Marketing digital: 3 tendências para seguir em 2023
Bem no comecinho do ano, tivemos várias previsões sobre como seria o ano para o marketing digital. Mas nos anos anteriores, vimos que muito do que se antecipou no início do ano não aconteceu.
Por isso, nós focamos no que realmente vem acontecendo neste primeiro mês do ano para não estabelecer tantas previsões, mas atentar ao que está se definindo como tendência.
Confira agora 3 tendências de marketing digital em 2023 para você acompanhar de perto porque elas vão te ajudar muito ao longo do ano.
O que você verá neste artigo
- Marketing digital vai evoluir com a pressão do mercado
- Fim do marketing digital que não é baseado em dados
- Marketing digital mais rigoroso na seleção de dados
1. Marketing digital vai evoluir com a pressão do mercado
Tanto para os especialistas em marketing digital e anunciantes no geral, quanto para os consumidores, 2022 foi um ano complicado. As análises financeiras globais apontam uma probabilidade de 35% de a recessão continuar e se intensificar ao longo de 2023.
De forma geral, isso significa que custos precisam ser cortados e, nas empresas, isso geralmente recai sobre os departamentos de marketing e comunicação.
No entanto, uma pesquisa global da consultoria Matter Communications mostrou que 89% das grandes empresas pretendem aumentar o orçamento de marketing digital. Provavelmente, apostando na sua capacidade de gerar bons resultados com investimentos menores, porém mais assertivos.
Essa pesquisa também mostrou que as principais frentes de atuação a receberem esse orçamento são:
- Segmentação de marketing digital;
- CRM;
- Reconhecimento e reputação de marca;
- Retenção de clientes.
Diante disso, o cenário esperado para 2023 é de alta competitividade nessas frentes do marketing digital, já que a grande maioria das empresas vai ter grande foco nelas.
Com o objetivo de não apenas proteger os negócios da recessão, essas estratégias serão um recurso para expandir durante um período complicado, então prepare-se para ter um marketing digital muito estratégico em 2023. ,
2. Fim do marketing digital que não é baseado em dados
Embora não faça sentido, alguns anunciantes precisam entender que se não é baseado em dados, não é marketing digital. Sem uma estratégia bem articulada de levantamento, análise e segmentação de dados não existe sucesso, e o sucesso só vem com marketing digital propriamente feito.
Os resultados só são alcançados mediante boas táticas de captura de dados de boa qualidade dos seus clientes. Sem isso o que as pessoas chamam de marketing digital não passa de especulação.
Como você viu acima, a área vai estar no seu ápice de competitividade e as empresas não poderão arcar com estratégias de marketing digital que não têm dados para serem assertivas e bem sucedidas.
Portanto, sim, provavelmente tenhamos chegado à era em que todos compreenderão de uma vez por todas que uma estratégia só é de marketing digital se for totalmente baseada em dados.
Veja como aplicar data science no marketing digital.
Como usar os dados corretamente no marketing digital
Várias pesquisas, como a da própria consultoria Matter citada anteriormente, mostram que 1 em cada 3 marketeiros não consegue fazer o uso adequado dos dados de clientes que eles já capturaram.
Sem isso é impossível criar estratégias de marketing digital personalizadas. Portanto, em 2023, as ferramentas de coleta e análise de dados devem ficar ainda mais inteligentes, intuitivas e fáceis de usar. E justamente por isso, as estratégias que não sejam data driven se tornarão inadmissíveis.
3. Marketing digital mais rigoroso na seleção de dados
O que não faltam é dados a serem usados nas estratégias de marketing digital, e eles podem ser coletados de todos os canais pelos quais os clientes interagem com uma empresa.
Por isso, os profissionais encarregados dessa coleta e análise podem ficar sobrecarregados em 2023, tentando identificar os principais públicos e demandas, pois esse trabalho vai ficar ainda mais rigoroso.
Como já falamos nos dois tópicos anteriores, haverá maior competitividade, por isso, os anunciantes não apenas devem personalizar as experiências ao longo da jornada do cliente, mas antecipá-las a fim de retê-los antes que o seu concorrente o faça.
Outro fator de complicação nesse contexto é que se deve evitar bombardear os usuários com anúncios em todos os canais, por mais que as estratégias omnichannel mostrem resultado.
Nesse sentido, a seleção de dados para cada estratégia vai ficar mais rigorosa a fim de que cada cliente ou grupo de clientes que for definido como um público tenha um mix de canais estabelecido. Assim, sua marca pode interagir com eles por esses canais sem se tornar aquela presença constante e irritante enquanto o usuário navega online.
Veja como fazer uma análise de dados rigorosa para suas estratégias de marketing.
Marketing digital em 2023: não fique por fora das tendências
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