Quando surgiu o primeiro formato de comercialização de produtos pela Internet, lá em meados da década de 90, ninguém poderia imaginar que em 2019 essa configuração se tornaria uma das melhores alternativas de consumo do mundo, em alguns casos até superando o comércio físico de produtos e serviços.
Com a evolução da tecnologia e o aperfeiçoamento da própria Internet, houve uma grande mudança comportamental do consumidor. Atualmente, ele prioriza e fideliza marcas, que consigam solucionar suas vontades de maneira rápida e precisa. Identificação com o produto e bom relacionamento com as empresas, também são fatores determinantes no momento da tomada de decisão.
Sendo assim, a agilidade de atendimento no processo acabou tornando o comércio virtual perfeito para aquele indivíduo que não tem tempo a perder. O que sinceramente, engloba quase 100% da população mundial, afinal, mais do que nunca, tempo é dinheiro!
Com consumidores cada vez mais presentes no mundo virtual, o cenário se tornou perfeito para os empreendedores digitais. Contudo, será que é tão fácil assim vender pela Internet?
Falaremos sobre isto, mais adiante. Antes, vamos entender um pouco sobre essa nova maneira de consumir. Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima-se que o faturamento das vendas no e-commerce em 2019, chegue a R$79,9 bilhões, um crescimento de nada menos que 16% em relação ao ano anterior. Alguns fatores contribuem muito para essa elevação como:
- Praticidade – É possível comprar sem sair de casa;
- Falta de limites geográficos – É possível comercializar (vender e comprar) de qualquer lugar do mundo;
- Preço – Na maioria das vezes os produtos comprados em lojas virtuais têm preços mais baixos que em lojas físicas.
Por todos esses motivos, empreender em uma loja virtual pode ser o melhor caminho para seu negócio, especialmente porque o consumidor atual mantém presença constante nas redes sociais, entre elas o Instagram, o grande campeão de engajamento.
A essência é encantar, fidelizar e satisfazer!
Já entendemos que o mundo se transformou, as pessoas mudaram e a maneira de comercializar produtos e serviços de forma geral também sofreu alterações, contudo, em essência o comércio continua o mesmo. Parece estranho e contraditório, mas é real!
A explicação para isto é simples e se deve basicamente à essência comercial. Alguém disponibiliza um produto ou entrega um serviço para outro indivíduo que o deseja. Em troca esse alguém recebe de volta algo. Atualmente, na maioria das vezes esse retorno vem através de dinheiro, crédito, moeda digital e até permuta, uma prova de que a roda ainda gira no mesmo sentido.
Lembra do escambo? A prática comum entre portugueses e índios funcionava da seguinte maneira: os indígenas trabalhavam fazendo serviços para os portugueses e em troca ganhavam bugigangas. Atualmente o relacionamento de grandes marcas com artistas, esportistas e digital influencers, também se baseia em um sistema de troca de interesses. Tanto, que é muito comum nesse mercado cambiar a associação da imagem por produtos e serviços.
Como podem ver, de uma forma geral a ideologia é a mesma. O que de fato mudou foi a maneira do consumidor se comportar. Hoje ele é mais exigente, porque a demanda é infinita e para conquistá-lo é necessário bem mais do que meia dúzia de bugigangas.
As marcas precisam encantar, fidelizar e satisfazer! Para isto, o Marketing Digital e suas extraordinárias ferramentas oferece as melhores soluções.
Mais do que nunca, com a popularização das redes sociais a máxima de “quem não é visto não é lembrado”, faz todo sentido. Todavia, vai muito além disto. Não basta ser visto, é preciso ser bem visto! Não basta estar presente, é necessário ser referência e autoridade.
Na Macfor Marketing contamos com uma equipe de especialistas, prontos para auxiliar empreendedores digitais na conquista do espaço que sempre sonharam. Aqui, planejamos negócios digitais do início ao fim. Fale conosco e comece a colocar suas ideias em prática.
A importância do Instagram para gerar bons negócios
Não é preciso ser um expert em marketing digital para enxergar o universo de possibilidades que a Internet trouxe para os empreendedores digitais. Entre as plataformas mais usadas, o Instagram é muito festejado, entre outros motivos, pelo engajamento dos usuários, que interagem 15 vezes mais do que no Facebook, que por incrível que pareça possui o dobro de inscritos ativos.
