Qual é o momento ideal para migrar para o Google Analytics 4?
Como você já deve saber, o Universal Analytics usado agora será desativado em julho de 2023 e substituído pelo Google Analytics 4. Depois disso haverá apenas 6 meses de prazo exportar todos os dados da versão antiga, pois não haverá mais acesso a eles a partir de janeiro de 2024 e todos serão perdidos. É preciso agir rápido e fazer a mudança o quanto antes.
Leia este artigo para saber qual o melhor momento para a sua empresa migrar para o GA4 e como se preparar para fazer o melhor uso da ferramenta até o momento em que a versão antiga será totalmente desativada.
O que é o Google Analytics 4?
O GA4 é a nova versão do Google Analytics que traz mudanças nas funcionalidades e na interface, pois consiste em uma plataforma totalmente atualizada com algoritmos de machine learning que vão dar um boost na análise de dados.
Esta nova geração do Analytics vem para garantir um melhor mapeamento da jornada do usuário e mais insights sobre o seu engajamento entre diversas plataformas.
Assim, oferece uma visualização muito melhor dos dados em relatórios personalizados e uma coleta totalmente de acordo com os rígidos parâmetros de privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Por que migrar para o Google Analytics 4?
O Universal Analytics será totalmente desativado em julho do próximo ano e substituído pelo GA4 que não permite o cruzamento de dados da antiga com a nova versão, pois elas têm modelos de dados diferentes. Por essa razão, quem usa Analytics terá que migrar para o GA4 e isso deve ser feito o quanto antes, pois na nova propriedade a coleta de dados inicia do zero.
É preciso também exportar os dados da versão antiga, pois o acesso a eles se manterá por apenas 6 meses depois que o Universal Analytics for desativado. Portanto, essa exportação deve ser feita até janeiro de 2024 para que não se percam todos os dados do UA.
Embora este seja um processo complexo e haja a necessidade de trabalhar com uma nova interface, novos modelos de dados e novas funcionalidades, a mudança é muito positiva.
Atualmente, o Universal Analytics mensura os dados de navegação por sessão. Isso quer dizer que se um usuário visita um site em várias plataformas, serão contabilizados dois acessos. Ou seja, não é possível visualizar a jornada do usuário entre o app e o site, por exemplo, e, portanto, não se pode analisar essa jornada por completo.
No Google Analytics 4, a mensuração é feita com base em eventos. Quando um usuário visita um site em dispositivos diferentes, o acesso é contabilizado de forma unificada e os eventos ao longo desta visita são analisados de forma mais rica, com mais insights, oferecendo uma compreensão muito maior da jornada do usuário.
Quando migrar para o Google Analytics 4?
É necessário migrar para o Google Analytics 4 o quanto antes, devido ao fato de que a nova propriedade no GA4 inicia a coleta do zero, então o ideal é migrar até julho desse ano, para que você não perca os comparativos ano a ano (YoY) na nova versão. Por isso, você deve migrar para o GA4 agora, para que o seu histórico de dados seja o maior possível, a fim de ter mais insights para o seu negócio.
Como migrar para o Google Analytics 4?
Não pare simplesmente de usar o Universal Analytics para migrar imediatamente para o GA4. Essa migração deve começar o quanto antes, mas ela deve ser planejada e seguir métodos rigorosos de implementação.
Para que não haja erros, extravio ou mau uso dos seus dados, solicite os serviços de implementação dos experts em Analytics da Macfor, uma das maiores agências de marketing digital full service, altamente especializada nas soluções do Google.
A Macfor é Google Partner Premier 2022, o que significa que ao contar com a nossa expertise, você garante a melhor performance com os produtos e serviços do Google, especialmente agora na migração para o GA4.
Conheça o serviço de implementação do GA4 da Macfor.