Melhores estratégias de social ads em marketing digital no agronegócio
De acordo com relatórios do Ministério da Agricultura e da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, há uma presença cada vez maior de jovens trabalhando no campo.
Isso significa que a sucessão familiar está formando produtores rurais mais jovens, e esta é uma grande razão pela qual a comunicação por meios digitais deve ser uma prioridade para o marketing digital no agronegócio.
Em vista disso, neste artigo você vai conferir dados relevantes para promover a melhora da comunicação e marketing das empresas de agro e quais são as melhores estratégias de social ads para implementar com esse público.
Marketing e comunicação digital no agronegócio
Os dados a seguir são muito interessantes.
94% dos produtores rurais têm smartphone e 74% usam a internet para buscar informações sobre os mais diversos temas, de acordo com pesquisa divulgada em 2020 pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio.
O uso de WhatsApp, inclusive, só vem aumentando no meio rural nos últimos anos: 50% dos produtores declaram que a plataforma é o meio mais confiável para se informar – evidentemente, já que trata-se de um meio por onde chegam notícias e conteúdos compartilhados diretamente por pessoas em quem eles confiam.
Diante desses números, uma prática que está se consolidando entre as grandes empresas do agro é o forte investimento em comunicação online com o produtor rural.
O que você verá aqui é como usar essas estratégias para dar um boost na sua brand awareness e até mesmo na sua taxa de conversões.
Como usar social ads no agronegócio
Anúncios pagos em social media podem funcionar com a mesma efetividade que os anúncios PPC (pay per click) no agronegócio. Mas como uma estratégia de social pode ter o mesmo efeito que uma ação em mecanismos de busca?
As plataformas de social media mais populares apresentam o crescimento mais rápido de uso e alcance entre os canais de marketing digital. Portanto, canais como Facebook, LinkedIn e Instagram ainda oferecem oportunidades para crescimento para empresas B2B e e-commerce.
Para o agronegócio, as redes sociais são um excelente meio para expandir a visibilidade de marca, o tráfego e a receita. Uma pesquisa do Foundry mostra que no segmento B2B, o nível de influência de social media na decisão de compra é de impressionantes 84%.
Alcance e conteúdo de social media e marketing digital para o agronegócio apresentam oportunidades gigantescas de crescimento e formação de novos negócios por meio de canais que são relativamente bem recentes.
Isso porque as redes sociais oferecem uma gama de possibilidades, formatos e estilos de conteúdo, como:
- Anúncios de foto e vídeo no feed;
- Anúncios em mensagem de texto e e-mails que são desenvolvidos para abordar prospects individualmente;
- Anúncios em stories;
- Anúncios focados em conversão e e-commerce para geração de oportunidades de negócio.
Como criar campanhas de social ads no agronegócio
A primeira coisa que você precisa fazer ao criar uma campanha de social ads para uma empresa de agronegócio é definir o propósito da ação. Como você já sabe, no agro, a jornada de compra é muito mais complexa e pautada pelos micro momentos do plantio e colheita dos mais variados produtos.
Então é preciso verificar com muita precisão “o quê” para que “tipo de público”, momento e sazonalidade seus anúncios de social ads serão focados, pois essas plataformas permitem definir os objetivos do negócio de forma bem específica. Ou seja, sua ação de social ads pode ser configurada para gerar receita, brand awareness, tráfego, conversões e muito mais.
Para o marketing e comunicação do agronegócio, é necessário usar essas plataformas aliadas aos dados do seu negócio e de acordo com a expertise de profissionais que não só entendem o digital, mas são especializados em agro.
Somente dessa forma é possível obter um ROI desejado a partir da delimitação do público para se ter os melhores resultados.
Principais vantagens de social ads na comunicação e marketing no agronegócio
A principal vantagem dos social ads no agronegócio é que eles podem ser ultra segmentados, que é justamente a maior necessidade que o agro tem para criar estratégias de sucesso: a ultra segmentação.
As plataformas de social ads permitem segmentar as audiências por interesses, profissão, localização e muito mais. Isso é essencial para os ciclos de produção do agronegócio, as diferentes características geográficas e as sazonalidades de cada produto.
É por essa razão que, aliada às campanhas de PPC no agronegócio, os social ads permitem que as empresas encontrem seus clientes ideais em qualquer momento, ou micro momento, de suas jornadas de compra.
Estratégias de social ads como parte de um planejamento de marketing digital no agronegócio também permitem que as marcas expandam sua presença online a médio e longo prazo, quando trabalhadas com conteúdo e SEO.
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