Aplicar boas estratégias de Marketing B2B é essencial para o crescimento de uma empresa que precisa oferecer produtos ou serviços para outras empresas. Como o funil de vendas é feito por meio do “business to business”, esse processo prevê etapas mais demoradas e complexas em comparação ao marketing comum, feito para o consumidor final.
Neste texto, você verá:
- O que é Marketing B2B?;
- Tipos de negócio B2B;
- A importância do Marketing para sua empresa;
- Diferenças entre Marketing B2B e B2C;
- 5 estratégias de Marketing B2B.
Confira um breve resumo dessas 5 estratégias infalíveis que irão alavancar os resultados das ações de Marketing B2B:
E-mail Marketing
Uma das principais ferramentas utilizadas no dia a dia do trabalho é o e-mail, por isso ele é tão importante para se comunicar com outros profissionais. A dica é alinhar essa estratégia com a ciência de dados.
Prova Social
Confiabilidade é a palavra-chave para o funil de vendas para o Marketing B2B, então é fundamental apresentar cases de sucesso para a conversão de vendas.
Otimização SEO
Se você deseja ter mais visibilidade e credibilidade, a sua empresa precisa estar no topo da lista de resultados do Google. A otimização SEO é crucial para que a sua empresa seja encontrada por outros negócios.
Google Ads e Social Ads
A segmentação de público para o Marketing B2B é ainda mais relevante: cargo, tipo de empresa e problemática presente, entre outras características, serão fundamentais para fechar uma venda.
Governança de dados digitais
O novo marketing exige a aplicação de dados para otimizar processos e alavancar resultados. Então a governança digital deve ser uma estratégia prioritária quando falamos da importância do marketing para a sua empresa.
O que é Marketing B2B?
O Marketing B2B engloba diversas estratégias que aceleram os processos de venda e divulgação de empresas que oferecem produtos ou serviços para outras empresas.
Com o foco em impactar profissionais, o Marketing B2B depende de um funil de vendas, em geral, mais extenso e complexo. Isso acontece porque há diversos tomadores de opinião e processos burocráticos que podem inibir uma compra, como o budget disponível.
Mas, para compreender melhor sobre a importância do marketing para sua empresa, é fundamental entender os tipos de negócio B2B e como eles funcionam.
Tipos de negócio B2B
Dificilmente uma empresa atua de maneira isolada no mercado, é extremamente comum a dependência de parceiros, fornecedores e até mesmo prestadores de serviço.
Um exemplo bem simples sobre isso é a contratação de uma empresa de segurança para fiscalizar e proteger os bens materiais de uma multinacional, por exemplo. Nesse caso, há um processo de business to business.
A Macfor também está dentro da lista de tipos de negócios B2B, afinal proporcionamos uma consultoria de marketing para outras empresas.
Algumas características são bastante comuns em empresas com esse perfil:
- possuem exigência técnica;
- fazem vendas em grandes volumes;
- apresentam processo de venda mais demorado;
- oferecem soluções empresariais ou industriais.
A importância do marketing para sua empresa
Todo negócio depende de um processo de vendas escalável e que, além disso, possa ser refeito em outras oportunidades, gerando resultados precisos e previsíveis para garantir a saúde financeira da empresa.
Por isso, quando o assunto é a importância do marketing para a sua empresa, é preciso falar sobre planejamento e estratégias. Essa é uma maneira de manter a empresa sempre ativa e em constante crescimento.
Com a ciência de dados e as informações sobre leads que o digital proporciona, fica mais fácil construir essa máquina de vendas que torna o procedimento mais ágil e preciso.
O Marketing B2B oferece inúmeras oportunidades de expansão do seu negócio, aumenta a visibilidade e a consciência de marca (brand awareness) e torna a marca ainda mais relevante.
Ou seja, ficará ainda mais fácil fechar um contrato interessante!
Diferenças entre Marketing B2B e B2C
Apesar de usarem estratégias parecidas e terem os mesmos objetivos (vendas, visibilidade, crescimento de marca, etc.), há algumas diferenças entre o Marketing B2B e o Marketing B2C.
Uma das principais diferenças entre Marketing B2B e B2C é o envolvimento emocional com a marca, uma vantagem que as empresas que vendem para o público final tem.
