Marketing digital e privacidade online: o que vai mudar
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, mais de 80% dos usuários de internet em todo o mundo estão preocupados com a sua privacidade enquanto navegam em sites e usam aplicativos. Essa preocupação tem gerado uma série de mudanças no marketing digital, é sobre elas que vamos falar aqui.
O mercado da publicidade e dos anúncios online já tem atuado e se aprimorado para viver em um mundo sem cookies, recursos com os quais contavam há décadas para impactar o público desejado e metrificar os seus resultados.
Contudo, em prol de uma realidade em que os usuários estejam completamente seguros a respeito de sua privacidade digital, é necessário que as empresas que fazem campanhas online se atualizem para manter os seus objetivos e resultados de marketing digital, assegurando o sigilo das informações pessoais do seu público.
Neste artigo veja o que já está em desenvolvimento e o que deve mudar no cenário do marketing digital em relação à privacidade online.
O marketing digital e a privacidade do usuário
A fim de que os usuários não tenham seus dados acessados ou compartilhados com pessoas ou entidades que não têm permissão para isso e também para que as organizações continuem sendo capazes de atingir seus objetivos de marketing digital sem ferir essa privacidade, várias inovações estão em andamento.
Agora, vamos falar sobre o que cada marca deve fazer de acordo com as principais mudanças e novidades desse cenário.
Fazer marketing digital com first party data
O marketing digital na era da privacidade está passando por importantes mudanças em nome da proteção dos dados pessoais dos usuários de acordo com as restrições da nova LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Essas mudanças são altamente necessárias, pois, segundo levantamento do Think with Google, 48% dos usuários de todo o mundo pararam de adquirir produtos ou serviços em razão de problemas com sua privacidade digital.
No mesmo levantamento, consta que 64% dos consumidores desconfiam da proteção dos seus dados exercida pelas empresas que solicitam suas informações online.
É um dever de todas as empresas mudar essa imagem que o cliente tem em relação a essa proteção.
A principal medida para isso é trabalhar pela transparência, sempre informando e prestando contas ao público sobre o uso dos dados. Afinal, 91% dos consumidores do levantamento citado afirmaram que é essencial que as marcas sejam transparentes nesse sentido.
Com essa finalidade, as plataformas de captura e mensuração de dados já estão passando por atualizações para fortalecer a base de first party data, isto é, os dados primários obtidos nas interações diretas com os clientes.
Essas ferramentas vêm com melhores recursos para obter mais e melhores insights desses dados primários com técnicas de mensuração mais apuradas.
A nova tag do Google, por exemplo, identifica mais eventos para enviar maior volume e qualidade de dados para o Google Analytics, Google Ads e Google Marketing Platform. Com mais dados primários, mais eventos são identificados, melhores insights são gerados e a confiança do usuário é mantida, assim como sua privacidade é preservada.
Analisar toda a jornada do cliente de forma totalmente segura
Nesse contexto, novas plataformas como o Google Analytics 4, que vêm para gerar mais insights identificando mais eventos ao longo da jornada dos clientes, são capazes de gerar insights automaticamente a partir dos seus novos recursos de machine learning.
No GA4, essa novidade é extremamente útil para as campanhas de marketing digital, porque com ela é possível fundamentar as tomadas de decisão com informações mais ricas e precisas sobre tendências e também prever comportamentos do usuário.
As métricas preditivas são um importante avanço em Analytics
As novidades nesse âmbito foram pensadas para serem capazes até de estimar a receita que pode ser gerada a partir de certos grupos de usuários. Ou seja, dentro da base de dados que é lícito capturar, é possível identificar as segmentações ideais para as campanhas.
O melhor uso de first party data vai oferecer uma compreensão cada vez mais aprofundada dos públicos.
Os avanços das ferramentas do Google, nesse sentido, oferecem ao marketing digital o Google Analytics 4 que é uma plataforma privacy-driven com foco no futuro, por isso mensura as interações dos usuários com a sua empresa em diferentes plataformas sem duplicação de acessos quando a mesma pessoa acessa um site por meio de diferentes dispositivos.
Dessa forma, oferece métricas muito mais realistas que proporcionam um entendimento completo da jornada do usuário, atendendo sua demanda por privacidade em relação aos dados por conta da LGPD.
Como obter melhores insights da jornada do usuário com o Google Analytics 4.
Saiba mais sobre marketing digital e privacidade online
Descubra se a sua empresa está preparada para fazer campanhas de marketing digital de alta performance cumprindo todas as restrições de privacidade do usuário. Solicite uma consultoria em Analytics agora mesmo!
A Macfor é uma agência de marketing digital que conta com os maiores especialistas em Analytics do Brasil e tem o selo de Google Partner Premier, pois está entre os 3% das empresas com melhor performance no uso das soluções do Google. Por isso, você pode ter certeza de que receberá a melhor consultoria, além de acesso exclusivo com o melhor uso das ferramentas do Google.
Solicite uma consultoria em Analytics.