A divulgação do novo filme do Coringa, Joker: Folie À Deux, já está acontecendo há meses. A presença da cantora Lady Gaga no elenco principal e a possibilidade de o filme ser considerado um musical estão gerando muita expectativa — tanto positiva quanto negativa — em relação à obra.
Uma das ações dessa campanha de lançamento chamou a atenção na última semana de setembro, mês que antecede a estreia, por ter gerado um crescimento de 4 dígitos nas redes sociais.
Collab Lady Gaga e Museu do Louvre para o filme Joker: Folie à Deux
A cantora e atriz Lady Gaga lançou também um álbum intitulado Harlequin, com músicas que fazem referência e estarão na trilha sonora do filme, incluindo títulos originais e covers de clássicos.
Para divulgar as duas obras, a artista publicou um trecho do clipe musical da faixa The Joker, de seu álbum mais recente. O vídeo foi gravado no Louvre e postado em colaboração entre os perfis de Lady Gaga e do museu.
Outras parcerias entre museus e artistas da cultura pop
Parcerias como essa já foram realizadas anteriormente, como no caso do lançamento da música APESHIT, faixa do álbum Everything is Love, gravado por The Carters, projeto de Beyoncé e seu marido, o produtor musical Jay-Z.
Veja também:
O clipe da música também foi filmado no Louvre, o que gerou um grande hype por a popstar ter fechado o museu mais famoso do mundo para sua gravação. Em 2018, ano do lançamento, o vídeo ganhou mais de 17 milhões de visualizações em apenas 3 dias.
Outro caso é o “turismo do Código Da Vinci”, que tomou Paris, Itália, e seus famosos museus após o lançamento dos filmes adaptados das obras literárias de Dan Brown, como O Código Da Vinci, O Símbolo Perdido e Anjos e Demônios.
A partir dessa postagem, o perfil do Museu do Louvre no Instagram apresentou os seguintes números:
- Aumento de seguidores: +10.000 entre 25 e 26 de setembro.
- Aumento de engajamento: na semana da postagem do vídeo com Lady Gaga, a taxa de engajamento geral do perfil chegou a 1,66%, um índice que pode parecer baixo, mas a média para perfis de instituições culturais e ONGs é de 1,07%.
Em perfis com milhões de seguidores, é comum que o engajamento seja mais baixo, pois essas contas maiores têm um comportamento diferente dos perfis com menor público e conteúdo mais direcionado.
Como o Museu do Louvre tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e faz parte de um segmento de baixo engajamento, é normal apresentar taxas mais modestas.
Veja também:
Contudo, o post de divulgação do filme Joker saiu muito do padrão. As médias de interação do perfil do Museu do Louvre são as seguintes para cada post:
- 23.511 curtidas
- 142 comentários
- 0,46% de taxa de engajamento
O post em colaboração com Lady Gaga apresentou picos impressionantes; até 26 de setembro, os índices eram os seguintes:
- 691.738 curtidas
- 16.871 comentários
- 13,8% de taxa de engajamento
A taxa de engajamento aumentou em 2900%, resultado de o post ter viralizado.
No momento, as hashtags mais usadas em relação ao perfil do Museu do Louvre são:
- #JokerMovie
- #FigureduFou
- #Louvre
Fontes: Data Lake Dolores e SocialInsider
Além de divulgar a estreia do filme, o post em questão serviu para anunciar uma exposição que começará no museu a partir do dia 16 de outubro, intitulada Figures du Fou, que vai explorar a representação dos loucos na arte a partir da Idade Média, tema que faz parte dos interesses centrais do filme.
Além de postar o vídeo, o museu também mudou sua foto de perfil para o rosto da Monalisa com um sorriso pintado de batom, que é um dos atos que Lady Gaga faz no clipe: desenhar um sorriso no famoso quadro de Da Vinci.
No teor dos comentários, as menções positivas e negativas ao conteúdo estão equilibradas, pois o vídeo levantou opiniões e expectativas sobre o novo filme do Joker, com os fãs de Lady Gaga defendendo-a em relação a outras grandes divas do pop.
Museus mais famosos do mundo
O Museu do Louvre é o mais famoso do mundo. Com um acervo que inclui algumas das obras de arte mais conhecidas da história, ele também recebe o maior número de visitas por ano.
De acordo com levantamento anual do Themed Entertainment Association, o top 10 dos museus mais visitados do mundo em 2023 é o seguinte:
Posição no ranking | Museu | Localização | Número de visitantes em 2023 |
1º | Museu do Louvre | Paris, França | 9.334.000 |
2º | Museu Nacional de História Natural | Washington, DC, EUA | 8.000.000 |
3º | Museu Nacional da China | Pequim, China | 7.450.000 |
4º | Museu Nacional do Ar e Espaço | Washington, DC, EUA | 6.970.000 |
5º | Museu Britânico | Londres, Inglaterra | 6.701.000 |
6º | Museu Metropolitano de Arte (The Met) | Nova York, EUA | 6.280.000 |
7º | Galeria Nacional | Londres, Inglaterra | 6.031.000 |
8º | Museus do Vaticano | Cidade do Vaticano | 5.459.000 |
9º | Museu de História Natural | Londres, Inglaterra | 5.250.000 |
10º | Museu Americano de História Natural | Nova York, EUA | 5.000.000 |
Desses 10 mais visitados, os 5 museus com maior número de seguidores nas redes sociais são:
Museu | Instagram (número de seguidores) |
Musée du Louvre | 5.100.000 |
The Met | 4.400.000 |
British Museum | 2.300.000 |
National Gallery | 2.200.000 |
Natural History Museum | 867.000 |
Os rankings mostram que a popularidade dos museus também se reflete em seus canais digitais. O Museu do Louvre chama a atenção por apresentar os maiores volumes de público, tanto em visitantes quanto em seguidores.
Assine a BRING ME DATA
Receba todas as notícias e análises de marketing que mais importam toda semana no seu e-mail. Assine a melhor newsletter de marketing: BRING ME DATA.