Minimalismo: como essa tendência de comunicação visual está ganhando as grandes marcas
É nítido o movimento que as marcas estão fazendo em direção ao minimalismo dentro da comunicação visual.
Com o estilo minimalista de design, as empresas pretendem tornar sua marca mais memorável e atraente para o consumidor.
Neste artigo, vamos explicar para você o que envolve esse conceito e como ele está sendo aplicado no mercado. Acompanhe!
Minimalismo: por que, atualmente, menos é mais?
Pode até ter virado um clichê, mas é inegável que vivemos uma era de excessos – excesso de informação, de compromissos, de cobranças e muitos outros.
Percebemos facilmente as mudanças nas pessoas como consequência desse exagero. Muitas estão desenvolvendo quadros de ansiedade, estresse e depressão. Outras, como uma forma de resposta a esse movimento e suas consequências, aderiram ao minimalismo.
Essa vertente prega o foco apenas no que é essencial. Com isso, os minimalistas procuram consumir menos (tanto informações quanto compras) e melhorar suas experiências.
Tal comportamento implica em uma casa com menos móveis, armários com menos roupas e um calendário com menos compromissos. O principal objetivo é promover mais saúde e bem-estar.
Uma fonte interessante para quem quiser saber mais sobre o assunto é o documentário “Minimalismo Já”, que está disponível na Netflix.
Grandes marcas fazem uso de logos minimalistas
Qual seria o papel do minimalismo no marketing e na comunicação visual? Bem, com o alto e constante volume de informações, certamente você não quer que a sua marca se torne só mais um elemento de poluição visual.
Como parte do branding, o logo deve estimular a identificação e provocar sentimentos no consumidor. Além disso, deve ser de fácil reconhecimento.
Vamos citar um exemplo prático: ao imaginar uma maçã mordida, qual marca vem à sua mente? Isso é resultado de um trabalho de marketing muito bem feito pela Apple.
E para um logo ser minimalista, ele não precisa ser sem graça. A ideia aqui é priorizar o essencial, ou seja, valorizar as metas da empresa, contribuir para a experiência do consumidor e entregar um projeto simples, objetivo e eficaz.
Para aplicar o minimalismo dentro da estratégia de comunicação visual, o caminho a seguir precisa focar em reduzir os elementos visuais e valorizar os detalhes. No entanto, esse trabalho requer alta dedicação e planejamento, para que a mensagem seja transmitida corretamente.
Quais são os diferentes modelos de identidade visual?
Para ajudar a identificar qual é a identidade visual da sua empresa, você pode relacioná-la com um dos principais modelos utilizados.
Logotipo
O logotipo é caracterizado pela identificação da marca apenas com o uso de letras. Com a aplicação das fontes e cores adequadas, é possível transmitir a personalidade da empresa e alcançar o público alvo.
Algumas companhias que usam o logotipo como ferramenta são: Gap. Google, Coca-Cola, Nikon.
Imagotipo
O imagotipo é a fusão de uma imagem simbólica com o lettering para formar a identidade da empresa. Eles podem funcionar tanto separadamente quanto em conjunto.
Empresas que usam o imagotipo como identidade são a Lacoste e a Motorola.
Isologo
É a identidade formada pela combinação de ícone e texto, sendo que os dois elementos estão integrados para formar o logo da empresa.
Boas referências de isologo são o símbolo do Burger King e da Harley Davidson.
Isotipo
O isotipo, ou símbolo, é uma imagem que busca sintetizar os valores e a personalidade da marca.
O fundo vermelho com os arcos dourados do McDonald’s é um ótimo exemplo de isotipo.
Como aplicar o minimalismo na comunicação visual da sua empresa?
Talvez seja necessário realizar todo um trabalho de rebranding, ou então apenas uma adaptação dos símbolos da companhia. De qualquer forma, vale adotar alguns passos para fazer essa adaptação.
- Conheça a sua persona
Entender quais são os desejos e as necessidades do seu público-alvo deve ser sempre o ponto de partida em qualquer ação de marketing da empresa.
Faça um levantamento para identificar se a persona atual ainda é coerente, ou se esse perfil sofreu mudanças e, ainda, se surgiram novos tipos de consumidores que devam ser representados.
- Foque no essencial
Procure pensar exatamente no que o seu serviço ou produto oferece, deixando de lado todos os benefícios acessórios. É em cima dessa ideia que a nova identidade deve ser pensada.
Para facilitar, vamos citar outro exemplo: embora o Google tenha várias funcionalidades, como e-mail, armazenamento de fotos e de arquivos, entre outros, qual é a principal função que ele apresenta? A busca na internet, certo?
E como isso se traduz na página da empresa? Um fundo claro, com uma barra de pesquisa e o logo. Simples e conciso.
- Integre apenas um conceito ou conteúdo visual
Com uma ideia do que deve ser transmitido, é hora de pensar no conceito. Procure uma paleta com, no máximo, três cores.
Utilize também as formas que comuniquem a personalidade da marca na fonte e procure simplificar os elementos ao máximo.
- Faça testes!
Antes de lançar a nova identidade visual, procure testar o impacto das imagens. Faça testes A/B, colete números e tente determinar qual imagem causou um maior impacto visual, levando o consumidor a um maior engajamento, ou qual delas foi mais marcante.
Isso ajuda muito a fazer uma reformulação precisa e de sucesso.
Vamos pensar agora em uma comunicação visual minimalista?
Com a nova identidade visual, sua empresa pode alcançar taxas melhores na conversão, de mídia paga ou nas estratégias de remarketing, já que o usuário identificará com mais facilidade a mensagem, mesmo entre tantas outras informações.
Mas lembre-se: isso não significa que o negócio deva adotar a nova identidade para sempre. O minimalismo é, atualmente, uma forte tendência. Em alguns anos, porém, o consumidor pode mudar, sendo necessária uma readaptação.
Essas transformações não devem ser vistas de maneira negativa. Pelo contrário, acompanhar a evolução é um traço importante das grandes organizações que estão conseguindo sobreviver por mais tempo.
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