Confira como preparar a sua empresa para a LGPD e ter uma política eficiente e ética para a segurança dos dados de seus clientes e consumidores.
A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida comoLGPD, foi sancionada no Brasil em 2018, mas só foi aprovada recentemente e, mesmo diante da crise causada pela pandemia, entrará em vigor a partir de agosto deste ano. Baseada na GDPR, regulamentação europeia aprovada em maio de 2019, a LGPD usa os direitos fundamentais de liberdade e privacidade para estabelecer regras a respeito da coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais.
Por isso, com o objetivo de proteger dados de pessoas físicas, prevendo penalidade com multas em alguns casos, essa lei impactará todas as empresas que atuam com o Marketing Digital, principalmente aquelas que possuem e-commerce, aplicativos ou qualquer tipo de cadastro.
Dos setores público ao privado, da educação à área da saúde, de compras online aos downloads de e-book: todos os tipos de transição, armazenamento e utilização de dados deverão estar dentro da LGPD.
Essa é uma forma de proteger dados pessoais de usuários, com o objetivo de tornar o espaço virtual mais seguro para todos. A partir da LGPD, as empresas se tornam responsáveis pelas informações recolhidas de clientes, como: nome, endereço, CPF, dados de compras, etc.
A importância do dados
O BigData é uma ferramenta essencial para qualquer tipo de negócio. Com um banco de informações sobre o público consumidor, é possível tomar decisões mais assertivas para a alavancagem de resultados.
Além disso, essas bases de clientes fornecem informações importantes sobre as características socioeconômicas da audiência e, além disso, podem revelar qual é o comportamento comum do usuário:
- Quem é o seu público?
- Qual tipo de anúncio chama a atenção do seu público?
- Quais informações convertem mais?
- Quantos reais sua audiência gasta, em média, no seu site?
- Qual é a solução mais procurada pelo seu público?
Essas são apenas algumas perguntas que podem ser respondidas com o recolhimento e a análise de dados.
Como a LGPD irá influenciar a sua empresa?
Com a LGPD, a sua empresa passa a ter direitos e obrigações claras sobre como usar o banco de dados de forma ética e segura para os usuários. Há, portanto, a penalidade legal para marcas que descumprirem as normas.
Veja alguns exemplos de como a sua empresa será influenciada:
Transparência
A transparência é um dos pilares mais importantes dentro da LGPD. A empresa deve deixar claro ao usuário:
- Quais dados serão armazenados;
- Qual o tempo de armazenamento;
- Qual o objetivo do armazenamento e
- Como os dados podem ser apagados.
Além disso, caso alguma informação pessoal vaze por falta de segurança da empresa, a pessoa deve ser avisada imediatamente.
Fiscalização
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) será o órgão responsável pela fiscalização das empresas detentoras de informações pessoais de brasileiros.
Segurança
A LGPD também prevê responsabilidade máxima para quem detém bancos de informações e faz o gerenciamento deles.
Então, todos os tipos de vazamento de dados serão de responsabilidade da sua empresa.
Por isso, é fundamental contar com estratégias ainda melhores para proteger essas bases de informações.
Como adaptar a minha empresa?
A chamada transformação digital, agora, deve prever essa responsabilidade ética e legal sobre os dados salvos nos bancos de informações da sua empresa. É importante que todos os colaboradores envolvidos tenham acesso a esse conhecimento.
Portanto, elabore comunicações claras e educativas, tanto para o público interno quanto para o público externo. Determine normas objetivas e claras que devem ser respeitadas pela sua empresa.
Além disso, é fundamental manter a transparência. Preocupe-se se o usuário está ciente dos dados recolhidos e informe-os em caso de dúvidas.
Outra dica é focar apenas nas informações que são, de fato, pertinentes para o seu negócio e suas ações de Growth Hacking.
Então, evite cadastros extensos e desnecessários, atente-se apenas ao que vai otimizar e automatizar suas ações.
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