Como usar os novos recursos do Google Analytics 4
O Google Analytics 4 chegou e vai substituir por completo o Universal Analytics, versão antiga e mais usada do GA, até julho de 2023.
Para você que ainda se pergunta por que isso está acontecendo e como isso vai transformar a mensuração para quem trabalha com marketing digital, este artigo apresenta as principais novidades do GA4 e como seu negócio pode aproveitá-las ao máximo.
Leia até o fim para conhecer melhor as novas funcionalidades do Google Analytics 4.
Principais diferenças entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics
Para entender mais a fundo o que é a novidade do GA4 e, principalmente, como usar e se beneficiar ao máximo das suas novas funcionalidades, é necessário visualizar as principais diferenças entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics.
A maior diferença entre as duas versões é a seguinte: a propriedade do UA tratava apenas dados de web e, agora, a propriedade do GA4 permite integrar a análise de dados tanto de web quanto de app. Dessa forma, a versão mais recente permite analisar muito mais profundamente a jornada do usuário, oferecendo uma maior compreensão da sua interação com as marcas em múltiplas plataformas.
A partir disso, compreendemos as demais diferenças entre as duas versões.
UA tem modelo de propriedade baseado em sessões, enquanto o GA4 vem com um modelo de propriedade baseado em evento.
O UA agrupa os dados em sessões: conjuntos de interações dos usuários que ocorrem em um determinado período. No GA4, essas interações são armazenadas em eventos que oferecem insights sobre visualizações de páginas, cliques, rolagens etc.
Esses insights são mais ricos e detalhados, pois vários tipos de interações podem ser identificadas como eventos, ao passo que nas sessões, muitos desses eventos passam despercebidos.
Novos relatórios e explorações do GA4 que o UA não tinha
O Google Analytics 4 apresenta duas novas áreas complementares: Relatórios e Explorações. Elas foram desenvolvidas para oferecer muito mais insights e informações com maior nível de profundidade.
Antes, o Universal Analytics alinhava os dados em relatórios predefinidos e, até então, existiam diversos tipos desses relatórios. Por serem modelos pré-formatados, essa disposição anterior apresentava uma certa complexidade para quem deseja buscar algum insight que não estava incluído nos templates.
Por isso, agora o GA4 conta com a seção Explorar que contém várias opções para personalizar as análises. No novo recurso Explorações, é possível gerenciar todas as métricas que se pretende verificar, além de segmentar, filtrar e classificar os dados de forma mais simples e rápida.
Ao encontrar métricas interessantes, você consegue exportá-las como públicos-alvo ou segmentos e, então, compartilhar esses dados para usá-los em outras ferramentas.
O recurso de machine learning do Google Analytics 4
Os novos recursos de Relatórios e Explorações do GA4 usam Machine Learning para trabalhar com os dados e torná-los mais relevantes e acessíveis.
A partir dessa inovação é que o Google Analytics 4 apresenta os seguintes tipos de relatórios e explorações:
Relatórios em tempo real
Permitem monitorar interações enquanto ainda estão acontecendo, pois mostram eventos ocorridos de 5 segundos a 30 minutos atrás. Esse recurso apresenta um layout baseado em cards para oferecer visualização rápida das informações, por meio das quais é possível avaliar a performance em tempo real e criar novos segmentos para gerar em outros relatórios.
Exploração em formato livre
Facilita a visualização dos dados, viabilizando análises pontuais com movimentos de arrastar e soltar métricas relevantes em tela para leituras instantâneas. Ela mostra os dados em tabelas, assim, é possível adicionar variáveis importantes e organizar em linhas e colunas, aplicando estilos de visualização como gráficos em pizza, barras, linhas e mapas.
Exploração de funil
Possibilita ver cada passo dos usuários até uma conversão. Ela ajuda a identificar as sequências que culminam em eventos importantes para os negócios e como os clientes entram e saem do funil. É uma ferramenta essencial para potencializar jornadas, criar públicos-alvo mais específicos e reduzir “carrinhos abandonados”.
Exploração de caminho
Permite entender como as pessoas passam por cada etapa da jornada do cliente. Como na exploração de funil, esta inclui os passos dos usuários, mas analisando-os em um fluxo livre que acompanha os caminhos indefinidos, como sequências imprevistas.
Sobreposição de segmentos
Compara até 3 segmentos de usuários para visualizar como eles se relacionam. Isso permite filtrar os públicos específicos oferecendo insights para novos relatórios e estratégias futuras.
Exploração de usuários
Seleciona grupos específicos, estabelecidos por determinada ação como acessar alguma página do site ou fazer algum download, e acessa mais informações sobre esses grupos. Essa funcionalidade é muito útil para identificar comportamentos individuais a fim de personalizar a experiência dos usuários.
Exploração de coorte
Identifica grupos de pessoas relacionadas por eventos específicos. Por meio dessa funcionalidade é possível monitorar o comportamento desses grupos ao longo do tempo.
Use os novos recursos do Google Analytics 4 sem encerrar o Universal Analytics
Se você já tem uma propriedade do Universal Analytics, crie a nova propriedade do GA4 junto com ela, encerrar imediatamente a versão antiga ao migrar para a mais recente não é recomendado.
Não faça isso, pois nessa fase de transição você deve se adaptar à nova interface já coletando dados na nova versão, a fim de criar um histórico sólido para poder fazer comparações YoY no GA4, uma vez que não será possível migrar os seus dados do UA para a versão nova.
Portanto, até julho de 2023, quando o UA for completamente desativado, você pode usá-lo simultaneamente com o GA4. Assim, pode usar o seu histórico de dados na plataforma antiga e os novos recursos da última versão.
De qualquer forma, para criar histórico na nova versão do Google Analytics, você deve criar uma nova propriedade o quanto antes.
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