Análise de dados para melhorar suas campanhas de marketing no agronegócio
Usados dentro de todas as restrições e parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os dados podem ser sua principal fonte de inovação para atender a transformação dos hábitos de consumo dos produtores rurais e aumentar vendas nas empresas de agronegócio.
Neste artigo, vamos revelar como usar a análise de dados como um ativo poderoso de marketing para agronegócio e como essa análise deve ser feita para gerar todos os insights para suas campanhas digitais atingirem resultados cada vez melhores.
Entenda como deve ser a análise de dados em um mundo sem cookies.
Siga a leitura para ver como fazer a análise de dados para obter insights mais ricos e quais ferramentas devem ser usadas especialmente em marketing digital para agronegócio.
Estratégias de marketing para agronegócio com base em análise de dados
Os hábitos do produtor rural têm mudado mais de acordo com a transformação digital e o agronegócio tem que se reinventar constantemente para acompanhar essas mudanças. A vantagem é que, nesta era digital, os produtores rurais geram cada vez mais dados.
Dentro dos devidos parâmetros, sua empresa agro pode usá-los com ética. É por isso que você precisa dominar a “arte” da análise de dados no seu negócio, porque ela faz toda a diferença para sua marca ser líder de mercado.
A jornada da grande maioria dos produtores rurais passa pelo online e como isso gera dados, a análise é crucial para entender o atual comportamento, as tendências e fazer previsões do futuro.
A análise de dados estratégica permite inclusive que a sua empresa identifique e aproveite tendências ou corrija falhas antes de seus concorrentes. Isso significa que essa prática pode garantir o caminho para sua marca se tornar a mais lembrada pelo produtor rural.
Uma pesquisa da Mckinsey mostrou que empresas que usam o marketing data driven, isto é, realizam campanhas orientadas por dados, obtêm os seguintes extras:
- Ganham 23 vezes mais novos clientes;
- Aumentam as probabilidades da jornada de compra converter em vendas em 19 vezes;
- Têm 6 vezes mais probabilidade de reter e fidelizar os clientes.
Assumir a análise de dados como uma constante no marketing digital para agronegócio é uma garantia de ganhos presentes e futuros.
Como usar data science no marketing digital.
Como fazer análise de dados para criar campanhas segmentadas em empresas agro
Com a análise de dados inteligente, é possível criar campanhas personalizadas para produtores rurais em diferentes regiões do Brasil e realizar ações segmentadas para alcançar públicos específicos que sejam impactados de forma efetiva por promoções especiais.
O marketing data driven permite segmentar melhor as ações e otimizar o seu orçamento já que as suas campanhas terão chances muito maiores de conversão.
Ter campanhas de marketing totalmente orientadas por dados viabiliza estratégias muito mais customer centric que, como já foi comprovado, garantem muito mais sucesso e vendas.
Análise de dados inteligente de marketing no agronegócio
Hoje é possível analisar as jornadas de compra de forma integrada por diferentes dispositivos: computadores e smartphones.
Isso porque o Google Analytics passou pela maior transformação da sua história e agora está em uma nova versão, GA4, que permite uma análise muito mais exploratória, de acordo com os parâmetros da LGPD e rica em insights.
É preciso migrar para o GA4 até julho deste ano, ou você pode perder todos os dados de navegação do seu Analytics. Veja aqui como migrar para o GA4 agora.
Portanto, com o uso das ferramentas adequadas você pode realizar uma análise de dados que vai garantir muito mais confiança e resultados para sua empresa.
Para isso, siga os seguintes passos.
- Implemente a nova versão do Google Analytics: saiba aqui como fazer.
- Crie uma propriedade no GA4, onde você poderá criar novas abordagens para suas análises baseadas em testes, novas explorações e aprendizados.
- Monitore todos os dados da interação do cliente com a sua marca e identifique padrões e tendências de comportamento, não apenas observando comparativos entre sua marca e os concorrentes.
- Mensure o impacto de cada ação com precisão e identifique rapidamente o que deve ser repetido e o que deve ser eliminado.
- Teste estratégias em públicos específicos com segmentação inteligente e tenha poder de reação rápida para mudar ou intensificar as ações.
Receba uma consultoria em análise de dados para sua empresa agro
Nada garante melhores resultados do que entender o comportamento do consumidor de forma detalhada e tomar decisões estratégicas a partir disso.
Sobretudo na realidade do agronegócio onde o volume de dados é grande e os hábitos de compra são muito específicos e distintos de uma região para outra, é crucial saber analisar esses dados e usar as ferramentas adequadas para isso.
Para elevar ao nível máximo a análise de dados do marketing da sua empresa de agronegócio, você pode agendar uma consultoria agora mesmo. Saiba como migrar para o Google Analytics 4 e usar todos os novos recursos.
Agende o quanto antes uma consultoria com os maiores especialistas em Analytics do Brasil.
Veja também os resultados reais que o uso inteligente dos dados pode trazer para sua empresa de agronegócio: conheça o case da líder mundial do agro.