Atrair e engajar o público das plataformas de social media para causas sociais é um trabalho árduo. Em meio a tantas informações, campanhas publicitárias e entretenimento, perfis ligados a ONGs e instituições filantrópicas têm o desafio de capturar o olhar do usuário e gerar algum tipo de identificação.
Nesse contexto, o Instituto Ayrton Senna (IAS), uma das organizações sociais mais respeitadas do Brasil há 30 anos, quis levar esse prestígio para a sua presença digital, onde também se deparou com o cenário desafiador de disputa pela atenção do público.
Foi nesse momento que a organização decidiu analisar o seu posicionamento online para definir estratégias de atração e engajamento do público. Em parceria com a Macfor, uma das maiores agências de marketing digital do país, o IAS desenvolveu um projeto sob medida para suas redes sociais com uma estratégia de conteúdo específica para o Instagram.
O desafio
A partir do início de 2024, o cenário desafiador do seu projeto para as redes sociais se tornou mais evidente para o Instituto Ayrton Senna.
Aumentar o engajamento em perfis de plataformas de social media voltados para causas sociais requer muito mais do que apenas presença constante.
Era preciso encontrar uma maneira de comunicar o impacto da instituição de forma a se conectar com o público em um nível pessoal, emocional e compartilhável.
Além disso, o desafio incluía a necessidade de atualizar as abordagens para manter a relevância no ambiente digital que se mantém em constante atualização.
O Instituto Ayrton Sena, até julho do ano passado, já vinha fazendo um bom trabalho. Especialmente no Instagram, os números de engajamento e alcance eram razoáveis, mas havia o entendimento que um apoio técnico com expertise em marketing digital poderia expandir os resultados.
A estratégia
Com este objetivo, o Instituto Ayrton Senna, formou uma parceria com a Macfor, uma agência de marketing digital full service, especializada em estratégias data driven para diversos setores. Com o diferencial de unir ciências exatas com ciências humanas, dados e criatividade em estratégias de comunicação, a Macfor fez um diagnóstico das redes sociais do Instituto Ayrton Senna e ambos perceberam grandes oportunidades de crescimento no Instagram.
O primeiro passo foi focar em conteúdos altamente relevantes, que incentivassem o compartilhamento. A estratégia envolveu o uso de dados e histórias impactantes sobre as atividades da organização, criando uma narrativa poderosa em torno do legado de Ayrton Senna.
Aproveitando a comemoração dos 30 anos do Instituto, a equipe trouxe à memória do público a imagem e o carisma de Senna para fortalecer o apelo emocional das campanhas, conectando as ações presentes do Instituto com o legado deixado pelo ídolo.
Além disso, a estratégia deu grande ênfase ao formato de vídeos curtos, o que foi muito eficiente para o Instagram, uma plataforma onde a atenção é extremamente disputada.
Esses vídeos mostravam o impacto direto do trabalho do Instituto na vida de várias pessoas, e serviam como convites para que o público conhecesse mais sobre os programas e iniciativas em andamento.
Outro pilar desse projeto foi a frequência nas publicações e o uso de novas funcionalidades oferecidas pelo Instagram, como os posts colaborativos, que ajudaram a amplificar o alcance das mensagens.
A campanha do McDia Feliz, por exemplo, foi trabalhada com extrema precisão, envolvendo colaborações com perfis influentes que ajudaram a expandir a visibilidade do Instituto para novos públicos e gerar crescimento exponencial no alcance.
Os resultados
Os resultados dessa parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Macfor foram impressionantes.
No ano anterior à parceria, o perfil do IAS já tinha números sólidos. Entre julho de 2022 e julho de 2023, a conta do Instagram já havia alcançado mais de 877 mil pessoas.
Mas com a estratégia focada e data driven da Macfor, houve uma elevação acima da média em várias métricas.
- De agosto de 2023 até agosto de 2024 o perfil do IAS no Instagram alcançou quase 2 milhões de pessoas, um crescimento de 116,1% em alcance no comparativo ano a ano.
Além disso, a nova estratégia de conteúdo promoveu maior engajamento nas publicações. Isto é, além de chegar a novas contas, o conteúdo incentivava o usuário a interagir. Dessa forma, no mesmo período de agosto de 2023 a agosto de 2024:
- O engajamento do perfil do Instituto Ayrton Senna no Instagram cresceu 161% em comparação ao ano anterior.
Ao longo desse ano, a taxa de engajamento passou de 6,80% para 8,21%, um aumento de mais de 20%.
Esses números mostram a importância de uma estratégia de marketing bem estruturada, e o valor inestimável de parcerias estratégicas que trazem inovação e despertam o interesse do público.
O Instituto Ayrton Senna, ao lado da Macfor, mostrou que é possível competir por atenção em um ambiente digital saturado e transformar essa atenção em um engajamento que faz a diferença na vida de milhares de brasileiros.
Assine a BRING ME DATA
Receba todas as notícias e análises de marketing que mais importam toda semana no seu e-mail. Assine a melhor newsletter de marketing: BRING ME DATA.