Mobile First: saiba como se adaptar à nova era da busca móvel
Os smartphones tornaram-se um acessório indispensável para nosso dia a dia. Por esse motivo, a adaptação ao mobile first deixou de ser um diferencial e passou a representar um ponto importante da comunicação das empresas com seus clientes e uma das principais estratégias de marketing digital.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) confirma esse cenário. Só no Brasil, são mais de 424 milhões de dispositivos digitais ativos, incluindo smartphones, notebooks, computadores e tablets. Dentre eles, 234 milhões são smartphones, o que representa mais de um aparelho por habitante.
Diante dessas informações, fica difícil ignorar a importância do mobile first e a necessidade de adaptação do seu negócio, seja ele qual for, a essa tecnologia.
O que é mobile first?
O mobile first é um conceito aplicado na arquitetura de sites, que prioriza a visualização em telas menores, como as dos smartphones.
Para atender a essa necessidade, as informações devem ser concisas, com o melhor aproveitamento possível dos espaços, para que o usuário tenha uma boa experiência e consiga acessar as informações que precisa com praticidade, rapidez e clareza.
O conceito de mobile first foi elaborado pelo diretor de produto do Google, Luke Wroblewski, e publicado pela primeira vez em 2009, em seu próprio blog. Em 2011, Luke lançou o livro Mobile First, em que aprofunda a ideia.
Qual a diferença entre aplicativo e site mobile?
Um aplicativo é um programa que, quando bem feito, traz uma boa experiência ao usuário.
No entanto, ele deve ser baixado no celular e funciona no sistema operacional do smartphone. Ocupa espaço da memória do aparelho e pode tornar-se um incômodo quando não é usado frequentemente.
Com o mobile first, por outro lado, o site é acessado pela barra de endereços ou após pesquisa em um buscador — a exemplo, o Google. Porém, ele também oferece uma boa experiência ao usuário que está no smartphone, uma vez que o design e o desenvolvimento da página foram pensados tendo em vista esse objetivo.
Ao mesmo tempo, um site mobile first pode ser acessado em dispositivos com telas maiores.
Quais são as vantagens em aderir ao mobile first?
Não se trata apenas de preservar uma imagem atualizada do negócio ou de se adaptar aos novos costumes, que por si só já são argumentos bastante fortes para adotar o mobile first.
Há outros benefícios alcançados por quem implementa esse conceito. Listamos a seguir os principais.
Carregamento mais rápido
Ao acessar uma página do celular, o usuário precisa de agilidade e leveza. Afinal, se ele consultar um site que demora para carregar as informações, é muito provável que desista.
Quando se trata de um e-commerce, essa necessidade aumenta. A lentidão do site pode levar o cliente a migrar para a concorrência, em poucos minutos.
Com a tecnologia do mobile first, o site da sua empresa traz elementos que são carregados com facilidade, mesmo em conexões de dados móveis. Isso facilita muito a performance e melhora a experiência do usuário.
Maior facilidade de interação com a segunda tela
A segunda tela refere-se a um dispositivo eletrônico adicional, baseado na convergência, quando um aparelho complementa o outro. Dessa maneira, o usuário tem outra experiência que enriquece a primeira, fazendo com que ele fique ainda mais imerso no conteúdo.
Um exemplo bastante comum são pessoas que acompanham determinado programa na TV, e usam as redes sociais para comentar a atração.
Se você pretende proporcionar uma experiência mais envolvente com o seu público para uma ação de marketing ou outra iniciativa, ter um site mobile first é essencial para que a ideia dê certo.
Melhor ranqueamento no Google
Em 2018, o Google anunciou o Google mobile first index, que incluiu o mobile first como um dos critérios de SEO.
Isso porque a empresa acompanha o comportamento dos usuários e percebeu um aumento significativo dos acessos por celulares em comparação ao uso de desktops e notebooks.
Ou seja, se você ainda não adotou o mobile first no site da empresa, certamente está perdendo a chance de alcançar pessoas que procuram pelo seu nicho de negócio no Google.
Como se adaptar ao mobile first?
A adesão ao mobile first é diferente de tornar o site responsivo. Uma página responsiva é adaptada para leitura em telas menores. Já o mobile first é pensado prioritariamente para atender dispositivos menores.
Essa característica requer que o projeto seja pensado do zero, com desenvolvedores e designers trabalhando em colaboração.
A legibilidade e a usabilidade também são pontos importantes. A fonte deve ser de fácil leitura e no tamanho ideal. O uso de fundos em tons muito escuros pode prejudicar a experiência do usuário.
Já em relação à usabilidade, lembre-se de que os comandos são dados com o dedo do usuário na tela. Por isso, os botões devem ter tamanho e distanciamento ideais para serem acionados facilmente.
Para e-commerces, vale optar pelo checkout transparente. Esse recurso permite que a finalização da compra e do pagamento sejam feitos sem sair do site da loja, o que aumenta a sensação de segurança do cliente.
Se o lockdown durante a pandemia do Coronavírus não foi o suficiente para que sua empresa alcançasse uma maior maturidade digital, ela está mais que atrasada!
A adesão ao mobile first é uma verdadeira necessidade para quem quer conquistar espaço, quando o concorrente está a um clique de distância.
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