Até pouco tempo atrás, garantir que seus anúncios fossem exibidos com máxima performance levava muito mais tempo. Então, a mídia programática surgiu para automatizar a compra e venda de mídia digital por meio de leilões em tempo real.
Saiba tudo sobre essa metodologia que possibilita o alcance de resultados únicos, quando aplicada por especialistas em estratégias digitais.
O que é mídia programática?
Primeiramente, a mídia programática é mais do que uma simples ferramenta: é uma estratégia de marketing avançada. Em outras palavras, trata-se de uma maneira de automatizar as negociações de espaços publicitários na web, oferecendo maior controle de custos e análises de resultados feitas com o auxílio de tecnologias diversas.
A nova forma de adquirir mídia online veio para aprimorar o processo tradicional de compra e venda de anúncios. A princípio, era necessário negociar separadamente com cada site qual campanha seria veiculada. Os processos até a conclusão de uma ação exigiam tempo e esforço demasiados, sem a garantia de trazer os melhores resultados.
Nesse sentido, além de permitir transações mais vantajosas, a mídia programática garante relatórios precisos sobre métricas importantes para o negócio com muito mais rapidez.
Esse tipo de mídia possibilita a exibição de anúncios para o público desejado no momento mais apropriado, através da segmentação do target de forma assertiva. Tudo com o auxílio de softwares que personalizam as campanhas e contribuem para o sucesso delas.
Mídia programática vale a pena apenas para e-commerce?
O comércio virtual é um dos setores mais beneficiados pela mídia programática, com o uso de plataformas como o Criteo. Diversas lojas virtuais usam esse método com a finalidade de gerar tráfego de qualidade, despertar o desejo de compra nos usuários ou fidelizar clientes com promoções.
Porém, engana-se quem pensa que ela é restrita a um único segmento. Pelo contrário, esse componente fundamental da tecnologia voltada para a publicidade faz parte de todo funil de conversão.
Quais os benefícios de anunciar com mídia programática?
Do mesmo modo que a estratégia contribui para um monitoramento de e-commerce eficaz, a implementação de tecnologias e algoritmos avançados traz inúmeros benefícios para o seu negócio.
Uma vez que a mídia programática está presente em todas as etapas do funil, quando associada a uma extensa variedade de formatos, ela se torna o canal ideal para estratégias que promovem awareness, consideração e, finalmente, a conversão.
Ao possibilitar escolhas muito mais assertivas, esse tipo de mídia gera maior retorno sobre o investimento (ROI), da mesma forma que permite que as ações sejam testadas e otimizadas durante todo o período de campanha.
Sabemos que no marketing digital, não há como alcançar resultados consistentes a partir de suposições. Portanto, a programática fortalece o crescimento da sua empresa ao assegurar anúncios mais efetivos para o cliente.
Como resultado, além de facilitar processos extremamente importantes para o sucesso de sua marca, a publicidade programática garante vantagens práticas, que serão apresentadas a seguir.
Otimização do inventário
No inventário, está reunido um extenso volume de informações relevantes para anunciantes. A mídia programática otimiza esses detalhes para garantir que uma campanha seja ofertada ao cliente no melhor momento possível. Entre eles, estão inclusos o tipo de público que acessa o espaço que exibirá o anúncio, seu tempo de permanência no site, suas buscas na web e seus interesses de compra.
Integração com o Prebid
A mídia programática conta com a integração com o Prebid, ou Header Bidding, uma tecnologia capaz de aprimorar a democratização dos leilões de compra. Juntamente ao inventário, a inovação conecta diversas Ad Exchanges, em que compradores negociam os mesmos espaços publicitários em um leilão unificado.
Acesso a dados importantes
Através da abordagem programática de compra de anúncios, é possível coletar um grande volume de dados em tempo real. Assim, você garante o registro do número de cliques que geraram conversão, leads qualificados e todas as informações relevantes para comprovar os resultados de suas campanhas.
See, Think, Do, care: como a programática se comporta em cada etapa?
A estratégia de marketing de conteúdo com o framework See, Think, Do, Care coloca o seu público no centro de qualquer decisão. Conhecer cada etapa possibilita a aplicação de mídia programática de forma ainda mais efetiva.
O que é See, Think, Do, Care?
See, think, do, care permite um novo olhar para a jornada do cliente. Ao identificar as intenções do usuário em cada etapa, a criação de conteúdo personalizado para incentivar a decisão de compra é otimizada.
See (ver)
Nessa etapa de descoberta, nos deparamos com a primeira intenção do cliente: ver. Por enquanto, a sua audiência qualificada ainda não identificou qualquer necessidade que sua marca possa atender.
Para promover um primeiro contato, você precisa desenvolver conteúdos com termos mais abrangentes para que as pessoas conheçam seu negócio de fato e possam se identificar com seus valores.
Think (pensar)
Na fase de consideração, os usuários começaram a refletir sobre determinada necessidade e buscar alguma solução. É exatamente nesse momento que o conteúdo deverá ser informativo e até educacional, respondendo as possíveis perguntas que impedem o cliente de concretizar a compra.
Do (fazer)
Em terceiro lugar, está a etapa de conversão, ou seja, quando o cliente está pronto para tomar a decisão de compra. Ele quer finalmente adquirir seu produto ou serviço, então aproveite para apresentar o que sua empresa faz e de que forma você pode atender às expectativas dele, agregando valor e diferenciais. Nessa fase, conteúdos como a apresentação de cases de sucesso garantem bons resultados.
Care (cuidar)
A produção de conteúdo relevante tem tudo a ver com continuar cuidando da sua relação com o usuário mesmo após a venda. Na etapa do Care, aproveite as oportunidades para auxiliar seus clientes e fazer da sua marca algo presente em seu dia a dia. Isso garante consumidores mais satisfeitos, que provavelmente irão retornar para mais uma compra.
Em todas as etapas desse conhecido framework, a mídia programática se faz presente para otimizar a forma que o conteúdo chega até o seu cliente. Seja através de whitelists ou campanhas de retargeting, escolher essa estratégia com certeza fará toda a diferença na jornada de compra do usuário.
A mídia programática vale a pena?
Para empresas que estão buscando maior reconhecimento e conversão, sem perder tempo em longos processos que não garantem resultados, a resposta é óbvia: SIM!
A mídia programática trocou o processo manual por algo otimizado e eficiente, o que permite o aprofundamento em todas as etapas do funil, gerando maior percepção das estratégias que realmente impulsionam seus resultados.
Por isso, a prática abrange desde PMEs até multinacionais e exige squads qualificados para oferecer soluções de ponta a ponta, garantindo mais oportunidades e melhores negócios.
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