Marketing digital no agronegócio e para o setor de máquinas agrícolas
Entenda porque o setor de máquinas agrícolas é um dos que mais crescem com marketing digital no agronegócio, e saiba quais as estratégias ideais para cada etapa da jornada de compra.
Em um setor no qual o ticket médio fica entre R$ 20 mil e R$ 450 mil, tendo grande atuação B2B, o fator decisivo para a compra é a confiança.
E onde esses clientes têm alcançado essa confiança? Na internet: 95 a 98% das compras B2B (ou as de ticket médio próximo às centenas de milhares) são orientadas de forma online, segundo levantamento da Nielsen.
De fato, o cliente do setor de máquinas agrícolas está cada vez mais se educando no digital antes de realizar uma compra dessa magnitude. Assim, a presença online das marcas do agronegócio vem se tornando parte crucial da customer experience desse segmento.
Embora a digitalização das zonas rurais ainda tenha seus atrasos, os números mostram que os produtores rurais, hoje, relacionam-se com o digital em proporções que se aproximam bastante das encontradas no estilo de vida urbano.
Veja o seguinte dado: 94% dos produtores rurais têm smartphone e, desses, mais de 90% usam o WhatsApp para se comunicar e se informar, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.
Inclusive, é surpreendente como esse app de mensagens instantâneas tem sido ainda mais relevante do que a própria televisão nos meios rurais.
Veja as melhores estratégias de comunicação no agronegócio.
A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) fez uma projeção de aumento real de 30% para o setor neste ano, considerando o recorde de R$ 33 bi de faturamento.
Para surfar nessa onda de crescimento, tendo em vista que o produtor está cada vez mais conectado, uma iniciativa shift to digital deve ser prioridade para as empresas do segmento.
Há três razões muito simples pelas quais é uma necessidade urgente investir em marketing digital no agronegócio:
- Atrair compradores.
- Fidelizar clientes.
- Aumentar receita.
Por que empresas de máquinas agrícolas devem implementar estratégias de marketing digital no agronegócio
A presença cada vez maior do produtor rural no digital gera algo muito valioso: dados.
Por isso, atraí-lo através do marketing digital no agronegócio traz um ganho muito grande. Com o advento do data science aplicado ao marketing, é possível analisar todo o seu comportamento de compra, identificar seu interesse e rastrear as oportunidades de negócio.
A possibilidade de analisar o funil de vendas pela perspectiva do cliente é uma das melhores vantagens do marketing digital. Assim é que se traçam estratégias totalmente data driven e customer centric, usando métodos como o inbound marketing, por exemplo, que é mais econômico e atrai o interesse das pessoas certas para o seu produto.
Veja como é mais ágil e econômico atender essas demandas pelo digital: confira as melhores estratégias para cada fase do funil de vendas e como elas aceleram a jornada de compra.
Estratégias de marketing digital no agronegócio para cada etapa da jornada de compra
O funil de vendas, você já conhece.
Porém, observá-lo inteiramente pela perspectiva do cliente é uma inovação garantida somente pelo marketing digital: ele encurta o caminho das conversões por meio de segmentação de público.
Aprenda a segmentar seu público e a criar jornadas de marketing digital no agronegócio.
Então, confira a estratégia ideal de marketing digital para cada fase do funil de vendas no setor de máquinas agrícolas.
1. Aprendizado e descoberta (Awareness)
Nesta fase, é preciso garantir que o cliente saiba que você, sua empresa e/ou produto existem – e estão especialmente preparados para atender às necessidades que ele tem.
Você pode até já saber bem disso, mas o ponto ao qual talvez não esteja atento é que há dois modos pelos quais um possível cliente navega online: o ativo e o passivo: traçando uma estratégia específica para cada um desses modos, sua marca conseguirá criar uma awareness forte o suficiente para transformar esse usuário em um cliente.
Em um modo passivo de navegação, a pessoa não está realmente procurando por um produto ou serviço online. Porém, se ela tiver o perfil de um cliente em potencial (ou seja, se suas características derem match com a buyer persona da sua empresa), ela pode ser impactada por seus produtos e serviços, mesmo quando não está buscando por eles.
Mídia paga e mídia programática
O produtor rural que está passivamente navegando na internet ou nas redes sociais, sem necessariamente estar à procura de um produto ou serviço, pode ser atraído por um anúncio a respeito de algo que é da sua necessidade.
Para que esse anúncio chegue até ele, sua empresa pode usar o recurso da mídia paga: é uma estratégia que aumenta a visibilidade da sua marca, dentro de um orçamento definido, trazendo resultados em curto prazo e aumentando o ROI (retorno sobre investimento).
As mídias pagas mais comuns são os anúncios patrocinados em redes sociais: exibidos somente para um público segmentado (ou seja, definido por uma série de características que se alinham a sua buyer persona – idade, geolocalização, sexo, área de atuação etc.), esses anúncios têm copy, imagens e vídeos criados estrategicamente para impactar os usuários.
Já a mídia programática gera reconhecimento de marca com anúncios exibidos em sites, blogs e apps de terceiros, que são visitados e usados pelo seu público-alvo. Assim, sua marca participa de uma espécie de leilão automático para comprar espaços para anúncios em sites que o produtor rural visita.
Entenda melhor a mídia programática aqui.
Já no modo de navegação ativa, o produtor rural está realmente procurando por determinado produto. Nesse caso, você deve criar uma campanha específica para aparecer no topo dos resultados das buscas.
