“Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil reais de patrimônio acumulado”. Se você navegou pela Internet por mais do que alguns segundos nos últimos dias, com certeza viu alguém falando sobre esse assunto.
Por margaritaylita/envato
Mais famosa do que a Jenifer no Carnaval, Bettina Rudolph é a mulher por trás dessas palavras, no entanto o que tem por trás dela? Basicamente, Marketing Digital, mas falaremos sobre isto mais adiante. Primeiro, vamos aos fatos:
Com milhões de seguidores recém conquistados no Instagram, a consultora de investimentos da Empiricus Research virou meme, notícia de jornal, entrevistada de talk show e até inspiração para propaganda de restaurante de fast food. Sucesso instantâneo para fazer inveja a qualquer digital influencer que se preze.
E se você ainda não sabe quem é a moça bonita, branca, bem-sucedida e rica (as características dela foram ressaltadas propositalmente aqui), a gente conta!
Sabe aqueles comerciais que aparecem antes da exibição dos vídeos do Youtube? Bettina estrelou um deles, contando seu case de sucesso financeiro, surpreendentemente precoce. A conquista, segundo ela, veio após ter contato com o mercado financeiro e passar a comprar ações na bolsa de valores.
Extremamente difundido – há quem diga que Bettina gastou esse milhão justamente em publicidade no Youtube – não demorou muito para o vídeo virar o assunto mais comentado do Twitter e em pouco tempo se transformar no grande “mimimi” do momento.
Mas, por que será que Bettina impactou tanta gente? Não era para ser apenas mais uma propaganda de coach financeiro? Sim! Era para ser isto, só que também era para ser muito mais e o resultado disto tudo, só comprova o poder do marketing.
Independente do conteúdo e veracidade daquilo que Bettina promete, se a ideia era impactar, quem criou a propaganda acertou, caso contrário, nós e mais da metade dos usuários da Internet no Brasil, não estaríamos falando sobre ela agora.
Em uma das muitas entrevistas concedidas pela garota propaganda da Empiricus, a moça confirmou que a estratégia adotada pela empresa era justamente esta, também conhecida como Marketing de Guerrilha.
“O objetivo da Empiricus é realmente fazer um marketing dessa forma, porque copiamos o modelo americano de Copywriting, é o que vem dando certo em todo o mundo. Antes, nossa mensagem chegava em meia dúzia de pessoas, hoje graças a nossa Copy, nossa mensagem chega a milhões”, pontua Bettina.
Considerada por muitos, estratégia agressiva e de ética duvidável, a fórmula da estratégia usada nesta campanha é o modelo americano Copywriting de escrita persuasiva. Basicamente, a ação gira em torno de seguir um pequeno check-list de objetivos que não podem faltar no texto.
Acompanhe o conteúdo abaixo para entender como o copywriting funciona.
Copywriting – A arte de persuadir!
Quando um redator escreve um conteúdo para alguma peça publicitária, qual é seu maior objetivo? Não é impactar? Agora imagine um conjunto de técnicas de comunicação que auxiliam nesta tarefa, causando um engajamento muito maior do que o conquistado com técnicas tradicionais. Assim é o modelo americano Copywriting, uma ciência que ajuda na criação de conteúdo, com o objetivo de impulsionar a tomada de atitude.
Mas, não basta persuadir. Tem que ter coerência e fazer sentido! Tem que tocar e estimular. Através do copywriting é possível provocar qualquer tipo de ação.
Amplamente conhecido nos Estados Unidos e Europa, no Brasil o conceito ainda é novidade e talvez, por esse motivo o caso da Bettina tenha criado tanto alvoroço. Mesmo os profissionais, estão pouco familiarizados com esse tipo de estratégia.
Algumas das técnicas do Copywriting envolvem:
- Atenção – A persuasão só é possível se você tiver a atenção de quem deseja persuadir!
- Conexão – Para persuadir é preciso envolver e aqui entra a importância da conexão.
- Problema –É preciso levantar essa questão, para em seguida oferecer a solução.
- Solução – A resposta para resolver o problema é o que chamará atenção do público para seu texto.
- Oferta – Ofereça algo e faça a pessoa entender a necessidade daquilo para a vida dela.
