ou serviço hoje é diferente daquela usada há 20 ou 30 anos. Oferecer conteúdo de qualidade é uma das premissas dessa nova maneira de vender.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o conteúdo e mostrar por que ele é um dos pilares do marketing digital.
Como as empresas divulgavam os seus produtos?
Antigamente, a publicidade era feita exclusivamente através dos veículos tradicionais de comunicação, como rádio, TV, impressos, outdoors, etc. Com uma chamada criativa e a capacidade de fisgar o consumidor, o produto era apresentado da maneira mais atraente possível.
No caso desses veículos, todas as pessoas com acesso a eles são expostas à propaganda, mesmo sem possuir nenhum interesse. Uma criança, por exemplo, pode se deparar com um anúncio de detergente no meio da tarde.
Vale citar que esse modelo de divulgação exigia – e ainda exige – altos investimentos por parte da empresa, para a compra de minutos ou de espaço para falar e divulgar a marca.
Como o marketing é feito atualmente?
Com a chegada da internet, o comportamento do consumidor mudou. Pense em como você decide a compra de algum produto – certamente busca por resenhas a respeito do item. Se você ainda não tem certeza sobre qual é a melhor marca ou como usar, provavelmente acessa o Google ou o YouTube para tirar as suas dúvidas.
E podemos ir até mais longe. Se você tem um problema que não sabe como resolver, talvez faça uma pesquisa digital. Entre os resultados, pode encontrar soluções e cases de sucesso.
Você consegue perceber como a internet mudou a relação entre os clientes e os produtos? Ainda sim, as propagandas tradicionais continuam sendo veiculadas e trazendo retorno, mas esse novo jeito de vender também propõe uma nova maneira de chegar aos consumidores.
Tal alcance é obtido, principalmente, com a ajuda do conteúdo no marketing digital.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo procura atrair e engajar clientes com informações relevantes. Dessa maneira, é possível gerar valor para as pessoas e criar uma imagem positiva para a sua marca, construindo um relacionamento entre a empresa e o consumidor em potencial.
Ao resolver uma dúvida ou ensinar algo para o leitor, você está oferecendo o conteúdo certo, no momento certo. A pessoa começa a ver a sua empresa com bons olhos e, provavelmente, no momento de adquirir uma solução, ela vai escolher a da sua marca.
Assim, a venda passa a ser uma consequência de todo o trabalho do marketing de conteúdo. Porém, como se trata de uma estratégia que demanda menos gastos e que atua de maneira mais nichada, atinge – na maioria das vezes – aquele grupo de pessoas que já têm algum interesse pelo seu produto ou serviço.
Não é novidade
Embora o marketing de conteúdo tenha sido viabilizado, de maneira mais ampla, com o uso da internet, seu surgimento é bem mais antigo.
No ano de 1895, a empresa John Deere, líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista The Furrow, que trazia assuntos relacionados à agricultura.
Esse pode ser considerado o primeiro case de marketing de conteúdo, já que as matérias oferecidas eram de interesse dos produtores – o público-alvo da John Deere. O engajamento era obtido por meio de conteúdo relevante, sem empurrar produtos através de anúncios, como era feito pelas demais companhias na época.
A estratégia também foi adotada por outras empresas, como a Michelin, que desenvolveu o Guia Michelin em 1900, e também a Jell-O, uma marca de sobremesas que distribuiu cópias gratuitas de um livro de receitas em 1904.
Inbound marketing
O inbound marketing é outra estratégia que aplica o conteúdo para atrair e engajar clientes.
Essa abordagem usa o marketing de conteúdo como combustível, ou seja, também procura oferecer informações relevantes. Do mesmo modo, as pessoas passam a confiar e a considerar a empresa como uma boa opção para resolver as dificuldades que enfrentam.
Dentro do inbound, há a aplicação de funis que ajudam a qualificar o possível cliente e fazer com que ele se torne um lead válido. Conforme a pessoa avança nos estágios do funil, o conteúdo vai se tornando cada vez mais qualificado e é entregue de acordo com o interesse do leitor.
Essa estratégia é muito eficiente para soluções mais complexas, que requerem um certo grau de conhecimento da pessoa para que a compra aconteça. Assim, a própria empresa atua na educação do seu público.
