Aprenda como planejar o Marketing de Conteúdo da sua empresa, com estratégias de alta performance para atrair leads e gerar vendas com baixo investimento.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia usada para gerar mais vendas e leads com baixo orçamento e sem precisar apelar para o discurso persuasivo e comercial o tempo todo.
Além disso, com essa tática de Marketing Digital é possível atingir alta performance com as redes sociais, os posts para blogs e infoprodutos que geram valor para o seu público-alvo.
No entanto, para obter êxito é preciso muito planejamento! Confira, a seguir, as nossas dicas para você ter um Marketing de Conteúdo que gere resultados para a sua empresa:
Os pilares do Marketing de Conteúdo
Em primeiro lugar, para criar estratégias eficazes para as ações de Marketing de Conteúdo é importante, primeiro, entender como ele funciona no funil de vendas da internet. Veja quais são os pilares desse planejamento:
Relevância
Os conteúdos divulgados devem ser relevantes para a sua audiência, ou seja, devem gerar algum tipo de mudança positiva na rotina do público-alvo.
Por isso, aposte, principalmente, em soluções para problemas do dia a dia.
Frequência
Outro ponto importante é a frequência de postagens. As redes sociais e o seu blog devem ser alimentados constantemente, fazendo parte da vida dos seguidores e gerando leads.
Atualidade
A produção de materiais com temas atuais também se torna um dos pilares mais importantes para gerar resultados em vendas.
Por isso, para blogs, por exemplo, a dica é manter os conteúdos atualizados a cada novidade do seu nicho.
Entretenimento
Memes, jogos, filtros para Instagram e posts interativos sempre são ótimas opções para divertir a sua audiência. Busque esse tipo de comunicação para criar um melhor relacionamento com seus seguidores.
Informação
Além disso, os conteúdos divulgados pela sua empresa devem trazer algum tipo de informação útil ao público. Notícias, novidades ou, simplesmente, algum tutorial prático farão a diferença no seu planejamento.
Motivação
Uma das formas de conectar pessoas com marcas é a inspiração. Empresas que geram algum tipo de motivação pessoal, social ou profissional no público-alvo tendem a ter um maior engajamento social. Essa é pode ser uma ótima aposta!
Conversão
Lembre-se: todo conteúdo deve ser postado com algum tipo de retorno para a sua empresa: novos leads, novas vendas ou mais visibilidade.
Por isso, pense sempre em call to action (CTAs) atraentes, links para tráfego orgânico ou gatilhos mentais que geram algum tipo de ação no seguidor ou leitor.
Marketing de Conteúdo: tipos de produtos
Você pode atuar com:
Como planejar?
A seguir, confira um passo a passo de como planejar as ações de Marketing de Conteúdo:
1- Escolha os canais
A partir de uma pesquisa, escolha os canais e as mídias que mais atingem a sua persona.
2 – Escolha um tom de voz
A sua empresa precisa ter um tom de voz padrão para criar identidade e um relacionamento emocional com a audiência. Determine se os conteúdos serão em 1ª ou 3ª pessoas, se serão engraçados ou sérios, se terão gírias ou jargões, etc.
3 – Escolha as editorias
Além disso, é relevante escolher quais serão as editorias trabalhadas, ou seja, os temas de cada post.
4 – Escolha a frequência
Após a definição das editorias, é importante criar um calendário de publicações. Dica: pesquise na internet quais datas ganharão posts sazonais e já as preveja nesse cronograma.
5 – Criação e análise de resultados
Agora, chegou a hora de produzir conteúdos que serão postados e fazer, ao mesmo tempo, a análise desses materiais.
Porque uma das principais vantagens do Marketing Digital é o fato de que ações equivocadas podem ser corrigidas instantaneamente, dando ainda mais resultado para as campanhas.
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