Como criar jornadas de marketing digital para o agronegócio com campanhas sazonais
Há muito tempo, o agronegócio viu na digitalização sua maior avenida de crescimento.
Afinal, enquanto o campo é povoado por grandes avanços tecnológicos, na comunicação e publicidade não há o mesmo empenho por parte do setor.
O marketing digital para o agronegócio deve ser visto como um caminho sem volta – e os dados de sucesso que você verá a seguir são a prova disso.
O PIB brasileiro fechou o ano de 2020 com uma participação de 26,6% do agronegócio na geração de riqueza, segundo relatório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Apesar desse crescimento, o levantamento mostrou também que apenas 1% das empresas do setor investem em marketing digital – e esse 1% de empresas que investem em marketing digital no agro são as multinacionais que dominam o mercado.
Essa é a parcela das grandes empresas que conseguem ver resultados rápidos e efetivos com suas iniciativas que levam informação em massa, usando linguagem e conteúdo específicos de acordo com as necessidades de cada produtor.
As multinacionais exploram com inteligência o que o marketing digital oferece (além do marketing off) para o agro, que é o fato de conseguir gerar leads qualificados em diversas regiões e nos diversos momentos de compra – e, ainda mais importante: são capazes de nutrir esses leads, comunicando-se com eles de forma exclusiva e genuína.
Isso é possível por meio do que chamamos de ultra segmentação, na qual se mantém um relacionamento com cada tipo de produtor, levando em conta sua região, sua cultura e seus hábitos de consumo.
Neste artigo, você vai entender como sua empresa agro pode montar jornadas para conversar com o produtor, usando as melhores práticas de marketing digital.
O grande desafio que pode ser transformado em diferencial com marketing digital para o agronegócio
Mudar a relação com o marketing digital para o agronegócio permite superar o maior desafio desse mercado: estabelecer uma comunicação genuína com cada tipo de cliente.
Cada produtor rural tem necessidades e hábitos diferenciados, e seus momentos de plantio e colheita variam muito de acordo com sua região e culturas.
Para empresas de atuação ampla, isso gera funis de vendas com momentos completamente diferentes – a ponto de, em algumas regiões, ser necessário focar em brand awareness, enquanto em outras já se deve estar trabalhando em conversão de venda.
O diferencial do digital para o agronegócio é a facilidade do controle de todos esses momentos, visando identificar oportunidades e comunicar-se de forma assertiva e conclusiva com diferentes localidades.
A facilidade garantida pelo marketing digital para o agronegócio
Diogo Luchiari, Head de Planejamento Digital para Agronegócio da Macfor, destaca que, ao criar jornadas de marketing digital, uma marca se torna capaz de atender, com a mesma efetividade, tanto um pequeno produtor do Paraná – que compra de cooperativas em pequenos volumes e que não tem contato direto com a empresa – quanto um grande produtor do Mato Grosso – que é atendido diretamente pelas empresas por meio de representantes.
Segmentar a comunicação com produtores rurais em realidades tão diferentes é possível ao posicionar o portfólio da sua marca para os grandes produtores e realizar ações de co-branding para os pequenos; assim, você pode associar-se estrategicamente às marcas já conhecidas pelo pequeno produtor.
Dessa forma, é possível inserir a presença da sua marca na rotina dos mais diversos produtores rurais, levando informações relevantes de acordo com seu momento particular no funil de compra.
Como montar as suas jornadas de marketing digital no agronegócio
Você pode iniciar um plano estratégico para tangibilizar todos os seus investimentos, retornos e ações, gerando relações personalizadas com nichos específicos.
Com as análises aprofundadas que o marketing digital permite e com as novas tecnologias de automação da comunicação, você terá iniciativas mais rentáveis e com mais resultados em menor prazo.
Tenha estratégias assertivas para alcançar os clientes em seus novos comportamentos e formas de operar: comece agora mesmo a criar suas jornadas de marketing digital para o agronegócio, focando nos tópicos que citamos a seguir.
Culturas utilizadas
A função do marketing no agronegócio, muito além de vender, é ajudar o produtor a resolver seus problemas, dúvidas e necessidades.
Por isso, invista em know-how de cada cultura utilizada para poder canalizar essas informações em presença digital, com conteúdo de valor sempre acessível ao produtor quando ele mais precisa.
Mostrar seu domínio sobre cada cultura para os clientes certos – e no momento certo – é adequar sua estratégia à sua buyer persona (ou seja, seu “comprador ideal”). Dessa forma, é possível otimizar o orçamento e gerar mais valor para o produtor com iniciativas que o ajudam a resolver problemas atuais e atender demandas futuras.
Você pode usar ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) para garantir que suas interações com o produtor sejam feitas nos momentos certos e através dos canais certos.
Com esse contato direto com o produtor e com a captação de leads qualificados, conseguimos traçar diversas réguas de relacionamento para interagir simultaneamente com vários produtores em diferentes regiões e momentos de lavoura – ora focando em posicionamento de produto, ora na produção de conteúdo relevante e fidelização em todos os passos da jornada configurada para cada público segmentado.
Regionalização
O marketing digital oferece ferramentas de automação que usam inteligência artificial e machine learning.
Isso permite que, além de ter todo esse conhecimento sobre cada cliente, você possa criar e gerenciar toda a sua jornada de compra no agro, personalizando a experiência com interações ativadas de acordo com os hábitos de cultivo e colheita de cada região do Brasil.
