Como produzir conteúdo adequado nas redes sociais

Como produzir conteúdo adequado nas redes sociais

As redes sociais são espaços para as pessoas compartilharem a sua vida com a família e amigos. Mas ela também pode ser um excelente canal de vendas.

De acordo com o Instituto Qualibest, 62% das compras pela internet foram feitas pelas redes sociais, mostrando a força delas no mercado online.

Entretanto, não basta anunciar o produto no perfil ou em uma plataforma de marketplace como o Facebook Marketplace. É preciso conhecer o mercado para superar a concorrência.

E uma das formas de atrair e conquistar o público é o conteúdo, pois ele causa engajamento e ajuda nas vendas da empresa.

Nesse artigo nós preparamos algumas dicas para ajudar sua empresa a produzir conteúdo nas redes sociais.

 

Maneiras de produzir conteúdo nas redes sociais

Assim como os blogs, as redes sociais tem diversos tipos de conteúdos para produzir e gerar audiência.

Baseados no marketing de conteúdo, essa técnica é usada para atrair o público com materiais educativos, sanando as dúvidas dos seguidores..

Existem vários materiais para produção de conteúdo, como textos, imagens, vídeos e a disponibilização de e-books e conteúdos de blog.

Porém, é preciso conhecer os limites de cada rede social, entendendo as limitações de tamanho, caracteres, entre outras características.

Por isso, teste a produção de conteúdo em cada rede social e veja qual delas você consegue gerar resultados.

Mas no geral, é possível produzir conteúdo de forma eficiente seguindo esses passos:

 

Objetivo

Para produzir conteúdo nas redes sociais é necessário entender que o objetivo é produzir algo educativo e informativo para o público.

Seja sucinto em produzir para as redes sociais, pois produzir algo interessante em poucas palavras, auxiliando no entendimento rápido do público sem precisar do famoso “veja mais” que corta o texto em partes.

Como se trata de um ambiente mais informal, as redes sociais podem ser um espaço para entretenimento, por meio de conteúdos divertidos. Mas o objetivo das redes sociais deve ser a atração e o engajamento do público na sua página.

 

Segmentação

Antes de iniciar a produção de conteúdo, a empresa precisa escolher o público certo para o seu negócio.

Para ter mais efetividade no conteúdo, escolha um segmento de mercado que seja mais interessante para a empresa.

Caso tenha alguma dificuldade em encontrar seu público, crie uma persona (personagem que representa o cliente ideal da empresa).

Esse personagem é criado de acordo com dados e características do seu cliente. A criação da persona facilita a empresa encontrar o público certo para produzir conteúdos.

 

Encontre uma harmonia

Além de produzir e divulgar conteúdos de outras plataformas, as redes sociais também são um espaço para vendas pela internet.

Mas sua página precisa encontrar um equilíbrio entre produzir conteúdos e anunciar promoções de seus produtos.

Para isso, crie um cronograma com todas as publicações que serão feitas nas redes sociais. Assim, será possível dividir o tipo de postagem.

Além disso, produza outros modelos de conteúdo como enquetes e perguntas para incentivar a interação do público.

Dessa forma, o público sempre estará engajado e sua página será considerada uma fonte confiável para os seus seguidores.

 

Invista em conteúdo nas redes sociais

As redes sociais podem ser uma excelente plataforma para sua empresa aumentar o número de clientes.

Entretanto, é preciso produzir algo que seja atraente para conquistar mais público e superar a concorrência.

Existem vários modelos de produção de conteúdo, como texto, imagem, vídeo e e-books. Mas é preciso conhecer os limites de cada rede social para ter sucesso na produção de conteúdo.

Buscando ser mais efetivo, publique conteúdos em cada rede social para saber qual delas você terá mais resultados.

Dessa forma, você terá mais efetividade para encontrar o público ideal e a rede social para publicar o seu conteúdo e aumentar o número de seguidores, que podem te ajudar a conseguir mais clientes para o seu negócio.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.