Cadê a curtida que estava aqui? O Instagram comeu... ops... Escondeu!

Cadê a curtida que estava aqui? O Instagram comeu... ops... Escondeu!

Supostamente usuários que curtirem foto terão acesso somente a alguns nomes de seguidores em comum, acompanhada da expressão “e outros”

Responda rápido e seja sincero: O que te motiva a postar algo no Instagram? Tão certo como 2+2= 4, se este mesmo questionamento for feito para 10 pessoas, com certeza pelo menos oito (porque nem todo mundo terá coragem de admitir) responderá: Para ganhar “likes”, ué.

Agora imagine se de uma hora para outra, essas curtidas simplesmente deixarem de aparecer publicamente. Como seria a vida dos digitais influencers, sem comprovar através de números, o poder de suas postagens?

Pois, foi esta possibilidade levantada como especulação, por especialistas na plataforma, que tem tirado o sono de muita gente nos últimos dias, principalmente os caçadores de “likes”.

Não é de hoje que o assunto é discutido até mesmo do ponto de vista psicológico, pois a busca constante por aprovação, inevitavelmente cria um universo de tensão e ansiedade. Será que minha postagem vai ser curtida? Será que algumas pessoas verão o quanto outras gostam do que posto?

Justamente pensando nisto, de acordo como o site Fast Company e tantos outros que divulgaram a notícia, o Instagram está analisando a possibilidade de ocultar a contagem de curtidas, assim como já faz com o stories, onde somente quem posta tem acesso aos dados.

A proposta visa acima de tudo priorizar o conteúdo compartilhado e não o número de likes conquistados, uma verdadeira revolução, tendo em vista que esses números sempre foram sinônimos de popularidade.

Segundo este mesmo site, a alternativa seria mostrar de forma pública, apenas algumas curtidas dadas por seguidores em comum, além da palavra OUTROS, algo bem subjetivo, que tanto por revelar muitos likes, quanto bem poucos.  Entre os objetivos, a proposta também é fomentar a diminuição da competitividade entre usuários, pois sem acesso aos dados, não há indicadores comparativos.

Obviamente, a notícia não muda muita coisa quando o assunto é relatório de estratégias de Marketing Digital, pois as métricas ainda continuarão disponíveis para quem posta. No entanto, é inegável que se de fato a possibilidade se tornar realidade, mais uma vez o comportamento das pessoas devem sofrer alterações na forma de se fazer presente na rede.

 

Por enquanto, apesar de a notícia ter sido amplamente divulgada, o Instagram nega que já esteja aplicando o teste em usuários, mesmo admitindo que esteja sempre em busca de alternativas que tornem a experiência mais agradável na plataforma.

Se tudo isto realmente for confirmado será a maior revolução apresentada pela rede social desde a sua criação. E você? Gostou da novidade? Curta, comente, compartilhe e apareça enquanto é permitido! Nunca se sabe.