Aqui, a mídia paga também pode ser uma solução, com campanhas de Google Ads, nas quais você pode exibir links patrocinados no topo das páginas de resultados de busca do Google.
No entanto, também existe a opção de estar bem posicionado no Google de forma orgânica – isto é, totalmente gratuita. Para isso, é preciso otimizar o SEO (Search Engine Optimization) do seu site, além de produzir conteúdo relevante, que responda às questões para as quais o produtor busca respostas online.
Veja técnicas de SEO aqui.
2. Reconhecimento do problema (Evaluation)
(Imagem com vetor para os conceitos: geração de leads e conversões)
Na hora em que o produtor rural passa a perceber que realmente precisa do seu produto, a sua marca precisa ser ainda mais contundente em mostrar ter a solução certa para ajudá-lo.
Esse produtor rural deixou de ser um mero visitante ao seu site/blog, ou redes sociais, para ser alguém que tem uma necessidade e quer encontrar um meio de saná-la: nessa fase, ele deixará de ser um desconhecido para se tornar um lead, e é aqui que ocorre a primeira conversão do funil.
Agora, o seu possível cliente está disposto a informar dados sobre si mesmo (como nome, e-mail, telefone, entre outros), em troca de conteúdo mais aprofundado sobre a necessidade dele.
Este é o momento-chave para dar um boost no seu site e nas suas redes sociais, com conteúdo especializado e personalizado para esse produtor rural, já que ele está ativa e especificamente navegando por elas. Além disso, é essencial disponibilizar conteúdos pelos quais ele esteja disposto a fornecer informações em troca.
Uma estratégia que tem alcançado excelentes resultados no agronegócio são as feiras agrícolas online: nelas é possível reunir um volume muito grande de interessados no seu produto e ter 100% de aproveitamento em:
- captação de leads de todos os participantes dos eventos;
- mensuração de engajamento em cada atração promovida;
- iniciativas de testes A/B para reter atenção da audiência;
- garantia de que o participante vai interagir com a marca e consumir seu conteúdo.
Saiba como promover a sua feira online e quais vantagens isso traz para o setor de máquinas agrícolas.
Faça como a líder mundial do agro: promova a sua própria feira agrícola online.
3. Consideração da solução (engagement)
(Imagem com o vetor para o conceito de: segmentação de público)
A partir do momento em que o produtor rural se torna um lead, começa a fase de relacionamento.
Aqui, é primordial contar com ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente).
O CRM ideal para sua empresa vai segmentar toda a sua base de leads, separando todo o público sobre o qual você tem dados em grupos menores. Os critérios podem ser vários: cargo, área de atuação, cultura utilizada, tipo de plantio, orçamento, entre outros.
Essa segmentação é essencial para garantir que o relacionamento que você vai manter com essas pessoas a partir de agora seja assertivo – isto é, que aconteça à base de comunicações úteis para o produtor rural.
O CRM assegura que as suas mensagens ao produtor rural, com o conteúdo no qual ele está interessado, cheguem pelo canal que ele mais usa e confia (como WhatsApp, mensagem de texto ou qualquer outro meio) e na hora mais oportuna.
Assim, você pode criar fluxos de comunicação personalizados para produtores rurais em período de plantio no sul do Brasil, e outros tipos de comunicação para os que já estão em fase de colheita na região nordeste, por exemplo (apenas para citar uma das vantagens mais incríveis da segmentação).
A comunicação a partir desses fluxos é assertiva porque, além de acontecer nos canais certos e nos momentos ideais, ela é registrada – gerando um histórico valioso de interações, pelo qual sua empresa pode analisar o nível de qualificação dos leads e o melhor momento para avançar para uma proposta.
4. Decisão de compra (Purchase)
(Imagem com vetores para conceito de “análise da jornada de compra”)
Quando o cliente finalmente toma a decisão de realizar a compra do produto ou serviço, é o momento de orientar essa compra por dados, oferecendo comparativos muito completos do seu produto com os dos concorrentes.
Esses comparativos podem ser, também, relacionados às condições de compra, aos descontos personalizados e a testes gratuitos.
Focar em customer experience nesse momento é um must: assim, esse produtor, além de tornar-se um cliente, será também um propagador da sua marca.
Contudo, o mais interessante para a sua empresa, a partir de uma conversão em vendas depois de uma jornada de compra orientada por dados no digital, é justamente isso: os dados que a jornada gerou.
Você pode analisar todos esses dados para otimizar jornadas de compra futuras, vendo o que acelera e o que bloqueia o avanço no funil de vendas. Afinal, este é o grande benefício: no digital, absolutamente tudo gera dados. Portanto, todo resultado, tanto positivo quanto negativo, pode ser rastreado e mensurado com precisão.
Para análises apuradas e levantamento de dados que sejam de fácil interpretação, você pode utilizar as ferramentas digitais de análise disponíveis para o marketing. Algumas são gratuitas, como o Google Analytics, e outras exigem investimento, mas tudo depende de qual é o aprofundamento da análise que você pretende obter para os seus relatórios.
Seu próximo passo no marketing digital no agronegócio
Em um panorama geral, o que uma empresa do setor de máquinas agrícolas precisa para ter sucesso no digital, em cada fase da jornada de compra, é:
- mídia paga e mídia programática;
- criação de conteúdo especializado;
- tráfego orgânico e SEO;
- soluções em CRM;
- ferramentas de análise de dados.
Sua empresa está preparada para ter performance em cada uma dessas etapas?
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