Assim, você pode ter uma comunicação igualmente eficiente com produtores de todas as regiões do país, falando com cada um de forma assertiva e genuína ao levar em conta dados ambientais e geográficos, tendo como base seus interesses e suas metas.
Para isso, você pode melhorar o posicionamento da sua marca no Google Search para os principais termos de busca de cada produtor em cada região.
Sazonalidade
Marque sua presença no dia a dia de cada produtor, interagindo exatamente nos momentos em que ficará claro que sua marca é a escolha certa para que ele evolua e seja protagonista do próprio negócio: para isso, além da mensagem certa, é preciso ter timing.
Nesse sentido, o marketing digital é ideal, porque possibilita estabelecer prazos de circulação de campanhas, agendar postagens, interações, divulgação de anúncios de acordo com épocas de plantio, colheita, eventos agrícolas etc.
Com o timing correto, sua marca consegue converter audiência em lead com maior volume por meio da oferta de conteúdo útil às necessidades do produtor nos momentos cruciais.
Invista somente em estratégias que geram resultado
Obter o retorno desejado com essas ações é possível sem altos investimentos em mídias offline.
Afinal, elas não são tão assertivas como as digitais, que viabilizam a criação de campanhas regionais específicas tanto para produtores no período de colheita, quanto para os que ainda estão plantando e manejando sua lavoura.
Ao levar as informações que o produtor mais precisa em momentos oportunos, a segmentação, entre várias outras vantagens, facilita a decisão de compra, acelerando o avanço no funil de vendas.
Ultra segmentação: a chave para as melhores técnicas de vendas no agronegócio
Segmentação é uma palavra-chave do marketing moderno: é preciso falar muito dela, especialmente no marketing digital para o agronegócio.
No marketing digital, tudo é mensurável e tudo é tangível.
Por isso, ao criar jornadas de marketing digital com campanhas regionais segmentadas, sua empresa não só garante presença no mercado nacional, como também pode definir qual cliente quer alcançar e como e quando quer falar com ele.
Assim, sua marca leva informação relevante para o cliente e oferece uma experiência de compra que conquista a sua fidelidade. Afinal, nada melhor do que estar presente e preparado, com as informações mais úteis no momento em que seu cliente procura por elas.
Isso inclui aparecer no topo dos resultados das pesquisas do Google, segmentar anúncios para os diferentes públicos-alvo e obter altas taxas de conversão, mantendo uma comunicação assertiva por WhatsApp e e-mail marketing.
Com as ferramentas certas, você pode segmentar seu público por localização geográfica, idade, sexo, entre outros, além de determinar os prazos de circulação das suas campanhas.
No entanto, lembre-se: usar todas as ferramentas ainda não é o suficiente.
É importante ter o know-how do agronegócio dentro do marketing digital. Por isso, um parceiro digital ideal é aquele que, além de estrategistas, analistas de mídia e produtores de conteúdo, conte também com especialistas do agro, como agrônomos e outros técnicos.
Um parceiro capaz de oferecer toda essa expertise em marketing digital para o agronegócio é uma agência full digital. Saiba mais.
Seus resultados dependem da sua mudança de posicionamento no marketing digital para o agronegócio
Hoje, a grande maioria da população brasileira tem acesso à internet.
Com o produtor e todos os círculos sociais da população rural, não é diferente: eles usam a conectividade para se informar e se entreter – e, inclusive, para fazer negócios.
A legitimidade disso está nos dados:
- 97% das compras realizadas começam com uma busca online, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
- 79% das pessoas que pesquisam online têm uma jornada de compra mais rápida (no agronegócio), segundo dados do Think With Google.
- 114% de aumento da taxa de conversão é alcançado por empresas que se posicionam bem nos mecanismos de busca como o Google, porque elas se fazem presentes no momento em que o cliente demonstra sua intenção de compra (os dados são do Google).
A falta de uma estratégia de marketing digital no agronegócio é uma grande fraqueza, porque ele é o meio pelo qual seu cliente se informa antes de tomar a decisão da compra.
Portanto, saiba explorar esse momento de busca por informação para conquistar a confiança do seu cliente e ter ganho de competitividade.
As tecnologias fazem sua marca fazer sentido para milhares de produtores rurais nas mais diversas regiões do país.
Você pode usá-las agora mesmo para organizar todos os seus recursos, know-how e estratégias em torno dos temas específicos para cada região, época e produtor – e já começar a ter resultados.
Comece a rastrear todas as suas oportunidades, identifique os seus diferenciais e fraquezas (e também os dos seus concorrentes) e invista somente em campanhas que realmente gerem retorno.
Mas o que é preciso para fazer tudo isso de forma estratégica e que realmente funcione?
Precisamos do seguinte:
- Análise de dados.
- Aperfeiçoamento de timing de plantio/colheita.
- Criação de conteúdo.
- Boost dos seus canais de comunicação.
Recomendamos que, antes de montar a sua estratégia, acesse o material exclusivo que elaboramos sobre Marketing Digital no Agronegócio.
Esse material vai te ajudar, não importa qual o seu nível de conhecimento de marketing digital, porque ele foi criado a partir de experiências de sucesso de grandes empresas do agronegócio.
Acesse e saiba como começar uma nova e poderosa estratégia de marketing digital.
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