Principais desafios de marketing digital em supermercados e como superá-los
Todo supermercado quer ser top of mind. E não é presunçoso dizer que o caminho mais fácil para isso é o marketing digital.
A forma mais assertiva e barata de garantir que a sua marca seja a primeira a aparecer para o consumidor quando ele pensa ou procura um determinado produto é expandir a sua presença online.
Mas para fazer isso é necessário ter objetivos muito claros a fim de que se possa tangibilizar a sua jornada até às metas determinadas.
Agora você vai ver quais são os principais desafios de marketing digital para supermercados. Veja se isso está presente no seu supermercado e encontre o melhor caminho para superá-los com as estratégias que vamos apresentar aqui.
Como superar os maiores desafios de marketing digital para supermercados
Todo varejista do setor de supermercados já percebeu que os consumidores “perderam o medo” de fazer compras online. A partir disso, um hábito adotado pela grande maioria das pessoas é fazer pesquisas online antes de comprar, mesmo para comprar em loja física.
Vivemos um período específico em que essa prática deve se tornar ainda mais recorrente: a última Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE mostrou que a alta da inflação provoca uma queda no varejo e a tendência do consumidor em pesquisar as opções mais baratas é cada vez mais dominante.
Como aumentar a brand awareness do seu supermercado
A pesquisa também comprova que o ticket médio dos clientes de supermercados cai sob essas circunstâncias. Cientes desse comportamento, boa parte dos grandes players já investe na expansão da operação digital para maximizar a sua presença online com conteúdo que satisfaça a busca dos consumidores.
É especialmente neste aspecto que com as estratégias certas de marketing digital para supermercados, sua marca pode aumentar a brand awareness e sair na frente desses concorrentes.
A seguir, você vai aprender 3 técnicas de SEO e criação de conteúdo específicas para o varejo supermercadista que garantem que você aumente a brand awareness com orçamento bem enxuto.
- Use as técnicas essenciais de SEO para um site de supermercado
Ter um site bem estruturado com bom UX é apenas um ponto de partida básico para um supermercado que pretende expandir a presença online e ser top of mind para seus clientes.
Para ter um site que seja estratégico e constantemente aumente o tráfego e as conversões do seu negócio é preciso manter um processo eficiente de monitoramento e melhoria de performance que seja, claro, orientado por dados.
Por que contratar uma agência de SEO.
Monitorar e otimizar a navegação de um site é o princípio do SEO. Mas não tente analisar todos os dados que as ferramentas especializadas oferecem, porque você pode ficar sufocado por um volume de dados do qual não vai conseguir dar conta. E o pior: vai negligenciar o que realmente faz a diferença.
Portanto, foque nos seguintes elementos de SEO:
Core Web Vitals
Os Core Web Vitals (CWV) são um conjunto de métricas que permitem aos gerenciadores, editores e criadores de sites compreender como a experiência de carregamento das páginas acontece para os usuários. Acompanhar esses números é crucial para otimizar a velocidade do seu site e melhorar um aspecto que tem tanta influência em ganho de tráfego e conversões.
Número de páginas indexadas
Entenda o processo para compreender melhor esse elemento.
Indexar páginas é o processo que os mecanismos de busca como o Google realizam para armazenar e organizar os conteúdos das páginas que os seus robôs leem e rastreiam diariamente.
A indexação consiste em enviar os links das páginas de sites para o index do motor de busca onde eles ficarão disponíveis para serem exibidos como resultados para as pesquisas dos usuários.
Saiba mais sobre indexação de páginas aqui.
Se o Google não está indexando as páginas do site do seu supermercado, é provável que haja alguma irregularidade com o seu conteúdo, que pode ser:
- o conteúdo está mal escrito;
- o conteúdo tem baixo volume de palavras;
- o conteúdo é muito semelhante a algo já publicado.
São várias as causas e identificar o motivo certo é complicado. Para isso o Google Search Console oferece dados sobre as páginas indexadas e não indexadas. Analisando esses dados você pode encontrar especificamente o que deve ser melhorado.
Falhas de conteúdo são difíceis de identificar e resolver, é por isso que você deve seguir bem à risca a próxima estratégia.
- Crie conteúdo com qualidade e frequência
Os clientes do seu supermercado estão sempre procurando por conteúdo – sobre produtos, preços, vantagens, novidades, etc – então, a forma mais assertiva de aumentar a sua brand awareness é oferecer esse conteúdo.
Por isso, quanto mais conteúdo é publicado no seu site diariamente, melhor. Afinal, mais palavras-chave você vai usar e mais o mecanismo de busca vai compreender que você cria e atualiza conteúdos para atender às buscas dos usuários.
No entanto, é comum que alguns sites publiquem volumes maiores de conteúdo em dias muito espaçados e o site fique longos períodos com a produção de conteúdo abandonada.
A qualidade e a frequência do conteúdo são a chave para você garantir que seus conteúdos cheguem ao cliente que busca por eles e que o seu site performe melhor que o dos concorrentes.
O que você sempre deve lembrar é que seu conteúdo deve ser criado para os usuários e também para o mecanismo de busca.
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- Conquiste backlinks de qualidade para o site do seu supermercado
Um fator chave para aumentar a brand awareness do seu supermercado com baixo custo é obter backlinks de qualidade para o seu site.
Backlinks são um dos fatores mais importantes para o site do seu supermercado ranquear bem nos resultados de pesquisas do Google. São links de outros sites que apontam para o seu para recomendar seus conteúdos ou produtos.
Os mecanismos de busca interpretam os backlinks como recomendações do seu site, por isso, quanto maior a autoridade e melhor a reputação do site que indica, mais confiável seu site é considerado. Sendo assim, maiores as chances do seu site aparecer entre os primeiros resultados de pesquisas.
Veja 3 estratégias infalíveis para conseguir backlinks de qualidade.
Uma forma muito eficiente para um site de supermercado obter muitos backlinks de qualidade é criar um blog. Em um blog com boa frequência de postagem, é possível produzir conteúdo que fale de produtos, preços, comparações, avaliações de clientes, receitas, etc, e tudo mais que os consumidores mais procuram em itens de supermercado.
Com um blog, seu supermercado pode conseguir backlinks de outros sites e blogs conhecidos e conquistar muita autoridade nos mecanismos de busca.
Aumente a brand awareness do seu supermercado em curto prazo
Como você pode ver, as estratégias apresentadas aqui exigem bastante atenção e análise, bem como uso adequado de ferramentas específicas. De qualquer forma, elas não exigem altos investimentos e se executadas com a técnica e frequência adequadas garantem o alcance dos resultados almejados.
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