Segundo dados do Sebrae mais de 1.400 marcas consideradas grandes, estão presentes no Instagram. Em média as pessoas curtem nessa plataforma 1,5 bilhões de vezes ao dia. Já parou para pensar o tamanho da força que esse meio de comunicação pode dar para seu negócio? Precisa de mais dados para ser convencido? Nós te damos:
- Atualmente o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos;
- São mais de 2,5 milhões de anunciantes no mundo;
- Ao todo são aproximadamente 20 milhões de perfis comerciais.
Sim, o Instagram tem tudo para ajudar a impulsionar um negócio digital, através de uma loja virtual. Por diversos motivos ele pode ser exatamente o recurso que precisava para conquistar sua independência financeira. Mas, não se engane! Não basta criar uma loja no Instagram. É preciso gerenciar! E esses é um dos motivos da Macfor Marketing existir. Ajudar empreendedores digitais na conquista do mercado em que atuam.
Instagram: um mundo de possibilidades para o crescimento de seu negócio
Algumas das ferramentas disponibilizadas pelo Instagram são bem interessantes e resultam em excelentes performances. Acompanhe!
Instagram Shopping – Lançada ano passado, essa ferramenta possibilita a inserção de links para produtos ou serviços, diretamente nas publicações na rede social. Desta forma as empresas podem marcar um produto da mesma maneira que marcam um perfil. Para os consumidores também é interessante, pois ele consegue ter acesso a mais informações, com apenas um clique.
Segundo o próprio Instagram em texto publicado no blog oficial “Agora as pessoas podem ir da inspiração à informação e comprar com apenas alguns toques, tudo isso de forma orgânica”.
Venda pelo Stories – Uma outra possibilidade de venda executada diretamente do aplicativo é usando links de compras no stories, da mesma maneira que é feita na timeline. A principal diferença é que, enquanto nos posts da timeline é possível colocar tags de diversos produtos, nos Stories apenas uma marcação está liberada.
Saiba mais sobre como alavancar as vendas de seu negócio através do Stories.
Aba Explorar – Canal exclusivo de compras na aba “Explorar” é possível reunir posts com ofertas. A melhor forma da sua empresa ir parar nesse canal é engajando usuários. Para isso, é sempre bom seguir as melhores práticas de Marketing Digital no aplicativo.
Nova Ordem Mundial para vender mais: publicar, curtir, seguir!
Seguindo essas ações básicas é bem provável que você conseguirá dar uma impulsionada em suas vendas. Contudo, apenas isto não basta. Para conquistar os melhores resultados, é preciso entender todo o ecossistema do comércio virtual, ou seja, necessita ter pleno conhecimento sobre cada disciplina que envolve o mercado como:
- Qual plataforma será usada como meio de pagamento;
- Como utilizar as diversas ferramentas do marketing digital para alavancar seu negócio;
- Como reter informações sobre clientes que visitam seu espaço virtual e não compram, entre outros.
Confira mais dicas de como usar as ferramentas do Instagram para alavancar vendas em lojas virtuais.
5 Dicas de especialistas da Macfor Marketing para bombar sua loja no Instagram
Somos especialistas em Marketing Digital e adoramos compartilhar conhecimento. Para isto, separamos 5 dicas imbatíveis para melhorar a performance do seu negócio digital. Confira!
- Mantenha seu perfil atualizado – Não tem nada pior do que alguém que tenha a ambição de vender algo pela internet, mas simplesmente não responde seu consumidor, quando seu público solicita alguma informação. Lembre-se: Ninguém gosta de falar sozinho e se você não sanar as dúvidas do seu cliente, com certeza alguém vai!
- Faça posts com frequência – Crie o hábito! As pessoas adoram ter acesso à informação atualizada, especialmente se for assunto com o qual se identifiquem. Crie cronogramas de postagem e siga à risca.
- Priorize um conteúdo de qualidade – De nada adianta postar todos os dias, se nada do que publicar for interessante para seu consumidor. Escrever com relevância, tanto ajudará na manutenção da audiência, como através de técnicas de SEO, também atrairá novos leads qualificados para seu espaço virtual.
- Produza boas imagens – O Instagram é uma rede social que prioriza imagens em fotos e vídeos, então, quanto mais qualidade tiver seu material, mais atenção chamará de seu consumidor. Criatividade também é algo bem importante neste quesito, portanto, use e abuse!
- Busque fortalecer a imagem de sua empresa perante seu consumidor – Torne-se uma autoridade no mercado em que atua! Faça as pessoas procurarem pela sua empresa, crie uma relação de credibilidade e consequentemente fortalecerá sua marca e alavancará seu negócio.
