Por que é importante uma marca estar presente nas redes sociais?
Atualmente, para marcar presença no mercado, uma empresa deve usar o marketing digital como principal ferramenta para aquisição e fidelização de clientes. Isso significa que as marcas devem trabalhar uma excelente divulgação online, principalmente nas redes sociais.
Comprovadamente, as redes sociais fazem parte da vida de milhões de pessoas. Dessa forma, para dialogar de forma expansiva e aumentar seu alcance, as empresas têm apostado nessas ferramentas para realizar suas ações de marketing.
Porém, por mais que a presença digital seja parte importante de uma estratégia de comunicação, as marcas devem seguir seu próprio plano de ações. Afinal, cada uma tem um objetivo para ser alcançado e públicos diferentes para serem atingidos.
Por isso, é importante conhecer as principais redes sociais do momento e de que forma elas podem ajudar o seu negócio a se tornar uma referência digital.
Tipos de redes sociais
De fato, o diálogo entre uma marca e o seu cliente fica mais dinâmico e espontâneo quando é feito dentro das redes sociais. Mas, para cada rede, é preciso se atentar ao tipo de comunicação que está sendo utilizado.
Conheça agora os 4 tipos de redes sociais e quais objetivos você pode alcançar com cada um deles.
Redes sociais de relacionamento
Se você quer estreitar relações com o seu público-alvo, as redes sociais de relacionamento são a escolha certa para a sua empresa. Aqui, a interação com os seus seguidores é extremamente importante, já que a rede funciona como um canal de comunicação.
Conheça as principais:
- Instagram;
- Facebook;
- Twitter.
Redes sociais de entretenimento
Nadando contra a maré das redes de relacionamento, as redes sociais de entretenimento são aquelas que incentivam as pessoas a consumir um conteúdo específico – por exemplo, os vídeos de passo a passo.
Os principais exemplos são:
- YouTube;
- TikTok;
- Pinterest.
Redes sociais profissionais
O networking entre empresas e profissionais é o principal objetivo das redes sociais profissionais. Nelas, as marcas trabalham seus conteúdos voltados para conhecimento do mercado e recrutamento.
O LinkedIn é a principal rede desse segmento.
Redes sociais de nicho
Como o próprio nome diz, as redes sociais de nicho atendem a públicos com necessidades específicas. Ou seja, elas abordam temas únicos para uma parcela menor, mas significativa de usuários.
- Meetup (eventos);
- Twitch (jogos);
- TV Time (filmes e séries).
As tendências de mercado
Como podemos perceber, as redes sociais são grandes aliadas das empresas que desejam crescer de forma digital. Mas, para que isso aconteça, os conteúdos produzidos pela marca devem sempre ser relevantes para seu público.
Além de divulgar os seus produtos e serviços, você precisa entregar aos usuários conteúdos que sejam interessantes e, ao mesmo tempo, atuais. Assim, fica muito mais fácil trabalhar o branding e captar novos leads para o seu negócio.
Uma dica é sempre ficar de olho em referências. Analise o que outras empresas andam fazendo e crie um plano de ação baseado em ideias que façam sentido para o seu negócio.
Outro ponto é apostar nas plataformas que te ajudam a entender o comportamento online dos seus consumidores. Através delas, você pode descobrir quantos cliques uma publicação teve e, assim, basear-se nessa publicação para criar as demais.
Você também pode avaliar informações como idade, localização e interesses dos seus usuários mais ativos. Esses dados, se trabalhados da maneira certa, podem se transformar em insights poderosos para o seu plano de marketing.
Os cuidados nas redes sociais
Para que o desempenho das suas redes sociais seja de altíssima qualidade, a sua empresa deve se atentar na hora de publicar conteúdos e de se relacionar com os seus clientes. Por isso, sempre confira as informações publicadas.
Quando divulgamos algo na internet, a chance daquilo se eternizar é grande. Então, invista em uma boa revisão, principalmente de informações relacionadas a preço e desconto. Imagina você publicar um produto com o valor de R$ 10, mas na verdade ele vale R$ 100?
O trabalho de explicar o erro será muito maior do que o de ter que revisar o conteúdo antes de divulgá-lo. Sem contar as turbulências que essa situação pode causar caso um cliente tenha se interessado pelo produto por conta do preço inicial.
Além disso, a maneira como a empresa dialoga com o cliente deve ser feita com muita cautela. Afinal, estamos na internet, e podemos ser mal interpretados se não tivermos os devidos cuidados.
Gestão de redes sociais
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cuidar da gestão das redes sociais de uma empresa é um trabalho que exige muito esforço e estudo. Afinal, essa pessoa – ou equipe – será a responsável pela ascensão de uma empresa no mundo digital.
Esse processo envolve uma grande expertise dos envolvidos em relação a atividades como planejamento estratégico, análise de dados, produção de conteúdo, criação de peças e muito mais.
A junção de todas essas tarefas com a eficiência das redes sociais é capaz de atingir o objetivo da marca de forma muito mais rápida do que em meios convencionais.
Serviços terceirizados de gerenciamento de redes sociais
Depois de todo esse aprendizado, deu para perceber que gerenciar redes sociais não é uma tarefa fácil, não é mesmo? Ainda mais quando não estamos muito familiarizados com o assunto.
Ainda bem que, graças à expertise de centenas de profissionais, existem diversas empresas e consultorias de marketing que podem te ajudar a utilizar as suas redes da melhor maneira possível.
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