Saiba como investir em mídia paga em 2024
As empresas têm cada vez mais caminhos para investir em mídia paga no ambiente digital. Seja nas redes sociais ou em outras plataformas, as possibilidades e os formatos são os mais variados – mas é preciso entender qual se encaixa melhor no seu negócio.
Saber como e onde concentrar o seu orçamento também é parte importante da estratégia, a fim de evitar prejuízos, assim como realizar testes em novas plataformas para entender a aceitação do público e os resultados que podem ser obtidos.
Para ajudar a sua empresa a estar por dentro do que há de melhor em mídia paga, preparamos um conteúdo especial. Acompanhe, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e entenda como você pode investir melhor a sua verba de marketing.
O que é mídia paga?
A mídia paga cresceu junto com o marketing digital e trata-se dos anúncios pagos para serem veiculados nos canais online.
Se antes a comunicação ocupava a TV, o rádio e os jornais, hoje ela está nas redes sociais, nos banners em aplicativos e sites, em links patrocinados e nos vídeos da internet, por exemplo.
Porém, o objetivo permanece o mesmo: alcançar um público cada vez maior, tornar a marca mais conhecida e gerar mais vendas para a empresa.
Quais são as vantagens da mídia paga?
Entre as principais vantagens da mídia paga, estão a possibilidade de obter uma audiência cada vez mais qualificada e a otimização dos investimentos.
Isso acontece porque as ferramentas de publicidade paga oferecem uma maior variedade de formatos de anúncio, bem como opções de segmentação – que permitem atingir o público desejado – e a mensuração em tempo real.
Mas há vários outros motivos que tornam a publicidade paga um ótimo caminho para as empresas. Confira alguns deles.
Aumentar os acessos do site
Uma boa estratégia de SEO e de mídia orgânica pode aumentar consideravelmente os acessos ao seu site, conferindo mais autoridade aos seus conteúdos. Porém, tenha em mente que esse é um trabalho que traz resultados a médio e longo prazo.
Utilizando mídia paga, você pode acelerar esse processo, atraindo mais usuários para o seu site com rapidez.
Capturar mais leads
Com o uso das segmentações, o número de leads tende a aumentar consideravelmente, uma vez que a marca passa a ocupar espaços de destaque na busca dos usuários por soluções para as suas dores e necessidades.
Desse modo, a venda ou o cadastro tornam-se mais fáceis, já que a marca estabelece comunicação com potenciais clientes para o seu serviço ou produto – e é seguindo essa lógica que a mídia paga busca aumentar o número de leads capturados e de vendas concretizadas.
Aumentar as vendas
O aumento no número de vendas é uma consequência da vantagem anterior: com mais acessos ao seu site e com mais leads cadastrados, a tendência é que as vendas cresçam em uma escala semelhante.
Um ponto importante para o aumento do número de vendas é explorar diferentes canais e formatos para se comunicar com o seu público. Essa é uma excelente forma de alcançar quem já conhece a sua marca, mas também é fundamental para o próximo benefício que vamos citar.
Alcançar novos públicos nas redes sociais
Aumentando os canais e formatos de anúncio, certamente a sua marca chegará a pessoas que ainda não a conheciam. Isso pode acontecer de duas maneiras:
- para quem começou a investir agora no ambiente digital – investir nas ferramentas online faz a marca ter acesso a um público novo, que não o offline;
- para quem já tinha presença digital e aumenta o raio de ação – por exemplo, se antes a marca só investia no Facebook, ela pode alcançar novos consumidores se trabalhar também com o YouTube.
Conheça as mídias pagas para investir em 2024
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens da mídia paga, confira em quais delas você pode começar a investir.
Vale lembrar que é preciso analisar as opções que fazem sentido para o seu negócio e para o seu público. Somente assim será possível aproveitar todos os benefícios e obter os melhores resultados.
1. Google Ads
O Google Ads é a plataforma de publicidade do Google e oferece uma série de formatos e segmentações para os seus anúncios.
Para criá-los, é preciso definir algumas palavras-chave, que são disputadas em um leilão online e que definem quando e como os seus conteúdos vão aparecer. Nesse sentido, o controle de orçamento pode ser diário ou definido por um período predeterminado, com limite de lance nos leilões, pago a cada clique ou visualização.
2. YouTube Ads
Segundo relatório divulgado pelo Pew Research Center no início de 2024, o YouTube é a plataforma mais popular entre os usuários e, de acordo com dados da própria plataforma, conta com 1,5 bilhão de usuários ativos.
Sendo assim, o YouTube é uma oportunidade e tanto para alcançar os consumidores. Nele, é possível criar anúncios em vídeo, de diferentes formatos, e segmentá-los com bastante precisão.
3. Facebook Ads
O Facebook Ads permite veicular anúncios não apenas no Facebook, mas também no Instagram, no Messenger e na Audience Network.
Essa união representa um grande potencial para a mídia paga, já que Facebook e Instagram ocupam, respectivamente, segundo e terceiro lugares na lista das plataformas mais populares – também de acordo com o relatório Pew Research Center.
4. LinkedIn Ads
Ainda que o LinkedIn seja uma rede voltada ao ambiente profissional, há muito espaço para explorar e inovar com publicidade na plataforma.
Além de um grande potencial, o LinkedIn Ads oferece diferentes formatos de anúncios, diversas possibilidades de segmentação e ferramentas de mensuração de resultados.
5. Mídia Programática
A Mídia Programática é um jeito automatizado para a compra de espaços publicitários via software. Ela tornou esse processo de compra muito mais prático e simplificado, já que não exige contato direto com os proprietários dos sites ou outras pessoas.
O seu grande benefício são as segmentações ainda mais precisas do que em outras opções, já que acompanha toda a jornada de compra do consumidor. Na prática, isso significa que a sua marca vai aparecer para o cliente certo, no momento certo de compra.
6. Pinterest Ads: a novidade
Uma das últimas novidades em mídia paga é o Pinterest Ads. Lançado no Brasil no dia 5 de abril de 2021, ele permite criar anúncios em vários formatos e utilizar assuntos de interesse do usuário para criar segmentações.
O Pinterest Ads tem como objetivo complementar a experiência dentro do aplicativo e dar a oportunidade para as empresas se comunicarem com potenciais clientes no momento de busca.
Como o próprio nome diz, a grande vantagem de contar com uma agência de marketing digital full service é concentrar diversos serviços em uma única empresa. O marketing e a comunicação de uma marca possuem diversas frentes, como branding, mídia paga, mídia orgânica – e reuni-las em uma só equipe pode trazer diversos benefícios.
Um deles é a criação de uma mensagem única e coesa em todos os canais de comunicação da marca, fundamental para a consolidação de uma imagem forte e que se identifique com os atuais e potenciais consumidores.
Outro benefício é a economia de tempo e dinheiro. Já pensou ter que marcar várias reuniões com diferentes empresas para definir cada parte da sua estratégia de marketing?
Ao contar com uma agência de marketing digital full service, você otimiza o seu tempo e torna a sua tomada de ação muito mais rápida. Assim, evita que a sua empresa perca oportunidades, garantindo um planejamento efetivo e melhores resultados para as suas ações.
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