Como mensurar o sucesso do live commerce: método para gerar mais insights
O streaming realmente veio para mudar a vida das pessoas e os hábitos de consumo. O live commerce é uma evolução do live streaming, resultante da união entre consumo de conteúdo e experiência ativa de compra, e já está fazendo sucesso no Brasil, recurso que há pouco mais de 2 anos era um hit apenas entre os norte-americanos.
Pelas proporções em que a tecnologia vem evoluindo e seu potencial de gerar lucro cada vez mais consolidado, inclusive, pelos eventos e investimentos que essas ferramentas vêm recebendo, já ficou evidente que essa nova modalidade do varejo é bem mais do que uma tendência passageira.
É válido dizer que o live commerce já deixa a fase de surpreender o cliente e passa para um momento em que a maior parte dos consumidores começa a esperar que todas as varejistas ofereçam o recurso para tornar a experiência de compra mais dinâmica.
Esse movimento, sem dúvida, vai trazer mais competitividade entre os varejistas que promovem a experiência e as plataformas fornecedoras da tecnologia.
Por isso, essas empresas já têm a necessidade de uma estrutura de dados mais robusta para analisar cada experiência realizada e ter melhores insights para se destacar da concorrência. Neste artigo, você verá quais inovações em Analytics atendem a demanda de mensuração das ferramentas de live commerce.
O que é live commerce
Live commerce é uma prática de vendas que já está gerando mais de US$ 155 bilhões de receitas anuais e perspectivas de crescimento ainda mais promissoras, por meio dela, influenciadores realizam transmissões ao vivo nas quais a audiência pode interagir em tempo real com o conteúdo e com os apresentadores por meio de botões e chats.
O diferencial é que essas plataformas, além das interações, fornecem uma interface para vendas, por meio da qual os telespectadores podem comprar os produtos divulgados durante o live streaming.
Na China, esse recurso já transformou a indústria do varejo e se consolidou como um poderoso canal de vendas em menos de 5 anos. O Kwai e o próprio TikTok contribuíram bastante para essa evolução, já que com os bilhões de usuários de suas plataformas de vídeos curtos, têm impulsionado essas vendas ao vivo que, nesse contexto, também são chamadas de social commerce.
Live commerce: uma demanda “antiga” do consumidor
O live commerce ou live shopping é uma inovação desenvolvida a partir de uma necessidade que há bastante tempo o consumidor vinha manifestando.
Desde que as experiências online se tornaram constantes na vida dos usuários, a visualização de produtos e serviços durante o consumo de conteúdos audiovisuais como filmes, séries, lives e games tornou-se tornou bem comum. A partir disso, o consumidor passou a desejar não ter que pausar a experiência para comprar determinado produto.
Ou seja, o impulso para o desenvolvimento dessas tecnologias veio inicialmente dos próprios consumidores, e os varejistas, por sua vez, encontraram aí a oportunidade de gerar mais vendas a partir de experiências dinâmicas em que o usuário não desiste de uma compra por ter que interromper uma ação ou deixar para mais tarde e acabar esquecendo.
O live shopping é, inclusive, uma tendência de varejo forte em 2023, especialmente nas redes sociais, que devem favorecer a presença cada vez maior de shopper sociais: os consumidores que realizam compras por meio dos seus avatares em canais de social media, aplicativos ou jogos.
A estrutura ideal para analisar dados de live commerce
Como citado anteriormente, já há uma certa concorrência entre empresas que disponibilizam plataformas para que essas lives sejam realizadas. O que as diferencia são seus modelos de negócio, algumas oferecem o serviço por meio de pagamento recorrente em que o varejista paga uma espécie de “assinatura mensal” para realizar determinado número de lives no período.
Contudo, como essa prática de vendas deve se tornar cada vez mais comum, o fator de diferenciação das plataformas de live commerce deve ser a análise de dados que cada uma oferece. É a partir disso que as varejistas terão insights para aprimorar constantemente suas lives e vender mais que a concorrência.
Principais KPI’s do live commerce
De forma geral, as plataformas de live commerce devem capturar as seguintes métricas de cada live shopping:
- Alcance de público;
- Média de duração da visualização;
- Taxa de conversão;
- Valor médio dos pedidos;
- Taxa de devolução de pedidos;
- Engajamento dos clientes;
- Frequência dos clientes;
- Satisfação dos clientes.
Essas são métricas gerais para analisar a efetividade de qualquer experiência de venda online. Mas o desafio dessas plataformas é garantir que a análise de dados ocorra em tempo real e tenha agilidade para acompanhar a jornada do usuário ao longo de uma live shopping que pode envolver a sua participação por diferentes dispositivos.
Como obter melhores insights de live commerces
A captura dos KPIs de live commerces exige, portanto, ferramentas de Analytics inovadoras, atualizadas com recursos de inteligência artificial. Isso porque essa mensuração deve compreender a integração dos dados de navegação em sites e aplicativos.
Uma vez que um usuário pode participar e interagir em um evento de live shopping por meio de vários canais e dispositivos, é preciso visualizar e metrificar esse engajamento em diversas plataformas, compreendendo que se trata de uma única jornada.
Portanto, além de ferramentas de Analytics avançadas, é bastante útil contar com especialistas em análise de dados que tenham expertise para manejar as informações a fim de obter os insights mais apurados que fazem toda a diferença para uma boa experiência de live commerce:
- usuários mais propensos à conversão;
- contextos que impulsionam o avanço na jornada de compra;
- causas de elevação ou queda de tráfego e engajamento;
- anomalias no comportamento dos usuários.
Soluções em Analytics para live commerces
Já é possível encontrar soluções de Analytics completas sob medida para empresas de live commerces.
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Além disso, a agência dispõe das ferramentas mais avançadas de análise de dados digitais nas quais as plataformas de live commerce podem criar propriedades em que seus dados são coletados, mensurados e geram histórico para insights cada vez melhores.
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