Marketing e vendas: quem é o protagonista dos resultados? | BRING ME DATA #05
Mesmo com o sucesso dos times multidisciplinares e dos processos de integração entre marketing e vendas, ainda é comum haver certos níveis de rivalidade entre as duas áreas dentro das empresas.
Esta disputa por quem tem maior relevância nos resultados faz algum sentido? A questão foi pauta para o BRING ME DATA, podcast de marketing digital e growth hacking apresentado pelo Fabrício Macias, co-CEO da Macfor. Para este episódio, em especial, o convidado foi o Marcelo Couto, CEO da Payly, fintech do Grupo Cosan.
Nesta conversa, você vai ouvir sobre fatores muito importantes da cultura orientada por resultados diretamente da experiência de um CEO que já assumiu a cadeira da direção de marketing, growth e novos negócios da Raízen, uma das maiores multinacionais brasileiras do setor de energia.
Veja o episódio na íntegra.
Marketing e vendas: é melhor alinhar ou separar as áreas?
Durante muito tempo, as empresas fizeram uma separação entre as áreas de marketing e vendas, gerando, em alguns casos, até certa rivalidade entre os setores. Mas como isso pode fazer sentido, se os dois trabalham diretamente pelo mesmo resultado final: gerar negócios?
O smarketing foi abordado na conversa, conceito que se refere à tendência que trabalha com a junção de sales e marketing, o alinhamento entre os dois departamentos.
Com base nesse conceito ocorre uma integração quase total entre marketing e vendas, em que o marketing oferece materiais como ferramentas, métricas, análises, e o mais importante: leads qualificados. A partir disso, o setor de vendas trabalha com muito mais assertividade e otimização de recursos.
Marcelo Couto falou sobre a questão dessa distinção ser benéfica ou não para as empresas a partir da própria experiência. Confira.
A importância das métricas de marketing digital para as vendas
Um dos pensamentos mais interessantes que o Marcelo Couto trouxe para este episódio do BRING ME DATA, foi que, embora em marketing e vendas, cada um seja tão importante quanto o outro para os resultados, o marketing exerce certo protagonismo.
Isso se dá graças à digitalização dos processos que permitiu ao marketing desenvolver uma série de métodos, tecnologias e ferramentas para atualizar as estratégias de impacto do público.
A partir do momento que o marketing passou a usar inteligência de dados, isto é, tornou-se o marketing digital, foi que ele ganhou protagonismo nos negócios e mais relevância para os resultados.
O papel fundamental do marketing digital nos resultados
Além de delimitar e impactar o público com maior assertividade, o marketing digital permite analisar os resultados de cada ação, mensurando a relevância de cada estratégia.
É assim que as estratégias de marketing digital permitem trabalhar com geração e qualificação de leads, que é o elemento fundamental para o desempenho das vendas.
Confira no episódio, o que o Marcelo Couto fala sobre o marketing digital e a geração de leads.
Por que profissional de marketing digital é indispensável em qualquer negócio?
Compreendidas as possibilidades que as métricas de marketing digital oferecem aos negócios, o profissional com perfil analítico que domina as ferramentas e métodos dessa área é um expert fundamental para todo tipo de negócio.
De acordo com o Marcelo Couto, esse profissional, munido com as devidas ferramentas digitais, é capaz de visualizar com precisão a capilaridade da aplicação dos valores investido, qual o real impacto de cada investimento e qual o retorno.
Em vista disso, o profissional de marketing digital é aquele que é qualificado para gerar performance e crescimento com base em dados e de forma mais rápida.
Tópicos essenciais de marketing e vendas neste episódio
Além das questões apresentadas, no episódio da íntegra, você confere outros pontos imperdíveis para se pensar sobre a performance de marketing e vendas. Como os seguintes:
➜ Métricas importantes tanto para marketing quanto para vendas.
➜ Desafios a superar para integrar marketing e vendas.
➜ Fontes de conteúdo de qualidade para líderes de marketing e vendas.
BRING ME DATA: podcast de marketing digital e growth hacking
A proposta do BRING ME DATA é trazer um conteúdo rico, mas bem mão na massa, isto é, abordar os temas de forma prática e objetiva, sem teorizações abstratas sobre os vários termos específicos das áreas.
Por isso, cada episódio traz um especialista altamente qualificado e com reconhecida atuação em grandes empresas do Brasil. Em bate-papos dinâmicos e agradáveis para ouvir em qualquer lugar, você fica conhecendo a experiência de grandes nomes de marketing, growth e vendas do país.
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