Sabendo dessas técnicas vamos voltar à Bettina, respondendo algumas questões passo a passo.
Como Bettina chamou atenção do público?
Ela publicou conteúdo na maior plataforma de vídeos da Internet.
Como ela criou a conexão com o público?
Ela conta sua história, explica como ficou milionária e diz claramente que todo mundo pode ficar também. Quem em sã consciência não gostaria de ter o mesmo sucesso financeiro dela?
Qual o problema apresentado por Bettina?
Ela é muito nova e já tem mais de 1 milhão, o que é pouco comum para os padrões normais. Ela também acumulou esse patrimônio começando com pouco. Sinal, de que qualquer pessoa pode chegar a ter o mesmo que ela.
Qual solução Bettina apresenta para as pessoas conquistarem tanto dinheiro quanto ela?
Basicamente, investir em ações. Simples assim! (Inclusive, palavras dela)
E o que Bettina pode fazer por você hoje?
Aqui chegou a hora da oferta! Acesse o passo a passo da Bettina e chegue exatamente ao mesmo resultado financeiro que ela. Ou seja, fácil como dar um joinha no link e clicar no sininho para receber as notificações.
Parece simples, né?
Mas, na verdade não é. E talvez esteja aqui o motivo de tantas críticas. O estilo de propaganda que vende sonhos, incomoda por não parecer real. Mas, não é só isto. Tem mais e vamos listar!
Por que uma Bettina, incomoda tanta gente?
Vivemos em um país onde a desigualdade financeira é muito grande. Tem uma frase do Tom Jobim, que cabe bem nesse contexto. “Sucesso, no Brasil, é a pior das ofensas pessoais”. Como pode uma garota de apenas 22 anos de idade já ter mais de um milhão de reais, se tem gente que trabalha a vida toda e não consegue acumular nem 1/3 disto? Machismo, preconceito e outros julgamentos também devem ser analisados e ficaram claros, no caso Bettina.
“Ah ela só conseguiu esse dinheiro porque o pai é rico”
“Só conquistou esse patrimônio porque é bonita”
“O namorado é rico e deu dinheiro para ela”
Entre tantas outras colocações, até mesmo o passado político da Bettina, veio à tona para explicar de onde veio a fortuna da moça. Contudo, como nosso papel aqui é analisar o marketing por trás da polêmica e é só o que nos interessa, destacamos 3 motivos pelos quais o caso ganhou tamanha repercussão:
Primeiro: Quem não quer ser um milionário?
Segundo: Empreendedorismo de palco vende, goste você ou não. A maioria das pessoas buscam solução fácil e rápida para qualquer problema!
Terceiro: A realidade da Bettina é muito diferente da maioria dos brasileiros, que como diz a máxima popular, vende almoço para pagar a janta. Portanto, o sentimento de poder através de uma fórmula mágica, transformar uma realidade tão dificultosa, chama atenção e gera engajamento.
Em resumo, o storyelling, a famosa contação de história, adotado por ela, foi uma arma potente para alavancar o vídeo, pois criou identificação, clímax e expectativa em torno de seu case de sucesso. Bettina fez bem o seu papel, e foi uma ótima personagem – mesmo que real – para o Marketing de Guerrilha adotado pela Empiricus.
Dicas de como engajar usando copywriting
Como já falamos anteriormente, Bettina admitiu que a empresa Empiricus costuma usar os conceitos de copywriting para causar polêmica. Mas, como podemos nos inspirar no caso dela para impulsionar o engajamento de serviços e negócios de nossas empresas? É o que vamos falar agora:
Capriche no gancho – Segundo estudos, em apenas poucos segundos uma pessoa decide se o conteúdo que está tendo acesso é de seu interesse ou não. Caso não seja, em pouco tempo ela parte em busca de algo que lhe chame mais atenção. Por esse motivo, ter um gancho atrativo é fundamental nesse primeiro momento.
Copy matador – Para chamar atenção é preciso lançar mão de bons argumentos! Entre os que destacamos como imbatíveis, pegar pela emoção é talvez um dos mais certeiros. Vale lembrar que o sentimento é o combustível da venda, portanto apelar para eles pode ser uma boa estratégia, inclusive para criar um reconhecimento de interesses em comum.
