As vantagens que sua empresa B2B pode obter ao investir em campanhas de marketing tradicional são inúmeras, mas quanto você tem investido na sua presença online? Atualmente, se a sua empresa não se destacar com campanhas de marketing digital B2B, ela pode ficar invisível para grande parte do seu público.
Neste artigo, veja como colocar em prática essas ações para que sua empresa possa expandir a presença online em curto prazo.
O que é marketing digital B2B?
O marketing digital B2B engloba diversas ações de marketing desenvolvidas nos meios online visando alcançar os potenciais clientes que estão concentrados nesse âmbito.
Essas ações trabalham para conquistar e fidelizar clientes no digital, o que ajuda a criar autoridade da empresa no seu mercado.
Como fazer marketing digital B2B
A internet permite muitas possibilidades para as empresas gerarem impacto, especialmente no meio Business to Business (B2B), pois auxilia na comunicação direta com os clientes com o próprio mercado e com o verdadeiro consumidor final por meio das estratégias de marketing B2P (Business to Peer).
Para gerar mais resultados com estratégias de marketing digital B2B, veja os exemplos a seguir.
Marketing digital B2B: 7 estratégias para o seu negócio
Existem diversas estratégias de marketing digital B2B. Nós separamos as 7 principais e indispensáveis para o sucesso da sua empresa B2B. Veja:
1) Blog
Em primeiro lugar, crie um blog para compartilhar conteúdos B2B com qualidade e que interessem o seu público-alvo. Nesse momento, o foco não é fazer propaganda dos seus produtos e serviços, mas ajudar a sua buyer persona a resolver algum problema.
Ao acessar o seu blog, um possível cliente verá que, além de vender um produto ou serviço que ele precisa, a sua empresa também possui conhecimento e autoridade na área. A partir do momento em que o cliente entende que você é uma autoridade no assunto, ele passa a confiar na sua empresa.
2) Search Engine Optimization (SEO)
SEO é a estratégia de marketing digital de otimização dos conteúdos do seu site para os mecanismos de busca. Dessa forma, quando alguém pesquisar sobre um assunto relacionado ao seu negócio no Google, sua página aparecerá nos primeiros resultados.
É importante estar entre os 3 primeiros resultados das buscas, pois eles são os mais acessados por quem faz a pesquisa. Para isso, existem diversas regras e melhorias técnicas que devem ser aplicadas na produção dos conteúdos.
3) Landing Pages
Você certamente já deixou seus dados em um formulário online para ter acesso a um conteúdo exclusivo, certo? Essa página que contém o formulário é chamada de landing page, ou página de conversão.
Ela tem o objetivo de capturar os dados de uma pessoa interessada no assunto, em troca de um material rico. Dessa forma, com a aquisição do e-mail da pessoa, é possível trabalhar o relacionamento com ela até que ela esteja preparada para se tornar um cliente.
Esses conteúdos exclusivos podem ser e-books, newsletters, planilhas, templates, estudos ou até mesmo uma inscrição gratuita em um curso ou evento.
4) E-mail marketing
O e-mail marketing pode ser utilizado como uma forma de manter o relacionamento após o cadastro em uma landing page, por exemplo.
Nesse caso, é necessário que os conteúdos sejam de interesse do seu público e tenham informações de qualidade. Além disso, você também pode usar para continuar encantando o cliente, seja com o envio de cupons de desconto, promoções exclusivas, pré-vendas, entre outras possibilidades.
5) Redes sociais
O marketing digital B2B também anda ao lado das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, etc. Mas é preciso utilizar esse meio da forma estratégica, visando alcançar o seu público para que eles encontrem a sua empresa.
Para isso, é necessário uma criação de conteúdo especializada que engaje o público de forma fácil e ágil. Esteja sempre disponível para responder dúvidas, elogios e reclamações. Além disso, também é possível pedir a opinião dessas pessoas em enquetes, por exemplo, o que gera insights para melhorar a sua empresa.
6) Geração e nutrição de leads
São métodos de marketing digital B2B muito eficientes para o segmento. A geração e nutrição de leads refere-se a quando você investe em ações para educar os leads até que eles fiquem prontos para se tornarem clientes.
Dessa forma, até mesmo quem trabalha com marketing multinível consegue converter o lead em um parceiro mais rápido do que o normal.
7) Custo de aquisição de cliente (CAC)
A estratégia de Custo por Clique é voltada para saber se o seu investimento em campanhas de marketing digital está trazendo bons resultados. Não é interessante, por exemplo, ter custos muito altos com campanhas e não obter clientes suficientes de retorno para cobrir esses gastos.
Para calcular o CAC, some tudo o que você investiu em um determinado período e divida pelo número de clientes conquistados nesse mesmo tempo. Assim você descobrirá qual foi o custo médio de aquisição de cada cliente. As ferramentas de marketing digital permitem fazer esse cálculo com precisão total.
Conheça uma agência de marketing digital B2B
Empresas desse segmento devem investir em estratégias de marketing digital B2B mais complexas e arrojadas.
Se você quer aplicar as estratégias de marketing digital na sua empresa, ganhar destaque e ser sinônimo de autoridade no mercado, entre em contato com a Macfor! Somos uma agência de marketing digital full service especializada no segmento B2B. Conheça nossos cases de sucesso.