Apenas isto será o suficiente para o sucesso de uma loja no Instagram?
A resposta é não. Para que um negócio seja impulsionado através das ferramentas disponibilizadas pelo Instagram é preciso planejar de forma estratégica!
É preciso ter a exata noção de quem é seu consumidor e como chegará até ele. Por isto, é tão importante contratar o serviço de uma agência especialista em Marketing Digital.
De nada adianta estar presente nas redes sociais se não houver uma estratégia muito bem planejada, colocada em prática em cada passo da jornada. Para isto é fundamental contar com a consultoria de especialistas que sabem exatamente como criar, gerenciar e divulgar seus produtos. Na Macfor Marketing temos as melhores soluções para seu negócio. Não mudamos sua filosofia, apenas aperfeiçoamos. Fale conosco!
Mentiras sobre e-commerce
Não é simples nem fácil ter um e-commerce de sucesso como muita gente fala por aí. Trata-se de um mercado extremamente competitivo, onde muitas lojas vendem o mesmo produto. O sucesso depende do quanto você consegue se destacar em meio à multidão.
A verdade é que se você não estiver amparado por um bom investimento em Marketing Digital e um excelente planejamento, dificilmente conseguirá vender algo. Parece exagero, mas não é.
Segundo dados de uma plataforma posicionada para o pequeno empreender, 90% das lojas criadas, não conseguem fazer uma única venda ao mês. Então, qual é a trajetória que coloca os 10% restantes na faixa de chegada e quais os fatores mantém esses 90% parados na largada? É o que vamos descobrir a seguir.
Por que algumas lojas virtuais conquistam o sucesso e outras não?
Basicamente, a resposta para esta pergunta é: porque algumas criam suas lojas a partir de um planejamento estratégico e outras simplesmente criam, sem nenhuma base ou conhecimento. Tanto é que no Brasil, mais de 30% das lojas virtuais que abrem, fecham antes mesmo de completar dois anos. Alarmante, não?
Segundo a 4ª edição do Perfil do E-Commerce Brasileiro, em 2018 havia no país 675 mil lojas online, cerca de 5,63% do total de sites ativos do País, sendo que mais da metade das lojas online, não possuem lojas físicas. Como podem observar, o grande desafio não está em montar uma loja virtual, mas sim manter funcionando de maneira sustentável.
Do sucesso ao fracasso: erros e acertos cometidos em lojas virtuais
Está errado!
- Layout Amador – Visual pouco profissional, entre outros detalhes pode gerar desconfiança do consumidor;
- Preços Inadequados – Tanto um preço muito baixo, quanto um valor acima da média pode ser fatal. O baixo pode levar seu negócio a falência e o alto pode levar seu consumidor para a concorrência, portanto pense bem e analise criteriosamente todos os fatores na hora de precificar seus produtos;
- Falha no Atendimento – Como já falado o atendimento é a alma do comércio e se aplica também no espaço virtual. De nada adianta ter o melhor produto, o preço mais competitivo e não atender seu consumidor de uma maneira que satisfaça suas necessidades. Para isto a automação é a solução mais certeira.
Está certo!
- Ter foco bem definido – Tenha um segmento de negócio muito bem definido e trabalhe em cima dele. Desta maneira você conseguirá negociar melhor com os fornecedores e criará uma identidade de sua loja no Instagram, perante seus clientes.
- Ter uma boa Estratégia de Marketing – Um negócio virtual exige marketing digital de alta performance. Estratégias de divulgação, redes sociais entre outras ações serão fundamentais para que seu negócio crie autoridade e seja conhecido.
- Gerencie com eficiência seus produtos e sua distribuição – Estoque, pedidos, entrega! Fazer o gerenciamento dos produtos de forma eficiente é fundamental para o sucesso de seu empreendimento. A confiança do consumidor em saber que o produto que ele deseja está disponível em estoque, que seu pedido chegará na data determinada e em perfeitas condições são fundamentais para a vida longa de uma loja no Instagram.
Bons motivos para investir em uma loja virtual
- A profissionalização de seu negócio é o caminho para o crescimento que você sempre sonhou!
- Com uma loja no Instagram você consegue criar e personalizar seu espaço de uma maneira a aumentar a identificação do consumidor com seu produto;
- As plataformas de lojas virtuais possuem ferramentas e recursos que trazem praticidade tanto para o consumidor quanto para o lojista.
Gostou do texto? Então não deixe de acompanhar nosso blog pois sempre publicamos dicas e novidades sobre o mundo do Marketing Digital.