Como migrar do Universal Analytics ao Google Analytics 4
Uma nova versão do Google Analytics foi lançada para atender às novas necessidades da análise de dados de navegação em um mundo que muito em breve vai ficar sem cookies e está cada vez mais pautado pela privacidade dos usuários.
Você já conhece o Google Analytics 4?
Com as dicas que você vai aprender neste artigo, poderá começar a usar a nova versão dessa plataforma hoje mesmo. Contudo, antes de iniciar, é necessário entender alguns tópicos de extrema importância para preparar a sua empresa para um uso correto e que aproveite o máximo da nova ferramenta, sem perder os dados da versão antiga.
Leia até o fim para saber como migrar do UA para o GA4 do jeito certo.
O que é Google Analytics 4?
Antes de tudo, entenda o que é o GA4, e por que será necessário migrar para essa nova versão se você tem um site ou aplicativo e analisa os dados de navegação nessas plataformas.
Google Analytics 4 é a última versão do GA completa e atualizada para coletar e analisar dados de diversos dispositivos e plataformas. A grande inovação dessa ferramenta, no entanto, é o recurso de Machine Learning, com o qual é capaz de realizar análises mais profundas e gerar insights mais inteligentes mesmo sem cookies e com restrições de privacidade digital cada vez mais severas.
Conheça os fluxos de dados do Google Analytics 4
Diferentemente do Universal Analytics que tratava apenas de dados da web, o GA4 é feito para a coleta de dados tanto para quem apenas tem site, quanto para quem tem somente app ou para quem tem ambos. Por isso, na nova propriedade que você criará no GA4, é possível trabalhar com vários fluxos de dados.
Os fluxos de dados do GA4 são os recursos que permitem conectar a ferramenta às diversas plataformas nas quais os usuários navegam e interagem com a sua empresa. Se o seu negócio tem um site e um app, por exemplo, será necessário criar um fluxo de dados para cada um. Contudo, você poderá manter os dois fluxos na mesma propriedade do GA4 e, assim, analisá-los de forma integrada.
Os fluxos de dados do Google Analytics 4 funcionam da seguinte forma:
- quem tem um site só precisa de um fluxo de dados;
- quem tem apenas um app disponível para Android e iOS precisa de 2 fluxos de dados: um para Android e outro para iOS;
- quem tem um site e um aplicativo disponível para Android e iOS precisa de 3 fluxos de dados: um para o site, um para o Android e outro para iOS.
A partir desses fluxos é possível configurar o Google Analytics 4 de forma lógica.
Como migrar do UA para o Google Analytics 4
Seja você um usuário recente ou há anos do Universal Analytics, é urgente que você comece a migrar para o Google Analytics 4 agora, a fim de preparar sua empresa para o futuro dessa ferramenta e da análise de dados como um todo.
Contudo, é fundamental que você não troque de plataforma de uma hora para a outra, mas configure a nova propriedade do GA4 na sua conta do Google Analytics o quanto antes e a use em simultâneo com o UA, até este ser desativado em julho de 2023.
Dessa forma, você cria a nova propriedade e já começa a acumular dados históricos no GA4, o que vai garantir análises mais profundas e melhores relatórios no futuro com mais insights e tendências.
Isso é muito importante, pois no momento em que o UA for desativado, não será possível migrar os dados de lá para o GA4. Portanto, o que deve ser feito urgentemente é usar a versão nova para que esse acúmulo de dados ocorra e você não perca dados importantes e seus comparativos ano a ano (YoY) quando a versão antiga sair do ar por completo.
Procure uma consultoria em Analytics para migrar para o GA4
O passo a passo para migrar para o Google Analytics 4, na verdade, consiste em um processo de transição que, para ser completo e não ter risco de perda de dados, deve ser executado previamente e contar com as seguintes etapas:
- Auditoria da coleta e das configurações das ferramentas de dados;
- Configuração correta das ferramentas de análise;
- Definição do grau de acesso às fontes de dados (acessos para visualizar, comentar, editar);
- Definição dos melhores dados para cada situação;
- Implementação de e-commerce (quando houver);
- Criação de eventos personalizados seguindo o padrão atual do site.
Para garantir que todas essas etapas sejam realizadas com eficiência e segurança e seu site não perca nenhum dado ou insight importante na transição, conte com ajuda profissional. Isso, além de garantir a implementação do Google Analytics 4 de forma totalmente correta, vai poupar tempo da sua equipe de marketing digital. Assim, seu time pode continuar focando nas estratégias, sem se esforçar tanto nessa área que é muito técnica e específica.
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