Durante esse processo, muitas vezes os clientes identificam dores no seu negócio que ainda não tinham sido detectadas. Como exemplo, podemos citar um software de gestão de pessoas para o departamento de Recursos Humanos de uma empresa.
Como aplicar o marketing de conteúdo
Agora que você já sabe como o conteúdo é importante para o marketing atual, vale entender um pouco mais sobre como ele funciona na prática.
Publicar um blog com textos aleatórios não é o bastante. É preciso criar uma estratégia, para garantir que haja consistência nas informações que a sua empresa está passando, e para que elas alcancem o perfil de consumidor ideal – também conhecido como persona.
Essa estratégia precisa que a maneira de abordar os assuntos esteja bem definida, assim como as métricas para análise. Afinal, por se tratar de uma ação de marketing, também é importante conferir o seu ROI.
Formatos para o conteúdo
Na hora de aplicar o marketing de conteúdo ou o inbound marketing, é possível adotar diversos formatos, de acordo com os objetivos traçados no início da sua estratégia. São eles:
Redes sociais
As redes sociais são excelentes canais de divulgação, nos quais é possível trazer conteúdos de interesse do cliente, entretenimento, novidades e até mesmo um pouco da cultura da empresa.
Elas também têm um alto poder de disseminação, com potencial para transformar alguns posts em virais e gerar burburinho em torno da marca.
Nesses canais, vale usar chamadas para que o leitor acesse conteúdos mais longos em seu blog ou site. Também é importante produzir materiais voltados diretamente para a rede social usada, de acordo com as características de cada uma delas.
Para escolher quais redes sociais utilizar, temos o Facebook, o LinkedIn, o Twitter, o Instagram e até o Pinterest como opções interessantes. Não é necessário publicar em todos os lugares, mas vale avaliar quais canais estão mais alinhados à proposta da marca e que concentram seu público-alvo.
Blog
Muita gente questiona a relevância dos blogs na atualidade e se ainda vale a pena investir nesse espaço como estratégia, mesmo com o uso das redes sociais.
A resposta é: definitivamente sim! Pense nas redes sociais como uma casa de aluguel – a qualquer momento o proprietário pode pedir o espaço de volta. Isso também pode acontecer com as redes sociais. Mudanças nas políticas de uso ou até mesmo a queda de audiência nesses espaços podem fazer com que o seu conteúdo seja perdido.
Por isso, é importante ter uma casa própria, um lugar onde os textos ficarão sempre à disposição para gerar novos leads. É esse o papel que o blog exerce.
Além disso, textos otimizados para SEO têm grandes chances de aparecer em uma pesquisa sobre termos relacionados ao seu negócio, aproximando ainda mais o potencial cliente do conteúdo que a sua empresa produz.
Os blogs também podem ter uma área reservada para que o leitor possa se cadastrar na sua newsletter, gerando mais um ponto de contato que possibilita o envio de materiais e outras informações a esse possível cliente.
Conteúdos ricos
Os conteúdos ricos são um outro ponto de contato bem importante. Através desses materiais, você entrega conteúdos mais aprofundados ao cliente, podendo provocar um aumento do interesse dele nas soluções oferecidas pela sua empresa.
Esses materiais ricos podem ser e-books, infográficos, checklists, white papers e outros.
E-mail marketing
Os e-mails trazem um excelente retorno. Eles alcançam os clientes com informações importantes e, ocasionalmente, podem oferecer descontos e promoções.
Funcionam muito bem como estratégia de conteúdo, principalmente por entregar números que ajudam a avaliar o sucesso da sua campanha. Por meio de uma ferramenta de automação, é possível checar quantas pessoas receberam e abriram cada mensagem enviada.
A partir desses dados, os responsáveis pelo planejamento podem pensar em novas maneiras de alcançar o cliente, ou permanecer em uma abordagem que esteja dando certo.
Essa foi só uma pincelada sobre a importância do conteúdo para o marketing digital. Se a sua empresa ainda não adota essa estratégia, talvez seja o momento de incluí-la no seu orçamento de divulgação.
Trabalhar o conteúdo não é tarefa fácil, hem? Requer conhecimento e profissionais especializados para fazer da maneira correta.
Por isso, convidamos você para conhecer os serviços que oferecemos na Macfor. Aqui, construímos uma boa base de conteúdo para a sua empresa! Você está pronto para conquistar novos clientes?
Veja também o vídeo sobre Por que é importante investir em marketing digital: