Marketing digital no agronegócio: como melhorar o posicionamento no Google
De acordo com um levantamento global do Search Engine Journal, 90% das experiências online começam com uma pesquisa. Especialmente, nas empresas de agronegócio, como o setor de máquinas agrícolas, por exemplo, em que o ticket médio é mais alto, 98% das compras são orientadas por pesquisas no Google. (Fonte: Mckinsey).
Isso mostra a importância do SEO para as empresas agrícolas e como uma presença online com site e blog otimizado para o Google, sem dúvida, é o principal canal de ativação de performance digital.
Neste artigo, você vai entender por que o SEO é o principal motivo para sua empresa agro investir em marketing digital no agronegócio e como melhorar o posicionamento no Google do site da sua marca.
Tráfego orgânico: o maior ativo que sua empresa obtém com marketing digital no agronegócio
O ativo mais valioso que uma empresa agro pode obter com marketing digital no agronegócio é o tráfego orgânico.
Obter tráfego orgânico com técnicas de SEO é a estratégia com maior custo benefício do marketing digital, porque cada visita ao seu site é espontânea e o clique não gera uma despesa direta.
Evidentemente, a criação de site e blogs, sua manutenção, a produção de conteúdo e o SEO geram custos, mas diferente da mídia paga, que gera despesas que aumentam a cada clique, esse custo é menor e se mantém o mesmo ao longo do crescimento.
O tráfego orgânico traz uma awareness e uma autoridade para sua marca que se retroalimentam. Quanto maior é o público que visita o site da sua empresa, mais o mecanismo de busca compreende que o seu conteúdo atende à procura dos usuários e melhor vai posicioná-lo na página de resultados de busca.
Isso é muito valioso, porque uma pesquisa da Moz, mostrou que 71% dos usuários clica nos 5 primeiros resultados orgânicos que aparecem na primeira página do Google. Então, quando o seu possível cliente está procurando por soluções que a sua marca pode oferecer, é fundamental que você esteja entre esses 5 primeiros resultados.
A seguir, você vai ver como melhorar o seo do seu site para melhorar o posicionamento para as pesquisas dos produtores rurais.
Como melhorar o posicionamento no Google e aumentar o tráfego orgânico do seu site
Essas duas ações são fenômenos que se retroalimentam no digital: â medida que seu tráfego orgânico aumenta, melhor é o seu posicionamento no Google. Então, para destravar essa melhora qual deve ser sua primeira atitude? Melhorar o SEO do seu site.
Como melhorar o SEO do site
1 Faça pesquisa de palavras-chave
Comece com uma pesquisa de palavras-chave, quanto mais palavras-chave do segmento agrícola indexadas pelo Google, maiores são as chances de ele exibir seu conteúdo nos primeiros resultados. Procure pelas palavras-chave mais buscadas no seu segmento e veja também como seus concorrentes têm se posicionado nos resultados com esses termos.
É importante fazer um levantamento das 10 palavras-chave mais procuradas e do quanto o seu tráfego orgânico depende delas. Esse índice verifica se o seu tráfego é mais de 50% gerado pelos termos mais comuns da sua marca.
Ter volume de visitas gerado em mais de 50% pelas palavras-chaves mais populares da marca não é bom, pois mostra baixa awareness e pouca autoridade em outros termos, principalmente se essas palavras mais buscadas forem institucionais, isto é, levam o nome da marca no termo da busca.
Com as ferramentas adequadas de marketing digital no agronegócio, é possível fazer essas pesquisas e obter resultados precisos.
2 Crie conteúdo com as palavras-chave encontradas
Crie conteúdo para seu site e blog com páginas otimizadas para SEO, isso significa que as páginas do seu site devem ser estruturadas com meta tags, heading tags, descriptions, (saiba mais aqui) e que você deve ter um blog com conteúdo técnico do agronegócio para indexação de palavras-chave.
A partir disso, além de aumentar as chances de o Google melhorar o seu posicionamento entre os resultados de busca, sua empresa se torna referência de conteúdo de qualidade para o produtor rural.
Portanto, crie conteúdo técnico, usando as palavras-chave do segmento e respondendo as perguntas que seu público faz, para as quais geralmente procura respostas online.
O marketing digital no agronegócio, inclusive, dispõe de uma ferramenta especializada em análise de conteúdo pela qual se examina os resultados de pesquisas para determinadas palavras-chave a fim de identificar os elementos que compõem os conteúdos de sites que ficam nas primeiras posições do Google. Usar esta ferramenta de análise pode ser exatamente o que sua marca precisa para melhorar o SEO do seu site.
3 Busque formas para aumentar a domain authority do seu site
A domain authority de um site é um fator de ranqueamento do Google que pontua de 0 a 100 qual a probabilidade de um site ficar bem posicionado nos resultados de busca. O que determina essa pontuação, além da qualidade da navegação, é quantos links de outros sites o seu site possui.
Isto é, o número de sites de terceiros que apontam para o seu declarando a sua marca ou o seu conteúdo como referência de solução ou respostas determina o seu Domain Authority, mas não só. O número é importante, mas a qualidade também: os sites que fazem link para o seu devem ser confiáveis e relevantes para o seu público.
Domain Authority é um dos fatores mais importantes de ranqueamento no Google, no entanto, ele parece ser negligenciado pelas empresas agro, pois até os sites de grandes players do agronegócio mostram baixos níveis nesse índice: entre 20 e 30, quando o ideal é ter acima de 40.
Uma estratégia infalível para obter domain authority é assessoria de imprensa digital, por meio dela você consegue que sua marca ganhe visibilidade em veículos importantes para o seu segmento, além, é claro, de obter os links que são tão importantes para o índice. Essa é uma estratégia bem específica e importante visto que as assessorias de imprensa convencionais não têm o preparo que o digital demanda.
Saiba mais sobre assessoria de imprensa digital e todos os benefícios que ela pode trazer à sua empresa.
Como melhorar o SEO do seu site com marketing digital no agronegócio
Para melhorar o SEO do seu site e obter um posicionamento entre os primeiros resultados do Google, você precisa das estratégias e das ferramentas citadas aqui:
- Pesquisa especializada de palavras-chave do segmento.
- Criação e análise de conteúdo técnico.
- Assessoria de imprensa digital.
Esses são três elementos infalíveis para melhorar o seu posicionamento no Google e para garantir cada um deles na sua estratégia de forma eficiente e confiável, você vai precisar de uma agência de SEO especializada em marketing digital no agronegócio.
Somente uma agência de marketing digital no agronegócio terá as ferramentas adequadas para cada estratégia e os profissionais qualificados para analisar o cenário agro e produzir conteúdo técnico relevante para o produtor rural.
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