Quando falamos em marcas que se envolvem nas mesmas causas e histórias que o consumidor, notamos a emoção como um gatilho essencial para a tomada de decisão e, por consequência, a compra.
As pessoas buscam consumir cada vez mais de empresas humanizadas, que são transparentes no compromisso ético e falam a mesma linguagem que elas.
Mas como ter esse sucesso garantido no Marketing B2B?
O funil de vendas para esse tipo de conversão é mais detalhado e complexo porque envolve diferentes etapas e pessoas. Além disso, as decisões tendem a ser mais racionais, baseadas em verbas, vantagens lucrativas, credibilidade, indicação, etc.
No entanto, o meio digital abre novas possibilidades para que empresas B2B fiquem mais próximas e conectadas aos tomadores de decisão. A criação de conteúdos relevantes, por exemplo, é uma forma de estar presente no dia a dia do lead e criar vínculos emocionais com ele.
Se ao abrir uma caixa de e-mail ele encontrar uma nova solução para o problema já existente ou se, quando feito uma pesquisa, as respostas dele serem solucionadas pela sua empresa, fica ainda mais fácil ter esse envolvimento que, futuramente, se tornará venda!
5 estratégias de Marketing B2B infalíveis
E-mail Marketing
O e-mail é uma ferramenta utilizada na rotina de trabalho, portanto se você quer se comunicar com profissionais, essa é uma estratégia importante e que deve ser aliada com a ciência de dados.
Presente no dia a dia de todos os profissionais, a caixa de entrada é um espaço em que a sua marca precisa estar presente. É claro que a comunicação não pode ser invasiva e com foco em vendas, pois isso tornará o relacionamento frio e distante, fazendo com que o usuário se descadastre da lista.
A dica é apostar em conteúdos quentes e que resolvam problemas rotineiros, criando um vínculo de interação com essas pessoas. Assim, é possível construir uma relação bastante duradoura.
Plataformas de automação e gerenciamento de listas são cruciais para entender o momento de cada lead dentro de um funil de vendas e otimizar o disparo dessas mensagens.
Os dados devem estar organizados para se obter ainda mais assertividade em cada ação e ter uma análise de resultados para compreender qual conteúdo teve a melhor performance e qual lead avançou no processo de compra.
Prova Social
O funil de vendas para o Marketing B2B depende muito da confiabilidade que uma empresa transmite. Por isso, é imprescindível apresentar cases de sucesso para seus leads.
Uma ferramenta para fazer isso com sucesso é o storytelling, ou seja, as estratégias que serão aplicadas na hora de contar essas histórias. Como toda narrativa que prende a atenção, um case de sucesso deve contar uma trajetória que vai do problema à solução.
O grande benefício do case de sucesso é gerar identificação. Ao ler e notar a mesma problemática, o lead passa a se interessar pelo conteúdo com o objetivo de encontrar saídas eficientes.
Além disso, essas narrativas colaboram para a credibilidade da marca e valorizam os resultados conquistados.
Otimização SEO
Estar no topo da lista de resultados do Google garante maior visibilidade. Se você deseja que a sua empresa seja encontrada por outros negócios, a otimização SEO é fundamental para o business to business.
Em geral, quando uma pesquisa é feita no Google, o usuário possui algum tipo de problema, dúvida ou simplesmente curiosidade. Por isso é tão importante estar presente nesse momento, trazendo uma solução para aquela “dor”.
Google Ads e Social Ads
Para o Marketing B2B, o público-alvo é extremamente segmentado: você deve atingir a pessoa certa, com o cargo e as características ideias para fechar negócio.
Portanto, apostar em anúncios é uma das 5 estratégias de Marketing B2B mais importantes para esse tipo de empresa. Essas ferramentas permitem apresentar anúncios e conteúdos importantes para pessoas específicas, com segmentações assertivas e eficazes.
Governança de dados digitais
A transformação digital proporcionou um grande benefício para as empresas: obter dados para alavancar a performance de campanhas na internet. No entanto, isso também pode se tornar um grande problema caso não haja organização e um armazenamento inteligente.
A governança de dados digitais proporciona resultados ainda melhores para uma empresa e traz autonomia na hora de avaliar e utilizar essas informações.
Além disso, há mais controle e segurança para essas informações pessoais de usuários, tornando a empresa mais ética e transparente, como prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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