Case de Sucesso – Nada encanta mais do que uma história real de sucesso. Independente da forma como Bettina conquistou seu dinheiro – se foi por herança familiar, investimento na bolsa, ou esforço próprio, aos 22 anos ela é milionária e isto chama atenção e ponto.
A inspiração e o desejo de conquistar o mesmo que ela, foi o que fez milhares de pessoas clicarem além do seu vídeo de alguns minutos no Youtube e conferir o passo a passo seguinte.
Também foram esses números, que chamaram atenção dos muitos especialistas da área econômica, que inclusive fizeram análises mirabolantes e algumas até bem embasadas, sobre o futuro de Bettina, caso continuasse nesta toada – Há quem diga que de milhão em milhão, daqui 20 anos, a moça seria hipoteticamente a pessoa mais rica do mundo.
Enfim.
A Empiricus é uma empresa especializada em publicação de conteúdo financeiro, dicas e ideias de investimentos. Segundo seu próprio site, a proposta do empreendimento é ajudar pessoas comuns a conquistarem a independência financeira, através de assinaturas de conteúdo com sugestões de investimentos e estratégias.
Até dias atrás, se alguém em uma roda de amigos falasse o nome Empiricus, provavelmente poucas pessoas saberiam do que se trata, mas pós – Bettina, é difícil nunca ter ouvido falar da empresa e do que ela faz. Sendo assim, se a intenção de fazer uma propaganda e colocar na plataforma de vídeos mais acessada do Brasil, era divulgar seus serviços, através de um case de sucesso e usando um gancho persuasivo para atrair, engajar e polemizar, com certeza a meta foi atingida.
Em suma, independente da veracidade e dos meios pelos quais Bettina Rudolph, tornou-se uma milionária aos 22 anos, a estratégia para tornar isto público e polêmico foi acertada e uma verdadeira aula de como gatilhos mentais podem induzir a conversão.
Enquanto as pessoas discutem se foi ético ou não fazer as pessoas acreditarem que podem ganhar milhões apenas seguindo um passo a passo com dicas financeiras para investir na bolsa, Bettina se tornou uma das figuras mais comentadas do país nos últimos tempos e o nome da Empiricus está na boca do povo. Temos certeza, que se você ainda não viu o vídeo da moça, ao ler esse artigo, acessou o Youtube para conferir!
Bettina da sorte? Não. Apenas Marketing de Guerrilha!
Se procurar no dicionário guerrilha é definida como uma luta, empreendida por um movimento, que combate algo ou alguém com táticas de incursões ofensivas, atos violentos e de surpresa. Só isto já seria um bom motivo para o chamado Marketing de Guerrilha não ser bem visto pelo mercado.
Basicamente, Marketing de Guerrilha é uma estratégia usada pelas empresas para promover produtos e serviços de forma pouco convencional. Em resumo, a filosofia é engajar, criar polêmica e tornar a experiência memorável para o público-alvo.
Qualquer semelhança com o caso Bettina, não é mera coincidência. Aliás, nada no Marketing Digital é por acaso, portanto, não pense que a estratégia usada pela Empiricus, não foi muito bem calculada por eles, antes do lançamento do vídeo.
O próprio CEO da Empiricus, Felipe Miranda, admitiu ter usado um marketing mais agressivo para chamar atenção do mercado. A pergunta que não quer calar é: Vale a pena qualquer coisa para gerar polêmica e criar engajamento?
Apesar de muita gente gostar de simplificar as coisas, em certo ou errado, gosto, não gosto, especificamente neste caso, apenas o tempo irá dizer.
E para mais dicas sobre estratégias de Marketing Digital e copywriting, fale com os consultores da Macfor Marketing. Somos especialistas em Marketing de alta performance. Quem sabe sua empresa não pode ser o próximo caso Bettina do mercado. Pode-se dizer tudo sobre ela, menos de que não foi uma verdadeira aula sobre o assunto, afinal, não é todo dia que uma simples propaganda no Youtube, vira um dos assuntos mais comentados do Brasil.